É triste constatar que chegamos ao fim de uma das mais tristes páginas da história política da cidade. Que me perdoem, Airton Souza e Jairo Jorge, mas essa foi a campanha dos podres poderes. A política da ofensa, das denúncias de corrupção, da falta de respeito ao ser humano e total descaso com a cidade.
Mas, temos um vencedor, é Airton Souza, ele atingiu a maioria dos votos válidos no segundo turno, 52,12% – 75.688 votos. O derrotado, Jairo Jorge, fez 47,88% – 69.518 votos. Foram 145.206 votos Válidos, 11.229 – 6,73% nulos e 10.434 – 6,25% em branco. A abstenção ficou em 35,72, 92.716 ausentes.
Ao vencedor caberá reunificar a cidade, em um esforço único para a salvação de nosso município. Como eleitor, entendo que um prefeito eleito é de todos. Espero que as lideranças vencedoras pensem da mesma forma, afinal, a tarefa é grandiosa e as dificuldades serão imensas. Só com muita união sairemos do fundo do poço em que nos encontramos.
Tem muito a se fazer, primeiro olhar para os cofres públicos, pois quem entrar terá uma dívida imensa para administrar, fala-se em mais de R$ 1 bilhão de déficits. Construir “pontes” será fundamental para a cidade, os vencedores e derrotados, se é que é possível, deverão se entender.
Mostrar para todos que nossa Canoas ainda é possível.
Ao novo prefeito desejamos trabalho, muito trabalho, poderíamos desejar sorte também, mas será preciso mais que sorte. O novo alcaide terá que demonstrar competência, a tarefa é gigantesca. O primeiro grande desafio será arrumar as ruínas da metade da cidade, que foi afetada pelas águas das enchentes de maio, isso é a prioridade.
O diálogo deve ser a tônica do governante, o eleito não tem direito a errar, serão quatro longos anos para reconquistar a confiança na classe política de Canoas e afastar as grandes dúvidas que pairam na população da Aldeia.
Será preciso ter saúde, que tanto falta para nossos enfermos, pois esse é um problema crônico em nossa cidade. Afastar a corrupção das classes políticas e, importante, punir com rigor essa prática. Parar de pensar que a Prefeitura Municipal é lugar para acomodar CCs e correligionários, não estamos aqui para sustentar apoiadores sem a mínima capacidade.
Pense nisso Prefeito!
O recomeço é dia 01 de janeiro de 2025.
Ouça na íntegra a entrevista com o prefeito eleito
Rodrigo Busato, vice, foi fundamental na campanha de Airton Souza, é uma nova liderança que surge em Canoas
QUEM É AIRTON SOUZA
Airton Souza é natural de Tenente Portela, mas desde a adolescência construiu sua trajetória em Canoas, onde se destacou como empresário do ramo gráfico e homem público guiado por sua fé. Em 2004, foi eleito vereador, e em 2008 foi reeleito com a maior votação da história de Canoas, obtendo 5.081 votos. Repetiu o feito em 2012, quando conquistou 5.241 votos, novamente quebrando recordes no município. Entre 2017 e 2020, ocupou os cargos de Secretário de Relações Institucionais e Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Canoas.
PRINCIPAIS BANDEIRAS:
Educação, Trabalho Social e Desenvolvimento Econômico.
Airton Souza tem uma atuação de mais de 20 anos na área social, sempre voltada para auxiliar os que mais precisam. Foi presidente da creche comunitária Vó Maria, onde aumentou o número de crianças atendidas de 70 para mais de 300. Contribuiu para a estruturação de diversos centros de reabilitação para dependentes químicos e teve participação ativa em grupos de terceira idade e clubes de mães. Entre suas realizações, destaca-se a criação das leis que instituíram o plantão 24 horas nas farmácias e drogarias do município e a obrigatoriedade de ar-condicionado nos ônibus da cidade. Ele também foi um dos idealizadores da Clínica de Saúde da Criança e aproximou os serviços públicos da população através do programa “Prefeitura Mais Perto”, que atendeu mais de 50 mil pessoas. Além disso, viabilizou a cessão de uso de 45 áreas públicas para entidades que realizam trabalhos sociais.
Secretário de Desenvolvimento Econômico
Durante seu mandato como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza foi responsável por importantes iniciativas que impulsionaram a economia de Canoas:
– Ampliação da Lei do Fundecam: Criado em 2011 e ampliado em 2018, este fundo visa gerar empregos diretos e indiretos, oferecendo isenções fiscais em troca da geração de empregos e promoção de cursos de qualificação profissional.
– Lei da Liberdade Econômica: Criada para facilitar a vida do empreendedor, esta lei trouxe diversos dispositivos que melhoraram o ambiente de negócios no município, incentivando o empreendedorismo e os investimentos.
– Redução da Alíquota de ISSQN: A carga tributária foi reduzida de 3% para 2% para atrair empresas do segmento de Call Center, resultando na geração de 1.000 empregos com a chegada de duas novas empresas em Canoas.
– Projeto Todos por Canoas: Esta iniciativa uniu forças de segurança, poder público e empresários para incentivar o comércio local e aumentar a circulação de renda dentro do município.
Nesse período, foram criadas condições para a expansão do emprego, do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico do município, resultando em um crescimento de 11% na receita de Canoas, mesmo diante do cenário nacional adverso.
Política de Boa Relação
Airton Souza também foi responsável por uma política de boa relação com todos os que desejam o desenvolvimento da cidade. Durante sua gestão, foram entregues 12 mil novos registros de Microempreendedores Individuais e 4.212 novos registros de empresas dos mais diversos segmentos. Ele fomentou uma relação próxima com entidades representativas, como a ACIS, Sindecam, Sindilojas e CDL, sem deixar de estar próximo das pessoas que precisavam do poder público. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob sua liderança, realizou 51 mil atendimentos.
Defesa da Família e dos Valores Cristãos
Airton Souza também tem uma forte atuação na defesa da família e dos valores cristãos. Ele foi o idealizador do 1º Dia da Família Cristã em Canoas, apoiou a criação da Marcha para Jesus no município e foi um dos responsáveis pela revitalização da Praça da Bíblia. Além disso, foi autor do projeto que criou a praça em homenagem aos 80 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Canoas.
Eleições 2024: Prefeitura de Canoas
Em 2024, Airton Souza aceitou a missão de ser candidato a prefeito de Canoas, com o apoio dos partidos PL, União Brasil e Progressistas. Seu candidato a vice-prefeito é Rodrigo Busato, um canoense de 39 anos, formado em Publicidade e Propaganda pela Ulbra. Rodrigo é filho do deputado federal e ex-prefeito de Canoas Luiz Carlos Busato e neto do também ex-prefeito da cidade Jeronymo Busato. Além de sua trajetória como empresário no ramo da comunicação, Rodrigo foi secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação de Canoas entre 2017 e 2020, onde implementou medidas eficientes para reduzir custos e aproximou a gestão pública da população através de programas como “Prefeitura Mais Perto” e “Saúde Tá na Área”.
Propostas para Canoas 2024
Airton Souza e Rodrigo Busato têm um plano robusto para transformar Canoas, focado em quatro áreas principais: segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico. Estas propostas refletem o compromisso com a reconstrução da cidade e o respeito pela população canoense.
A campanha de Airton Souza e Rodrigo Busato foi construída sobre os pilares da honestidade, do respeito e da proximidade com a população. O compromisso é com uma gestão que valorize a vida e o bem-estar dos canoenses, trazendo soluções concretas para os desafios da cidade. Airton e Rodrigo representam a esperança de uma Canoas mais segura, próspera e acolhedora, onde cada cidadão tenha acesso a serviços públicos de qualidade e viva com dignidade.
Fotos: Vinicius Thormann
Jairo Jorge garante uma transição tranquila
COMO FOI O PRIMEIRO TURNO
Airton Souza (PL) e Jairo Jorge (PSD) no segundo turno das eleições e quem são os novos vereadores
Uma Resposta