Proponho falarmos um pouco das eleições deste ano, mas de majoritárias, é notório que Jairo Jorge largou na frente. Durante seu afastamento conseguiu ficar com a maioria da Câmara de Vereadores ao seu lado, foi para as ruas falar com a população das vilas e aglutinou diversos partidos como apoiadores de sua reeleição.
Enquanto isso acontecia, Nedy de Vargas Marques, o maior adversário, demora em uma indefinição e postulantes a serem seu vice já começam a querer alçar voo solo. Citamos um, Márcio Freitas, pousa como vice, mas vislumbra a cabeça da candidatura, se alguém tem dúvidas, que olhem as composições e encontros pelos “armazéns” da cidade. Ele praticamente fez surgir uma força, o PRD, e junto com Simone Sabin tem aglutinado parceiros e outras agremiações ditas de direita.
Vendo os partidos, o PL, que seria a força “bolsonarista”, vive em guerra. Atualmente dois pré-candidatos querem concorrer à Prefeitura em 2024, são eles: Airton de Souza e Felipe Martini, mas não descartem uma terceira força, Nilce Bregalda, ela ainda não jogou a toalha e quer ser a representante dos liberais no pleito.
Olhamos como ficaram os partidos após a janela eleitoral e traçamos um desenho do que poderá ser o caminho de cada um para as majoritárias de outubro.
Vejam as tendências (hipótese) de cada agremiação e, por favor, isso é uma análise do articulista, portanto se sintam na liberdade de contestar, afinal não somos os donos da verdade.
O PARTIDOS E PROVÁVEIS CAMINHOS
PSD
O Partido do prefeito Jairo Jorge, é uma das maiores forças da eleição, conta com uma nominata forte e, que promete eleger três vereadores para a Câmara de Vereadores, já conta com dois, Patetta e Jeferson Otto, porém, pegou vários ex-secretários e subprefeitos para concorrer no pleito. Os partidários estão confiantes.
PP
O candidato natural seria Nedy de Vargas Marques, mas surgiram dois novos nomes que se colocam como postulantes na disputa para à Prefeitura, são: Jonas Dalagna e Marcus Vinícius Machado (o Quinho). Existe a possibilidade de coligações com o PL e PRD.
PL
Como já falamos acima, existe uma disputa no partido do Presidente Bolsonaro, Airton Souza e Felipe Martini querem a chance de ser o candidato dos liberais, Nilce Bregalda também está no páreo. Outro que queria concorrer era o Coronel Pacheco, porém, foi para o governo de Jairo Jorge e não deve mais pleitear uma candidatura. Seria a ida de Pacheco para o governo um aceno para apoio do PL a Jairo, ou será oposição? Com a resposta o PL.
Federação PT-PV-PCdoB
Os burburinhos e reuniões secretas tem acontecido, um movimento para uma chapa pura com Maria Eunice e Marco Maia, mas o presidente partido Vitor Labes estava presente na manifestação de retorno de Jairo Jorge ao Paço Municipal, o que pode indicar que o PT, pelo menos, está fechado com o prefeito e Emílio Neto é um que sonha em ser o vice na chapa. Assim como o PV, de Cris Moares, ele é aliado de Jairo e auxiliou no impasse que impedia o retorno de Nedy ao Paço em dezembro. O PCdoB deve seguir os outros dois partidos, a grande tendência e fecharem questão em torno a reeleição de Jairo.
REPUBLICANOS
Beth Colombo, a grande líder do Republicanos, não voltou ao cargo de Secretária de Educação, isso pode ser um indicativo que ela seja postulante ao cargo de vice na chapa com Jairo Jorge. Eles dois tem uma história, foram dois mandatos e uma eleição juntos, quando Jairo apoiou Beth em 2016. A parceria permanece, a fidelidade de Beth com Jairo está acima de qualquer suspeita, tanto que Beth é uma das pessoas que mais defende o prefeito em qualquer assunto. Bom, Beth sendo vive ou não, os Republicamos devem estar com Jairo Jorge.
MDB
Cezar Mossini ficou só na liderança dos emedebistas, seus vereadores eleitos se bandearam para outras agremiações, a luta do tradicional partido está mais para tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores do que eleger um representante para à Prefeitura, o caminho que já está sendo percorrido, parece ser o óbvio, o MDB apoiará Jairo Jorge, pois cargos no governo já tem.
PDT
O presidente Alexandre Gonçalves e líder do partido hoje está mais preocupado em eleger vereadores trabalhistas. Um dos partidos históricos e tradicionais da cidade deve compor com o prefeito Jairo Jorge e apoiar sua candidatura.
FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA
Aqui a liderança é de dois veteranos vereadores Aloísio Bamberg e José Carlos Patrício, a ideia é tentar reerguer o PSDB. Patrício é o novo presidente da agremiação e Guido Bamberg, atual Secretário de Obras de Canoas, é o vice. O interesse é voltar à Câmara e, junto com o Cidadania, devem apoiar a reeleição de Jairo Jorge.
AVANTE
Antigo partido de Nedy de Vargas Marques, foi retomado pelos correligionários de Jairo Jorge, hoje, Mário Cardoso, fiel companheiro do prefeito desde sua primeira eleição, é o presidente estadual da agremiação. Uma de suas primeiras ações foi trazer o vereador Adriano Agita Samba para o Avante, e assim trazendo para as fileiras de Jairo, um antigo apoiador de Nedy.
PSB
Fechou questão com Jairo Jorge, o presidente do PSB, Diego Santa Helena, venceu uma disputa interna no partido e controlou os revoltosos. Como resultado disso, um dos fundadores da agremiação Francisco da Mensagem, deixou a agremiação. E de última hora o PSB filiou o ex-vereador e médico Dr.Pompeu, reforçando sua nominata.
PODEMOS
O Podemos irá apoiar Jairo Jorge, na janela filiou o ex-deputado federal Nereu Crispim e ele esteve presente no Paço Municipal quando do retorno do prefeito. O vereador Dr. Laércio Fernandes é um dos apoiadores de Jairo, o que indica que o partido está 100% com o prefeito.
UNIÃO BRASIL
Na janela o União Brasil trouxe para seus quadros o vereador Eric Douglas, do extinto PTB, a agremiação foi um dos partidos que mais cresceu no Estado. O Deputado Federal Luis Carlos Busato tem andado pelo Rio Grande estruturando o partido para as eleições de 2024. Busato esteve ao lado de Jairo Jorge por um tempo, mas o União lançou nota alguns dias atrás se dizendo independente. Uma coisa é clara, quem contar com o apoio de Busato e do União terá um grande reforço na campanha.
DEMOCRACIA CRISTÃ
O Democracia Cristã conta em seus quadros com a liderança do vereador bolsonarista Gilson Oliveira e é uma agremiação bem organizada com uma nominata completa e, inclusive, com reservas. Seu caminho é coligação com partido ditos de direita como, PL, PP ou PRD.
PRD
Parece, até agora, a grande surpresa da campanha, Simone Sabin, a presidente do partido, trabalhou em silêncio e ao apagar das luzes da janela surpreendeu trazendo os vereadores Márcio Freitas e Leandrinho para a agremiação. Sabin sonha alto e é inflada por Márcio Freitas. Todos sabem que o vereador mais votado da cidade tem vontade de ser prefeito. Porém, existe um acordo com Nedy, que Márcio seria seu vice. Os caminhos do PRD são muitos, pode ser Nedy, o PL se o candidato for Airton de Souza e o PP com quem Márcio tem boas relações. Mas no PP tem Juares Hoy, desafeto de Simone Sabin, inclusive com disputas jurídicas, que obrigam o vereador a não se aproximar dela. E um apoio, surpresa, a Jairo seria uma possibilidade? Afinal, a política é uma caixinha de surpresas.
NOVO
O Novo, com informações que levantamos, têm três possibilidades de candidatos à Prefeitura, eles já estão no processo seletivo que terminará em maio. Possibilidades de apoios a quaisquer outras candidaturas ou coligações com outros partidos não existe. A chapa para a majoritária será pura e com uma mulher como vice, os postulantes não têm qualquer envolvimento com política e devem surpreender a todos. A nominata para vereança está fechada e, já avisamos, Camilo Bornia e Gilberto Manfroi não serão candidatos a nada, apesar dos comentários correntes na cidade.
PSOL
Estes manterão a tradição de candidatura própria, e o candidato será, Almiro Rodrigo Gehrat, o Cebola. Ele tem tradição na política, foi metroviário e é líder comunitário em Canoas. Foi vereador e suplente, Cabola conta com o apoio de duas campeãs de votos em Canoas, a deputada estadual Luciana Genro e Deputada Federal Fernanda Melchionna.
2 Respostas
Parece piada de mau gosto… Airton Souza para prefeito. Não conheço ninguém mais cínico e traiçoeiro.
laborum necessitatibus voluptas eum deleniti reiciendis in nostrum exercitationem quidem vero molestiae quia deleniti qui soluta omnis eos alias. corrupti delectus iste minima rerum et rem nostrum.