Está acontecendo neste momento, estudantes canoenses participam do desfile de 7 de Setembro, com o tema “É tempo de cuidar para ser feliz”.

O evento reúne alunos da rede municipal de ensino, com todas as EMEIs e EMEFs, além de oito escolas particulares e grupos de Escoteiros do 22º Distrito RS. Também marcam presença grupo dos desbravadores, banda da aeronáutica e pelotão dos escoteiros.
A concentração é na Rua Aurora, a partir das 8h, com saída às 9h. O desfile segue pela Rua Farroupilha até a Rua Dr. Sezefredo Azambuja, onde acontece a dispersão. A programação está prevista para ser encerrada às 13h.

LEIA MAIS
Canoas revive tradição e realiza desfile cívico após 14 anos
Centenas de estudantes celebram o 7 de Setembro
Após muitos anos, Canoas voltou a viver a emoção de um desfile cívico no 7 de Setembro. O evento reuniu estudantes das escolas municipais e particulares, além de grupos de desbravadores e atletas de programas municipais de esporte, em um momento histórico que resgatou valores de cidadania e união da comunidade.
Com o tema “É tempo de cuidar para ser feliz”, o desfile contou com a participação de todas as EMEIs e EMEFs da rede municipal e sete escolas particulares. O desfile ocorreu na Avenida Farroupilha, em frente ao Park Shopping.
O prefeito Airton Souza destacou a importância do retorno da celebração: “Hoje é um dia muito especial para Canoas. Ver nossas crianças e jovens ocupando novamente as ruas com civismo e alegria é um símbolo de reconstrução e esperança para a nossa cidade.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou o caráter coletivo do ato: “Esse desfile não é apenas uma comemoração, mas a prova de que quando unimos forças, conseguimos resgatar tradições e fortalecer nossa identidade como comunidade.”
Para a secretária da Educação, Beth Colombo, o momento foi de orgulho: “Ver todos os nossos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, participando desse momento é a confirmação de que a escola é o coração da comunidade. Hoje, celebramos a vida, a cidadania e o futuro.”
“Para mim é um orgulho estar aqui hoje, a gente precisava disso. Eu acho muito importante para as crianças, saber a nossa história e cultura, principalmente o 7 de setembro, que é uma data histórica para nós. E eu estou com o coração cheio de orgulho”, contou Adriano Lerina, pai do Cássio, uma das crianças participantes do desfile.

Já Isaac Davi, de 15 anos, explicou um pouco o que estava sentindo, principalmente por ser um imigrante participando: “É um momento histórico para mim, para minha vida. Eu sou imigrante venezuelano, eu estou aqui há 7 anos. Eu e minha família passamos por muitas coisas para vir para cá, mas nós estamos agradecidos pela oportunidade que nos deram”.
Aberto ao público, o desfile atraiu famílias inteiras, que se emocionaram com a volta de uma tradição que agora renasce com ainda mais significado.

















3 Respostas
Show! Lamentável q muitos municípios após pandemia extinguiram o evento máximo da pátria
Tomara que próximos anos todas as escolas façam o desfile cedo 7 de setembro e que resgatem tbm os alunos a cantarem o hino na entrada e saída da escola! Eu participava até dos desfiles e amava cantar o hino
Faz muito anos que não participo dos desfile de 7 de setembro mais esse ano desfilei com minha filha fiquei muito orgulhosa por ela .ela adorou me lembrou do meu tempo quando era eu que desfilava me lembrei das tradições que tínhamos que eram muitas que hoje não tem mais nos cantávamos o ino nacional todos os mêses jurava bandeira era muito legal eu adorava na escola João palma da Silva que era minha escola e hoje e da minha filha gostaria que volta-se essas tradições essas culturas para nossas crianças vai ser maravilhoso.