EM CIMA DO FATO | 7 de setembro, desfile volta a acontecer em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Está acontecendo neste momento, estudantes canoenses participam do desfile de 7 de Setembro, com o tema “É tempo de cuidar para ser feliz”.

O evento reúne alunos da rede municipal de ensino, com todas as EMEIs e EMEFs, além de oito escolas particulares e grupos de Escoteiros do 22º Distrito RS. Também marcam presença grupo dos desbravadores, banda da aeronáutica e pelotão dos escoteiros.

A concentração é na Rua Aurora, a partir das 8h, com saída às 9h. O desfile segue pela Rua Farroupilha até a Rua Dr. Sezefredo Azambuja, onde acontece a dispersão. A programação está prevista para ser encerrada às 13h.

LEIA MAIS

Canoas revive tradição e realiza desfile cívico após 14 anos

Centenas de estudantes celebram o 7 de Setembro

Após muitos anos, Canoas voltou a viver a emoção de um desfile cívico no 7 de Setembro. O evento reuniu estudantes das escolas municipais e particulares, além de grupos de desbravadores e atletas de programas municipais de esporte, em um momento histórico que resgatou valores de cidadania e união da comunidade.

Com o tema “É tempo de cuidar para ser feliz”, o desfile contou com a participação de todas as EMEIs e EMEFs da rede municipal e sete escolas particulares. O desfile ocorreu na Avenida Farroupilha, em frente ao Park Shopping.

O prefeito Airton Souza destacou a importância do retorno da celebração: “Hoje é um dia muito especial para Canoas. Ver nossas crianças e jovens ocupando novamente as ruas com civismo e alegria é um símbolo de reconstrução e esperança para a nossa cidade.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou o caráter coletivo do ato: “Esse desfile não é apenas uma comemoração, mas a prova de que quando unimos forças, conseguimos resgatar tradições e fortalecer nossa identidade como comunidade.”

Para a secretária da Educação, Beth Colombo, o momento foi de orgulho: “Ver todos os nossos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, participando desse momento é a confirmação de que a escola é o coração da comunidade. Hoje, celebramos a vida, a cidadania e o futuro.”

“Para mim é um orgulho estar aqui hoje, a gente precisava disso. Eu acho muito importante para as crianças, saber a nossa história e cultura, principalmente o 7 de setembro, que é uma data histórica para nós. E eu estou com o coração cheio de orgulho”, contou Adriano Lerina, pai do Cássio, uma das crianças participantes do desfile.

Já Isaac Davi, de 15 anos, explicou um pouco o que estava sentindo, principalmente por ser um imigrante participando: “É um momento histórico para mim, para minha vida. Eu sou imigrante venezuelano, eu estou aqui há 7 anos. Eu e minha família passamos por muitas coisas para vir para cá, mas nós estamos agradecidos pela oportunidade que nos deram”.

Aberto ao público, o desfile atraiu famílias inteiras, que se emocionaram com a volta de uma tradição que agora renasce com ainda mais significado.

Uma Resposta

  1. Show! Lamentável q muitos municípios após pandemia extinguiram o evento máximo da pátria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore