Proponho falarmos um pouco de minhas percepções do pleito em 2024 em Canoas, essa eleição já começou e teve movimentos mais fortes com dois eventos importantes no campo da política. O primeiro foi a união de dois rivais históricos na cidade, tem gente que jura que nunca foram, Luiz Carlo Busato e Jairo Jorge estão juntos, definitivamente, isso não dá para negar.
Os opositores, falaremos deles depois, dizem que essa união só prejudica os dois. Pode até ser, mas não podemos negar a votação dos dois no pleito de 2020. Jairo Jorge foi eleito com 82.137 votos e Busato fez 72.649, o total somado é de 154.786. Os opositores poderão alegar o desgaste da parceria, a questão da Copa Livre e que, no mesmo pleito, tivemos um desgosto dos eleitores e isso é mostrado nos números, foram 6.602 votos em branco, 9.928 nulos e 79.388 não foram votar. Um total de 95.918 de pessoas que não votaram em nenhum dos candidatos, não podemos negar que é uma grande parcela de eleitores a serem conquistados.
Sim, os ausentes ganharam a eleição?
Não, visto que a parceria abocanhou quase 155 mil votos no segundo turno. Esse é o número a ser derrotado no próximo pleito.
O SEGUNDO FATOR
O segundo fator, foi a fracassada tentativa de impedimento do Sucedâneo Nedy de Vargas Marques, a pergunta é, Dr. Nedy saiu mais forte quando escapou da degola?
Difícil de responder, não podemos negar que o vice-prefeito tem um grupo forte e, agora, reforçado pelos dissidentes históricos de Jairo Jorge. Mas, em nossa percepção, Nedy é muito mais apoio forte do que um líder para disputar o pleito. Ele agrega, e muito, em qualquer eleição, mas não decide. Muitos comentam que Nedy não tem a força do voto e isso é um fator preponderante para quem deseja ganhar uma eleição.
O movimento contra Nedy ocasionou o que não acontecia há muito tempo no legislativo, criou uma expectativa de oposição na Câmara de Vereadores de Canoas. Fala-se, que hoje, o governo tem 12 vereadores a seu favor, mas a oposição diz ter 9 membros e já aventam uma CPI contra Jairo Jorge, é mais um fator que pode desgastar o governo.
O jogo começou a tomar forma, existem grupos se reunindo pela cidade e dentre eles os velhos surfistas de eleição, figuras que já passaram pelos governos de Jairo e de Busato e agora são os santos salvadores da cidade e a solução para tudo. Claro, que a grande maioria é de pessoas preocupadas com a cidade e sua péssima condição, mas não podemos negar os oportunistas de plantão. Porém, dentro dessas lideranças não existe um nome de consenso para ser uma força que possa a vir derrotar o executivo atual, faltam nomes novos na política, que de novo, nem o Novo é.
ALGUNS NOMES PARA 2024
Márcio Freitas, esse sonha em ser prefeito da cidade, é o vereador mais votado de 2020 e tem uma excelente votação para Deputado, onde fez perto de 20 mil votos. Com o arquivamento do impedimento de Nedy, o edil ganhou força e um possível aliado para 2024. Márcio já definiu o caminho a traçar e, com certeza, não será ao lado de Jairo e Busato. Mas isso, a política é muito dinâmica, só o tempo dirá.
Maria Eunice, outra que fez uma grande votação para deputada federal e que pode até assumir na Câmara Federal, tudo depende das nomeações no governo Lula. É mais uma que, possivelmente, se afastou do governo Jairo Jorge e é uma possível opositora no legislativo. A vereadora é petista de carteirinha, seu principal concorrente no partido dos trabalhadores para concorrer à prefeitura seria Nelsinho Metalúrgico, mas parece que ele sonha em voltar a ser vereador. Portanto, o caminho de Eunice está aberto, basta o partido concordar e ter coragem de ter um candidato próprio. Vale lembrar, que existe um grande número de petistas no governo de Jairo Jorge.
Carlo Gomes, o deputado federal do Republicanos é morador de Canoas, tem domicílio eleitoral na Aldeia. Seu nome é aventado para representar a agremiação como candidato à prefeitura. Mas, todos sabem, e é notório, que a Secretária de Educação do Município Beth Colombo é parceira antiga de Jairo Jorge, onde foi sua vice por dois mandatos e sua candidata à prefeitura em 2016. Isso é um indicativo de apoio, a gratidão e amizade dos dois.
Por último temos o vereador do Novo, Jonas Dalagna, mas louco para ser Progressista, hoje existe um namoro esperando pela janela eleitoral e transformar em casamento. Uma filiação é possível, deixando a porta aberta para uma candidatura a prefeito.
NÃO SURGEM NOVOS NOMES
Canoas está órfã de novos políticos, em qualquer roda o que se vê são as mesmas caras, soluções velhas para uma solução urgente. Temos ótimos nomes na cidade, mas ninguém ainda teve a coragem de se apresentar. Vale lembrar, que o pleito é logo ali em 2024, parece longe, mas não é a eleição está fervilhando em Canoas.
É bom se aligeirarem, pois na política, quem não corre, voa…
…e o vento leva.
Uma Resposta
Canoas precisa de uma politica nova. Sem este toma lá e da aqui. Vamos acordar para a realidade. Muito bom texto. As cartas estão a ser postas e ou já começou a jogatina.