Eleições 2024 | Simone Sabin, o PTB vem para construir, não seremos oposição ou situação, somos construção

Clique para ouvir esta notícia

Como ela mesmo diz: “estou só de passagem, mas incomodando”.

Esta é Simone Sabin, uma inquieta na política Canoas, militante do Bolsonarismo. Que no último pleito de 2020, em Canoas concorreu à Prefeitura no primeiro turno e no segundo apoiou a chapa de Jairo Jorge e Nedy de Vargas Marques, que acabou vencer a eleição. Sabin foi convidada a ser secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, onde ficou de 2021 a 2022. Em outro mandato de Jairo Jorge, 2009 a 2010, ocupou o cargo de diretora do Hospital de Pronto Socorro de Canoas.

Com a chegada de Nedy de Vargas Marques ao PL, o Bolsonarismo entra em rota de colisão, ou de unificação da militância em um nome que centralize politicamente o movimento. PTB e PL, hoje são os únicos partidos de oposição, já que todos os outros estão na base do governo de Jairo Jorge.

Fica a pergunta, os Bolsonaristas conseguirão andar juntos?

Foi isso que procuramos saber de uma bolsonarista de carteirinha, Sabin já passou pelos partidos PSL, PRTB e, agora, assumiu o PTB prometendo não ser oposição, mas sim proposição. Então vamos ver o que ela tem a dizer.

Como anda a reestruturação do PTB em Canoas?

O PTB é um partido com história e eu cresci ouvindo essas histórias da minha mãe que conhecia Ivete Vargas, poucos sabem e este é o problema da política, não conhecer a história das pessoas. Ivete Vargas foi uma das primeiras mulheres a comandar um partido. Estamos trabalhando na nominata dos pré-candidatos, inclusive com curso de formação que iniciará no dia 30 de outubro. Teremos, sim, uma nominata completa para executivo e legislativo.

E falta de representatividade feminina em Canoas, não lhe causa um mal-estar?

Sim e muito! Canoas precisa urgentemente valorizar e aumentar o número de mulheres na Câmara. Temos mulheres com história na cidade, mulheres batalhadoras e capazes de mudar o legislativo e fazerem uma nova história para o povo canoense. Pela primeira vez nestes meus 57 anos vivenciei o preconceito à misoginia. Quando entrei para o PTB fui hostilizada por um parlamentar da cidade e venho sendo hostilizada, ele diz que fala em nome de outro vereador e até do Presidente na Câmara, na verdade, não só eu, uma grande parcela de pessoas vem sendo hostilizada por ele, inclusive até nota de repúdio da OAB foi feita contra a postura deste parlamentar. Mas sou mulher, e nós, mulheres já nascemos lutando pelo nosso espaço, galguei espaços ditos masculinos na área privada, tive sucesso sempre por competência, mas na política encontrei a violência com base no gênero, que se baseia no assédio político naturalizado na cultura política. Um bom exemplo disso são os ataques verbais que exploram a sexualidade das mulheres e suas características físicas, como forma de desqualificá-las publicamente. A trajetória das mulheres que optam por participar ativamente da política é marcada por intimidações e violência, principalmente quando a mulher tem personalidade e não cede às “cantadas”.

Eu comprei esta luta e não vou desistir facilmente, não estou sozinha, hoje existem instituições “(inter)nacionais” as quais já estou conversando. Somos 52,65% no Brasil e em Canoas 54% de eleitoras, ou seja, somos mais da metade dos eleitores e somente possui 15% de parlamentares femininas no Brasil e 4,76% em Canoas, e destas muitas fazem vista grossa para o problema da violência de gênero isto mostra que a cultura do machismo ainda está impregnada na mulher e precisamos, sim, acabar com estas amarras, precisamos de mulheres fortes que não estão presas a cargos ou dependência econômica e podem bater de frente com qualquer problema, seja ele na violência de gênero ou na corrupção.

A Senhora tem pretensões de concorrer em 2024?

O PTB terá majoritária, mas ainda não estão definidos os nomes. Essa será uma decisão conjunta dos integrantes do partido. Estou aberta à possibilidade e ficarei lisonjeada caso seja indicada.

Mas o mais importante é que vamos continuar dialogando para a construção do que for melhor para Canoas.

A senhora sempre se disse a representante do Bolsonarismo na cidade e defende seus princípios, o que tem a dizer sobre isso?

A pergunta é importante e bem colocada porque este conceito está ligado a um dos fenômenos políticos mais importantes da história recente do Brasil e que ainda deve gerar repercussões por muitos e muitos anos: o bolsonarismo.

O que é ser Bolsonarista? O que é ser petista ou Lulista? O que é ser de direita ou esquerda? O que é ser conservador? O que é ser progressista? Não tenho político de estimação, Bolsonaro é humano é passível de erros, assim como Lula também e todos nós. Precisamos acabar com os extremismos, precisamos acabar com dogmas de esquerda e direita, precisamos sair da bolha e ver que o extremismo nos faz perder o senso crítico e acaba com a sensatez. O seguidor de um ponto de vista extremista não é o melhor expoente para criticar o outro ponto de vista extremista. Se pudermos não ser radicais e mostrar ao Canoense que se pode fazer política para todos sem extremos e sim com empatia.

A senhora fez parte do governo Jairo Jorge e Nedy, como será sua atuação no próximo pleito à frente do PTB?

Em 2020 concorri a prefeita e fui a única mulher candidata, não logrei êxito, e escolhi um lado e pelo visto o lado correto visto que o maior opositor do atual prefeito hoje compõe com ele e inclusive deverá indicar o vice.

Tenho orgulho do trabalho que desenvolvi à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e também ajudando com os recursos para a saúde, com a intermediação dos 200 mil testes de PCR, novos leitos, respiradores e verbas que sem gastos exorbitantes em viagens conseguimos junto ao Governo Federal para a cidade de Canoas. Apresentei 3 projetos de lei, o que muitos vereadores de 5 e 6 mandatos não fizeram. Trouxemos em meio a pandemia mais de 800 milhões em novos investimentos colocando a cidade após 6 anos no ostracismo desenvolvimentista em 3.º lugar, deixamos mais de 400 milhões em novos empreendimentos, investimentos a serem feitos em 2022 e 2023 que infelizmente não se concretizaram, pois, a nova gestão da secretaria não soube atrair para a cidade. Criamos o feirão de emprego, que continua um sucesso. Humanizamos a secretaria, ganhamos o prêmio de Selo Diamante, maior prêmio que uma cidade em desenvolvimento pode receber, e entregamos ao empreendedor pequeno, médio e grande a rapidez que necessita alvará em 4h.

No próximo pleito continuarei sendo a Simone Sabin com personalidade forte, independente, com Trabalho, transparência, diálogo e construção. Não sou mulher de discurso e sim de ação.

Existem vários candidatos a candidatos do Bolsonarismo para Prefeitura, será que tem uma possibilidade de uma união em torno de apenas um representante desse segmento político?

Existem muitos oportunistas que vão onde melhor estiver o financeiro, hoje tem partidos que se denominam Bolsonaristas com muitos infiltrados, mas com um fundo excelente para campanha. Infelizmente a mente do eleitor ainda não percebeu que campanhas ricas são feitas com dinheiro da saúde, educação, moradia.

Fazer a boa política é levar ao campo as ideias e debater o melhor para o município de Canoas sem ego ou olhar para o seu próprio umbigo, ainda temos tempo para ver e discutir as possibilidades, pois é necessário que sejam analisadas as propostas bem como que se tenha um olhar com foco no melhor para Canoas

Hoje o PTB está preocupado em montar sua nominata e preparar os candidatos para que todos estejam em pé de igualdade para concorrer e ninguém seja escada de candidatos que vem com bagagem de 20 ou 30 cargos, pois estes vão querer manter seu “emprego”.

O PL deve ser a casa do Dr. Nedy que, agora, quer ser o representante do Bolsonarismo. É possível uma união Nedy e Sabin?

Gosto muito dos pensamentos de Hannah Arendt, ela expõe que a política surge não no homem, mas sim entre os homens, que a liberdade e a espontaneidade dos diferentes homens são pressupostos necessários para o surgimento de um espaço entre homens, onde só então, se torna possível a política, a verdadeira política. “O sentido da política é a liberdade.”

Se política é a liberdade precisamos em primeiro lugar ver o bem de nossa cidade e isso significa projetos e ideais que somem com as nossas propostas, fazendo uma política com transparência e como disse, não iremos rotular e sim estudar propostas.

Como a senhora vê a situação do atual governo e que soluções aponta para uma solução?

Eu sou suspeita em falar, porque, sempre digo que sou técnica e não política. A situação é preocupante em função de tudo que ocorreu na cidade e principalmente por não ter pessoas qualificadas no devido lugar. A saúde é muito crítica e precisa urgentemente de choque de gestão, em 2009 quando cheguei no HPSC também era um caos existia uma empresa que administrava, mas fazia tudo de longe, conseguimos em seis meses colocar a funcionar com empatia e resolutividade, sem necessidade de aumentar as despesas e logramos no final do ano o prêmio de Excelência SUS, em que Canoas se tornou referência em saúde. Mas, claro, que isto exige trabalho, pessoas comprometidas com a sociedade e não com o seu bolso.

O transporte público necessita colocar em prática um projeto que atenda as demandas de todos os bairros. E podemos apresentar vários outros projetos para a cidade.

Como falei antes, a senhora já fez parte do governo, seria possível uma composição do PTB em uma provável candidatura de Jairo Jorge à reeleição?

O PTB vem para construir, não seremos oposição ou situação, somos construção e estamos abertos a conversar com quem tiver a melhor proposta para a cidade de Canoas.

A cidade está cheia de pessoas que se dizem oposição e que se intitulam salvadoras da pátria, mas quando estiveram no poder não fizeram nada, ou seja, quem muito julga, muito esconde. Quem muito condena, quer tirar de foco seus erros e apontar o dedo para os erros dos outros.

Quem julga é o judiciário e quem deve fiscalizar e apontar os erros são os vereadores, nós do PTB temos propostas para melhorias, já fizemos e podemos fazer muito mais.

Por fim, fale aos canoenses sobre seus planos para o pleito de 2024.

Assim como uma vírgula muda uma frase. Uma simples atitude muda uma história. Meu plano é continuar trabalhando, lutando pelo que acredito e deixando uma sementinha onde tenho andado. A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore