Eleições 2024 | Uma janela e o livro das possibilidades dos vereadores

Clique para ouvir esta notícia

As eleições serão interessantes em Canoas, para majoritária os destaques até agora são velhos personagens, Jairo Jorge que já foi eleito prefeito por três vezes, 2008, 2012 e 2020, e vereador mais votado de Canoas de 1989 a 1992, sendo o mais votado do pleito com 3.147 votos, em uma época que a cidade contava com pouco mais de 100 mil eleitores. Ao seu lado, provavelmente, teremos como apoio de Luiz Carlos Busato, outro campeão de votos já foi eleito vereador, deputado federal em quatro pleitos e, também, foi prefeito de Canoas.

Como principal adversário, Jairo tem o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, que foi vereador por seis vezes e, também, deputado estadual. Nedy foi eleito vice-prefeito em 2020, junto na chapa de Jairo Jorge e hoje seu desafeto político.

Jairo já arrematou doze partidos em seu bloco, que hoje seria oposição ao governo. Já Nedy, até agora, conta com o apoio de três partidos e ainda constrói apoios possíveis. Na disputa a noiva da vez é a Federação PSDB/Cidadania, onde os dois lados querem casar e, por conseguinte, colocar seus candidatos a vereadores, será interessante ver o que dará, pois a noiva está vulnerável e volúvel.

O LIVRO DA POSSIBILIDADES

Amanhã (7), abre a famosa janela eleitoral, que é quando os vereadores podem trocar de agremiação sem a perda de mandato. Será um período interessante e de grande definição, pois isso irá respingar nas majoritárias. Sempre lembrando, que os senhores edis terão praticamente um mês de janela, ela fechará em 5 de abril, a partir deste momento eles não poderão mais trocar de partidos.

Então proponho especularmos, começaremos para o lado que existe mais indecisão, é o bloco dos quatro, onde estão unidos Márcio Freitas (PDT), Leandrinho (PSD), Agita Samba (PL) e Eric Douglas (PTB). Esse grupo tem tomado decisões em conjunto, mas as especulações existem.

Márcio quer ser vice na candidatura de Nedy à Prefeitura, hoje está no PDT, mas especula-se que iria para o PSDB, inclusive já andou em Novo Hamburgo falando com fortes lideranças da agremiação. Ou seja, Márcio hoje é situação e apoia o executivo municipal.

Eric Douglas está com um pé no União Brasil, mas, hoje se diz neutro, porém tem votado e apoiado o governo. Então, tudo dependerá de romper com o governo, já que Busato, do União, está fechado com Jairo Jorge.

Agita Samba está no PL, o partido cogita candidatura própria para à Prefeitura, e o vereador do Rio Branco está na base do governo, mas a princípio o edil deverá permanecer em sua agremiação.

Leandrinho é do PSD, partido de Jairo Jorge, mas apoia o governo Nedy em todas as decisões na Câmara de Vereadores, seu destino, se quiser ser situação, poderá ser o PP, o MDB, o PSDB/Cidadania ou o Democracia Cristã, se estes fecharem com o governo.

A federação PT, PCdoB e PV, deve manter os vereadores em seus lugares, Emílio Neto e Maria Eunice irão disputar o pleito pelo PT, inclusive Emílio sonha em ser vice de Jairo em uma chapa majoritária à Prefeitura, Maria Eunice não esconde que quer concorrer ao Paço Municipal. Já Cris Moraes, fechadíssimo com Jairo, irá concorrer pelo Partido Verde. Aliás, a federação terá forte concorrência, e talvez alguns eleitos hoje não voltem para Câmara em 2025, sempre lembrando que existe brigas internas com nomes que não querem apoiar ninguém e lançar candidatura própria para a majoritária.

José Carlos Patrício e Aloísio Bamberg, até que ocorra algo diferente, não devem permanecer no PP, o partido abriu as portas para Nedy e os vereadores são declaradamente oposição ao governo. Na guerra entre o presidente e os edis, parece que os vereadores perderam espaço. As possibilidades de Bamberg são o Avante ou a federação PSDB/Cidadania. Já Patrício pode seguir o mesmo caminho do fiel companheiro, eles andam junto e parece que assim irão permanecer.

O MDB, está se desfazendo, dos três vereadores na Câmara só Cezar Mossini irá ficar na agremiação. O vereador Eracildo Link irá, bem provavelmente, para o Republicanos, fazendo companhia para o Pastor Duarte que irá permanecer na agremiação de Beth Colombo. Airton de Souza do MDB, sonha em ser candidato à Prefeitura e sua primeira ideia era ir para o PL, mas lá a briga é grande. O edil, conforme conversas de bastidores, já está repensando sua estratégia e pretende concorrer à Câmara mesmo, seria pelo PL ou PP, mas não se descarta a possibilidade de ficar no MDB.

Os vereadores Patetta e Jeferson Otto, devem permanecer no PSD, são fiéis a Jairo Jorge, sendo Otto sobrinho do Prefeito eleito. Aliás, o PSD terá uma nominata muito forte e se eleger não será fácil, não se surpreendam se alguém fique de fora do Legislativo em 2025, abrindo espaço para novos nomes.

Laércio Fernandes deve permanecer no Podemos e estará com Jairo no pleito.

Temos também o vereador Juares Hoy (PTB), ele sempre deixou claro sua bandeira de direita e bolsonarista. Hoy é o líder de governo e deixou nas mãos de Nedy seu rumo, ele já está fora do PTB. Por ser um candidato muito forte, algumas agremiações têm medo de colocá-lo em suas fileiras, por temerem tirar vagas de outros candidatos. Mas pela sua postura, o edil deverá ir para o PL ou PP.

Alexandre Gonçalves é PDT, dificilmente sairá do partido, mas já existem namoros com União Brasil de Busato, e as possibilidades crescem se Márcio Freitas insistir em ficar na agremiação.

Gilson Oliveira, hoje no Avante, é apoiador declarado do governo de Nedy de Vargas Marques, ele irá sair do partido que hoje está com Jairo, seus rumos podem ser o Democracia Cristã ou o PL.

Jonas Dalagna, ex-Novo, esteve certo no berço do PP, inclusive aventando a possibilidade de concorrer a Prefeito. Mas parece que irá mesmo concorrer a vereança. É aliado do presidente do PP e seu destino deve ser esse, porém, irá enfrentar forte concorrência em uma nominata que apoiará Nedy.

Por fim, temos, Abmael Oliveira do Solidariedade, é afiliado de Nedy e apoia o governo, mas já esteve mais afinado. Não irá ficar no partido que está, seu destino será ou PP, ou PL.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore