Em busca de uma solução emergencial para a demanda antiga para acesso e permanência com qualidade de estudantes da educação especial, a Secretaria Municipal da Educação (SME) está instruindo processo para a contratação de 500 monitores. Os profissionais devidamente capacitados irão prestar assistência no desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula diante de uma demanda reprimida desse acompanhamento dessas crianças e adolescentes em sala de aula. De acordo com a secretária da SME, Beth Colombo (foto), o compromisso com as mães atípicas e os filhos alunos especiais está sendo reafirmado dentro das ações alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado nesta quarta-feira (2).
O andamento da contratação faz parte de um conjunto de ações que a SME vem desenvolvendo, assim como a formação continuada na área da Educação Inclusiva para os profissionais envolvidos, a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em sala de recursos em todas as EMEFs, a ampliação dos atendimentos de AEE nas EMEIs, além dos atendimentos nos Centros de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIAs). “É importante ressaltar que o aporte destes monitores vem completar o suporte a esses estudantes especiais e suas famílias. A inclusão é um princípio que permeia todas as ações dos envolvidos com a educação de nossa cidade”, disse.
A conscientização para a questão do autismo está presente em todas as unidades de ensino da rede. Diferentes escolas municipais já desenvolveram atividades alusivas ao tema e a data desde o início desta semana. Foram confeccionados cartazes, trabalhos, atividades lúdicas e a SME também apoia programações de outras secretarias. No bairro Olaria, a EMEI Laney Langaro inaugurou uma sala de recursos na segunda-feira (31). No primeiro momento, o espaço terá o total de 20 horas semanais de atividades, com a possibilidade de ampliação para 40 horas. Já nesta quarta-feira (2), a EMEI Tia Maria Lúcia, do bairro Niterói, promove o evento Conhecer, respeitar e incluir. A programação especial e aberta à comunidade terá roda de conversa com a participação da Diretoria da Educação Inclusiva de Canoas, além de exposição de arte.
2 Respostas