Todos sabem que os candidatos, pelo menos a grande maioria deles, são ligados aos vereadores, governo municipal ou partidos. É o momento de um candidato mostrar sua força eleitoral elegendo um dos “seus” para o Conselho Tutelar de Canoas.
A prévia de 2024 ou eleição do Conselho Tutelar acontece no dia 1º de outubro em Canoas, serão 44 candidatos disputando 20 vagas para o cargo de conselheiro. Vale lembrar, que a votação para o conselho tutelar é espontânea, o eleitor não precisa justificar nada e não tem a obrigação de ir aos locais previamente especificados para exercer sua cidadania.
Já fui mesário em uma eleição de Conselheiro Tutelar, e pude presenciar, de fato no ato, a grande movimentação de políticos levando pessoas para votarem em um devido candidato. Isso não é ilegal, apoiar alguém não é proibido, portanto, acho, até, válida a prática. Uma eleição para Conselheiro Tutelar, nada mais é que escolher um representante para se preocuparem em resolver o problema da violência contra nosso bem maior, as crianças e os adolescentes.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canoas (Comdica) lançou o edital em abril deste ano. Alguns dias atrás, o Comdica tornou público os nomes dos 44 candidatos aprovados para concorrer as 20 vagas no Conselho Tutelar. Quem se eleger irá ficar no Conselho de 2024 até 2027. Os candidatos eleitos serão distribuídos em quatro (4) regiões. Uma coisa importante de salientar, é que todos os postulantes ao cargo passaram por avaliações psicológicas, um dos itens obrigatórios exigidos pelo Comdica.
A eleição, ou processo de escolha, dos conselheiros ocorre de maneira simultânea em todo o território do País, sendo sempre no primeiro domingo do mês de outubro.
A DISPUTA POLÍTICA
A eleição do Conselho Tutelar é uma grande disputa política em Canoas, muito mais que eleger os 20 membros, é eleger como o mais votado. O conselheiro tutelar dá status e principalmente força eleitoral para quem o apoiou. Como falamos, em primeiro de outubro, muitos políticos, partidos e, até, o Paço Municipal, estarão engajados em uma prévia das eleições de 2024.
QUEM VIVER VERÁ!
CONFIRAM A RELAÇÃO DOS CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR
Rosane Sabrina Pinto
Rogerio Bahi Behn
Daiane Almeida Machado
Dilvio De Oliveira Ramos
Luis Paulo Barbosa Dorneles
Janice Dos Santos
Apparicio Lafayette Izidro De
Carlos Fernando De Almeida Thober
Marisa Fernanda Ritzel
Karla Custódio Da Silva
Alcindo Rodrigues Pereira
Elen Lucia De Freitas
Neusa Regina Kaspary
Alexandre Cunha Dos Santos
Maiara Da Silva De Souza
Veronica De Jesus Leindecker
Francisco Ferrando Severino
Flávia Da Silva Gonçalves
Verlaine Almeida De Oliveira
Maria Madalena Hertzog Behenck
Grasiela Aragão Mauer
Mariana Bonatto
Vinicius Vieira Arend
Angela Marina Treib
Carmem Regina Silva Nunes
Cristiane Schuster Flores
Luciana Medina Dos Santos
Denier Larroyd Da Silva
Carmem Conceição Dos Santos Bois
Sônia Mara Souza Bitencourt Do Canto
Julia Buffi Da Silva Accinelli
Angelica Ribas Da Silva Lemes
Shirlei Padilha Silva Santos
Maria De Lurdes Fucilini
Jaqueline Andrigo Da Silva
Elenita Terezinha De Araújo
Paulo Cesar Ferreira Facio
Simone Do Prado Kober De Vargas
Catia Sirlene Ramos Correa
Gisele Flores Soares
Raquel Alves Dos Santos
Susana Lima Andrade
Carlos Eduardo Da Silva Carvalho
O QUE FAZ UM CONSELHEIRO TUTELAR
O Conselheiro Tutelar é um profissional responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Suas principais atribuições incluem:
1 – Atender e orientar crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social;
2 – Receber denúncias de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes;
3 – Realizar visitas domiciliares para verificar as condições de vida e proteção das crianças e dos adolescentes;
4 – Mediar conflitos familiares relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes;
5 – Encaminhar casos aos órgãos competentes, como a polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário, quando necessário;
6 – Acompanhar a execução de medidas protetivas definidas pelo Poder Judiciário;
7 – Promover a conscientização sobre os direitos das crianças e dos adolescentes por meio de campanhas educativas e ações comunitárias.
8 – O Conselheiro Tutelar é um importante agente de proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, atuando como um elo entre a comunidade e os órgãos responsáveis pelo sistema de garantias de direitos.
QUANTO GANHA UM CONSELHEIRO TUTELAR EM CANOAS
R$ 3.579,17
Os conselheiros tutelares devem receber do Poder Executivo Municipal, em folha de pagamento, subsídio mensal no valor de R$ 3.579,17 (três mil, quinhentos e setenta e nove reais e dezessete centavos) reajustável na mesma data e nos mesmos índices que o forem os vencimentos do quadro geral dos servidores municipais.