EDUCAÇÃO I Oficinas na EMEF João Paulo I, aniversário da EMEF Julieta Balestro e Projeto Vereador Mirim

Clique para ouvir esta notícia

O mês de maio é especial para a EMEI Julieta Balestro, do bairro Igara, que comemora seus 11 anos de fundação na próxima terça-feira (13). Uma programação especial foi pensada pela direção para a data festiva ser comemorada junto com a comunidade escolar. As atividades vão de reunião do Família +, almoço especial no saguão, conscientização de trânsito, até sábado letivo com ações especiais e Semana do Brincar nos últimos dias do mês. “No ano passado tinhamos previsto uma programação especial que acabou não acontecendo em virtude da enchente. Na terça-feira, dia 13 de maio, que é o dia do aniversário da escola vamos promover um almoço com todas as crianças da escola juntas ao mesmo tempo para fazer essa celebração”, disse a diretora da EMEI Julieta Balestro, Adriana Vidaletti.

Nesta segunda-feira (12), às 17 horas, os familiares dos alunos participam de reunião do Família +, contemplando pais e responsáveis das crianças de todas as turmas. O encontro ocorre na brinquedoteca e terá a mediação de Adriana Vidaletti e Juliana Silva. Na terça-feira (13), então ocorre a celebração simbólica no saguão da escola para um almoço com o cardápio do dia; na quarta (14), as turmas dos Jardins 1 e 2, no período da tarde, terão uma atividade de conscientização do trânsito.

O próximo sábado (17) será válido como dia letivo, com atividades, das 9h às 11h, abertas à participação dos pais. Na data haverá um lanche coletivo, proposta pedagógica, apresentação da Banda da Base Aérea e, posteriormente, uma animada caminhada no bairro nas imediações da escola onde todos são convidados a vestirem acessórios ou fantasias para entrarem no clima de alegria que remeta a infância. O mês de aniversário é completado com a Semana do Brincar, de 26 a 30 de maio, com direito a circuito de brincadeiras, ródízio de solário, contação de história e musicalização.

EMEF João Paulo I recebe oficinas de educação financeira nesta terça-feira (13)

Nesta terça-feira (13), a EMEF João Paulo I, no bairro Harmonia, recebe duas oficinas de educação financeira destinadas ao público estudantil. Serão duas atividades na unidade de ensino, sendo a primeira delas às 8h30 e a segunda às 10h15. Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), a iniciativa destinada a crianças e jovens é promovida pela Sicredi Origens RS, dentro da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

Em sala de aula, os ministrantes incentivarão hábitos saudáveis de consumo e decisões financeiras responsáveis para preparar desde cedo os alunos para lidar com as finanças de maneira consciente e planejada.

Projeto Vereador Mirim terá encontros em mais quatro escolas

Escola Castelo Branco foi a primeira EMEF a receber o projeto | Foto: Vinicius Medeiros / PMC

O projeto Vereador Mirim terá encontros de apresentação da iniciativa em mais quatro escolas ao longo desta semana. As próximas reuniões acontecem nesta terça-feira (13), na EMEF Assis Brasil; quarta-feira (14), na EMEF Monteiro Lobato; quinta-feira (15), na EMEF Guajuviras; e na sexta-feira (16), na EMEF Edgar Fontoura. A edição deste ano terá a participação de alunos de turmas do 7º e 8º ano de um total de oito escolas de Ensino Fundamental. Os estudantes do período da manhã participam das 10 às 11h, e do período da tarde, das 15 às 16h. Já receberam as reuniões, as EMEFs Castelo Branco, João Palma, Leonel Brizola e Duque de Caxias. Os detalhes da proposta serão apresentados por representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com a Unidade de Programas e Projetos Especiais da Secretaria Municipal da Educação (SME), no próximo dia 27, em cada uma das oito escolas, será promovido um debate com os candidatos que relacionaram seus nomes. Com uso inclusive de urnas eletrônicas, a eleição do projeto está marcada para o dia 5 de junho, das 8h30 às 16h30. Serão eleitos 21 parlamentares mirins da cidade e mais oito suplentes. O projeto Vereador Mirim é promovido pela Câmara Municipal de Canoas, através da Escola do Legislativo, em conjunto com a Prefeitura de Canoas, por meio da SME, e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore