E agora, Jairo Jorge voltou, o que irá acontecer na política de Canoas?

Clique para ouvir esta notícia

Enquanto escrevo estas linhas, Jairo Jorge e sua comitiva estão adentrando no Paço Municipal. O prefeito afastado está assumindo o lugar para que foi eleito. Hoje, pelo menos agora, não falaremos em corrupção ou os motivos que causaram uma ruptura na chapa que foi eleita em 2020.

Proponho falarmos em fatos, da descontinuidade que a ruptura causou. Cada vez que entra um e sai outro é um momento trágico para nossa Aldeia. Tudo tem que recomeçar do zero. Estou sendo gentil, não é do zero, são muitos milhões de dívidas que esse governo nos deixou, e as últimas notícias diziam ser quase meio milhão negativos.

Jairo chegou chegando, passou álcool na cadeira e parafraseou Jânio Quadros. Queremos que o prefeito volte com sangue nos olhos, mas para governar os 274 dias que faltam até o fim do mandato.

Precisamos de alguém que faça, que reúna tudo e todos para uma recuperação de nossa cidade. É preciso unir forças em uma cidade completamente dividida.

Vamos pensar na Câmara de vereadores, como estava a composição antes da volta de Jairo Jorge. Vejamos:

Eric Douglas e Airton de Souza, não estão nem lá e nem cá.

Márcio Freitas, Agitasamba, Leandrinho, Gilson, Juares Hoy, Mossini, Abmael e Jonas Dalagna, estão com Nedy de Vargas Marques.

Jeferson Otto, Emílio Neto, Cris Moraes, Patrício, Bamberg, Duarte, Link, Maria Eunice, Pateta, Laércio e Alexandre Gonçalves*, estão com Jairo Jorge.
*Alexandre negociava com os dois lados, agora deve pender para Jairo.

O desafio de Jairo é unir forças com todas essas peças do jogo, será preciso aprender a perdoar. Foram, segundo Jairo, 492 dias de afastamento, é muito tempo para refletir o que foi feito de errado.

Aprender com erros é fundamental para recuperar uma cidade caída e no fundo poço. Prefeito falou que:

Suas primeiras ações são colocar a cidade em ordem. Principalmente na Educação com a falta de merendas, na Saúde com a epidemia de dengue, na segurança que está um caos, com crimes por todos os lados, e na limpeza pública onde a cidade está tomada pelo lixo.

Sobre a corrupção sobre o qual é acusado, ele disse, saber o que fez no verão passado e que cabe a justiça avaliar e irá responder com tranquilidade, sem ter medo da verdade.

Sobre a descontinuidade no governo Jairo/Nedy ele declarou: “é preciso trabalhar e com humildade, ou procurar quem queira fazer a cidade avançar, os próximos 90 dias serão de muito trabalho na recuperação da cidade. O importante é trabalhar e não olhar para trás”.

Sobre a eleição ele só irá avaliar a possibilidade em julho e em uma ampla discussão política, “minha candidatura é um projeto coletivo e não individual”, afirmou..

É nisso que Jairo deve se basear, começar do menos que zero e trazer para Canoas uma confiança há muito perdida. Fazer com que as pessoas voltem a acreditar que isso é possível.

Resta saber se Jairo terá tempo, pois são mais de três anos perdidos de um governo que não aconteceu ainda.

Vídeo: Marcelo Grisa/O Timoneiro

NOTÍCIA DO RETORNO

Jairo Jorge retorna à Prefeitura de Canoas após afastamento ser revogado por unanimidade

Após julgamento no Superior Tribunal de Justiça, Jairo tomou posse novamente na noite desta terça-feira.

Nesta terça-feira (2), Jairo Jorge tomou posse novamente como prefeito de Canoas. Após julgamento da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o afastamento de Jairo foi revogado por unanimidade. À tarde, o prefeito esperou o Tribunal notificar oficialmente a Prefeitura, para que pudesse tomar posse.

“Sempre acreditei na Justiça dos homens e, principalmente, na divina. Às vezes tarda um pouquinho, mas não falha. Agora é olhar para frente. Trabalharemos muito para resolver os problemas da cidade, principalmente na saúde, na segurança, na educação e na limpeza urbana”, frisou Jairo.

3 Respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore