Hoje é domingo (29), um dia triste para mim que sou muito fã dos Friends, Matthew Perry, o Chandler, nos deixou. O mundo perde um grande ator. Eu era muito fã, os Friends era meu seriado favorito. Morreu com apenas 54, o abreviamento, com certeza foi pelo abusivo consumo de drogas. Conheço bem isso, estive nesse mundo e não é fácil sair. Uma lástima sua partida, era de um talento admirável, assim como todos os outros Friends.
TIMIDEZ DA COPA
Pois é, em meu Café matinal descobri uma coisa interessante, vocês já ouviram falar de um fenômeno conhecido como “Timidez da Copa”?
A timidez das copas refere-se ao comportamento de algumas copas das árvores de não se tocarem ou se afastarem umas das outras. Em uma floresta, se observarmos, as copas das árvores estão espaçadas, deixando espaço entre uma e outra. Isso ocorre porque as árvores competem entre si por luz, água e nutrientes. Nessa “captura por luz e vida” as árvores expandem suas copas para maximizar a exposição às áreas mais ensolaradas.
Mas o que é a “Timidez da Copa”?
Em alguns casos, as árvores podem apresentar o que é conhecido como “timidez de copa”. Isso ocorre quando as copas das árvores parecem evitar o contato com as copas de outras árvores próximas. Uma das espécies que podemos observar bem o fenômeno é o eucalipto, parem para observar, é bem interessante.
Existem algumas teorias para o fenômeno timidez das copas das árvores. Alguns acreditam que isso pode ser uma forma de evitar o risco de doenças ou infestações de insetos, já que o contato entre as copas das árvores pode facilitar a propagação de patógenos. Outra teoria, sugere que a timidez das copas das árvores pode ser uma estratégia de sobrevivência para melhorar a captura de luz. Ao evitar o contato com outras copas, as árvores conseguem reduzir a sombra que uma árvore projeta sobre a outra, maximizando a disponibilidade de luz para a própria copa.
Independentemente das razões exatas, a timidez das copas das árvores é um fenômeno interessante que demonstra a complexidade das interações entre as próprias árvores e o meio ambiente em que vivem. Achei interessante compartilhar isso em um domingo com os leitores.
OS ENCASQUETADOS
Falemos um pouco de nossa enquete para os candidatos à Prefeitura de Canoas em 2024, sugeri alguns nomes para a discussão e consequentemente interesse para o pleito que se aproxima. Ninguém ali, ainda, é candidato oficial, alguns são nomes que se destacam como: Jairo Jorge (Prefeito), Nedy de Vargas Marques (vice-prefeito) e Luiz Carlos Busato (ex-prefeito e Deputado Federal). Outros, como Márcio Freitas (fez quase 20 mil votos para deputado estadual em 2022), Maria Eunice (fez quase 20 mil votos para deputada estadual em 2022) e Jonas Dalagna, Simone Sabin e Airton de Souza (que já falam em concorrer por um bom tempo).
São nomes que de alguma forma estão na boca da população, pode ser de maneira ruim ou boa, mas são citados.
Alguns pré-pretendes a concorrer em 2024 pareceram encasquetados com a enquete, ao ficarem de fora da lista dos oito nomes propostos. Nunca foi nossa intenção deixar alguém de fora, apenas colocamos quem ouvimos falar e outros por uma linha que indica querer concorrer. Teremos outras enquetes mais à frente e fora do período eleitoral, pois nesta época não podemos pesquisar.
Aos que estão nos impingindo tendências ou insinuam favorecimentos na enquete, eu explico: deixei de fora pessoas como Jurandir Maciel (deputado estadual e ex-candidato a prefeito), Beth Colombo (duas vezes vice-prefeita e ex-candidata a prefeita), Nelsinho Metalúrgico (deputado estadual e ex-candidato a prefeito), entre outros, pois a lista é grande.
Porém, em vez de encasquetar, deveriam olhar o campo da enquete para sugerir seus candidatos. Leiam com atenção o assunto acima, “Timidez da Copa”, e vão à luta.
Os comentários e a indicação de um candidato são os itens mais importantes da enquete. São as opções mais lidas, sejam a timidez das copas, em vez de encasquetarem e brigarem procurem não entrelaçar suas copas na mesmice, mostrem que diferem e boas opções.
Encasquetar não é a melhor atitude!
VOTE NA ENQUETE OU DEIXE SUA OPINIÃO, APONTE PRINCIPALMENTE O SEU CANDIDATO
Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?
LEIA MAIS SOBRE OS CANDIDATOS AQUI
Eleições de Canoas 2024: Os nanicos, qual sua importância em um pleito?
5 Respostas
Bom dia
Gostaria de aqui deixar registrado:
1. É uma maneira, através de uma minúscula amostragem, mas é valida, de como o eleitor se movimenta, apesar que a maioria dos votos ser motivado pelo próprio candidato;
2. Vejo também um processo induzido, por 02 motivos:
1. A fotografia somente de alguns, desde o seu início até o dia a dia,
sendo publicado o gráfico com as intenções de voto somente para esses candidatos;
2. Já para os candidatos citados, tão pouco ocorre a atualização diária, o que torna o processo injusto, é postado menos de 1/5 das publicações, no mínimo deveria aparecer um gráfico diário com os mais votados.
Atenciosamente
Rodolfo Pacheco
LEIA
https://noticiasdaaldeia.com.br/eleicoes-canoas-2024-os-que-nao-enquetaram-encasquetaram/
Bom dia, nos comentários não conseguimos acessar a todos os citados, pois não aparecem todas as citações, daí não temos como ter uma informação completa, será informativo se for feito um resumo diario de todos os citados, independente de ser ou não os agraciados como preferenciais pela redação, mas o que tem sido importante nesta amostragem é que dos participantes na enquete, 25 % estão votando em outras, o que demonstra um grande descontentamento com os que hoje detém o poder na cidade.
Creio que o tema Saúde será um grande impecilho para os candidatos do sistema ( Jairo, Busato,Nedy e Márcio) por suas responsabilidades no caos visto os quatro terem poder na resolução ou parte da culpa pela situação.
Amanhã darei os 10 primeiros colocados dos citatos
Não vim comentar sobre a enquete, nem ao menos sobre os candidatos. Mas sim, dizer que adorei a matéria e a perspicácia ao relacionar os assuntos!