Eleições 2024 | O caminhão da mudança chegou mais uma vez em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

As premonições de uma fotografia se realizaram, uma amiga atenta tirou uma “chapa” tempos atrás de me mandou. Guardei, pois a foto era, digamos, diferente e colocava muitas interpretações do quadro político em Canoas.

Então, a “mudança” sugerida na foto acabou acontecendo mais uma vez, Jairo Jorge foi afastado mais uma vez em decorrência das investigações do processo da Copa Livre e seu desafeto político, o “sucedâneo” Nedy de Vargas Marques, deve retornar na segunda-feira ao Paço Municipal, de onde foi quase que “despejado”.

Pela foto parece que ele já estava planejando um retorno.

MAS COMO FICARÁ O PLEITO DE 2024?

Antes do novo afastamento de Jairo Jorge, o quadro que se via era um caminho de união entre o Executivo e o Deputado Federal Luiz Carlos Busato (União Brasil), era apenas uma questão de tempo para a homologação de uma chapa majoritária com a possível indicação do vice pelo partido de Busato. Vale lembrar, que Jairo não está impedido de concorrer e ele, mesmo afastado, ainda é o prefeito de Canoas. O processo continua, Jairo Jorge é apenas acusado e nem réu é. Para isso acontecer, a denúncia tem que ser aceita pela Justiça. O impedimento só se dará com uma decisão colegiada ao final do julgamento, que sequer começou.

Mas o quadro mudou. Nedy, que se encontra em convalescença e ainda debilitado, não deixará passar a oportunidade de causar um grande revés em seus principais adversários. Nedy voltará com a força de um líder no poder.

E os vereadores, sem seu rei?

Terão outro rei posto?

Isso pesa muito em uma eleição que se aproxima.

Já escrevemos anteriormente, em Canoas a oposição não fala a mesma língua não consegue se unir. O jogo de egos é muito maior que a vontade de, realmente, fazer algo pala cidade. O foco é o poder e não uma solução para os problemas. Em um cenário político onde apontar os podres dos outros é maior que apresentar propostas, não enxergamos bons frutos e, sim, apenas o mesmo do mesmo.

Só para vocês terem uma ideia, ontem na sessão da Câmara de Vereadores de Canoas, já surgiu um pequeno levante contra o governo, um projeto do vereador Juares Hoy sobre um clube de tiro que havia sido vetado por Jairo Jorge teve seu veto rejeitado na casa legislativa.

Entramos em épocas novas, a negociata por cargos começará, teremos decretos de todas as maneiras. Para um governante isso é normal, ele tem que governar com quem confia.

E OS PARTIDOS E AS FEDERAÇÕES?

A primeira dúvida paira sobra a federação PT, PV e PCdoB, eles são os partidos que mais se aproximam do governo federal e, hoje, estão no governo de Jairo Jorge em Canoas. Como ficará, será que finalmente terão a coragem, ainda que forçada, de lançar uma candidatura própria?

O Republicanos, como ficará? Sua grande líder Beth Colombo e parceira de Jairo Jorge em três pleitos terá que dar um rumo para sua agremiação. Vale lembrar, que Beth foi secretária com Jairo e Nedy e, portanto, proponho esperarmos para ver o andar da carruagem e das mexidas que o sucedâneo promoverá.

O Novo, está fora de qualquer esquema político, planeja ter um candidato próprio, mas também não descarta conversar com qualquer outro partido que tenha um viés de direita.

O PSDB e Cidadania, tiveram encontro recentemente e estarão unidos no pleito de Canoas para 2024. Conforme a reunião promovida, suas executivas municipais e filiados fecharam entendimento de apresentar candidatura própria para a Prefeitura Municipal em 2024. O slogan é “a união por Canoas” e eles prometem mudanças políticas na cidade, voltada ao bem-estar do povo canoense.

O MDB poderá candidatura própria para Prefeitura ou até participar de uma majoritária, quem garante é Márcio Silva, o vice-presidente da agremiação. Existe uma determinação da majoritária estadual para o partido ter destaque em todas as grandes cidades do RS.

Para o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, Canoas é uma cidade que não pode de maneira alguma ficar de fora das pretensões políticas do MDB.

A princípio, os nomes dos vereadores Airton de Souza, Mossini, Link e, até, Marcinho (suplente) são aventados.

Temos, também, a Renovação Democrática, uma união do PTB com o Patriotas, que hoje se apresentam como críticos sem ser oposição. Simone Sabin está à frente dessa agremiação e a princípio deve fazer coligações pela majoritária.

O PP (Progressistas) pode rachar internamente, com certeza os vereadores Patrício e Bamberg devem se aproximar do novo governo Nedy, está no perfil deles. Resta saber como ficará o partido, visto que seu presidente é secretário de Jairo Jorge. Será que o sucedâneo será benevolente a ponto de perdoar?

Por fim temos o PL, o partido tem uma profusão de pré-candidatos, ninguém se entende. Já anunciaram o Coronel Pacheco, Nedy de Vargas Marques, Juares Hoy, Nilce Bregalda, entre outros. Por último, até, candidato de outra agremiação foi anunciado em recente encontro com o ex-presidente Bolsonaro, pelo deputado federal Bibo Nunes.

UMA HISTORINHA DA CAROCHINHA

Quando alguém é afastado em um conturbado período eleitoral e seu desafeto assume em seu lugar, o quadro político sucessório pode se tornar bastante complexo e imprevisível. É isto que está acontecendo em Canoas, entramos em um vácuo, vejam bem, a oposição virou situação e a situação está virando oposição. Só em uma Aldeia como a nossa acontece isso.

Aqui não importa quem é bom ou ruim, o que importa é o tempo perdido, falta menos de um ano para um novo pleito e a cidade está parada na inércia da (des) governabilidade e nada foi resolvido. São três anos de entra e sai na estação Paço Municipal, agora teremos mais uma mudança governamental. E, ainda, pode ocorrer outra, afinal o atual mandatário entrou com um “habeas” para reverter a situação.

Canoas é, realmente, uma história da carochinha.

3 Respostas

  1. Uma lástima o quadro de indefinições sobre a gestão de Canoas. Péssimo para a cidade! Lamento profundamente. A fragilidade da gestão pública em qualquer esfera (municipal, estadual e federal) já é enorme e em Canoas a situação é de uma gravidade amplificada!
    Gostaria tanto de ver a cidade que adotei para viver com estabilidade e governança inclusiva e eficiente, que pudesse estimular nossa capacidade.

  2. Essa novela tá mais manjada que “Mulheres de Areia”, passada em Vale a Pena Ver de Novo umas 20 vezes. Brigam um ano antes da eleição, fingem que são inimigos, passada a eleição, no dia seguinte, comemoram o natal e abraçados. Papai Noel não costuma ser muquirana com os políticos canoenses (ao menos com a maioria deles). E o pior de tudo é que nessa novela chata e repetida, Jairo Jorge é sempre protagonista.

    1. Verdade, verdadeira…. é sempre o mesmo teatro, brigam pra fazer oposição, sim, nunca diriam que são do mesmo time… porque senão vem um opositor de fato e aí “coloca água na feijoada”. É preciso manter uma oposição confiável, amiga e conhecida. “Assim fica tudo em casa”..E segue o baile de Canoas, sempre os mesmos, os mesmos vereadores, mesmos candidatos concorrendo ao cargo de prefeito (todos amigos), mesmos CC’s, como são muitos, fazem a dança das cadeiras com os “mais descartáveis”, os mesmos que acreditam no SEU candidato, aqueles que ainda acreditam em partidos, os úteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore