Em terra de infiéis, quem pode assumir é o filho pródigo Jurandir Maciel

Clique para ouvir esta notícia

Quem não conhece a história do filho pródigo, o filho infiel que retorna para casa após gastar a fortuna do pai, onde o irmão fiel é preterido por manter-se fiel ao seu progenitor.

Em Canoas estamos vivendo algo parecido, hoje, na sessão das 14h, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o TER, poderá cassar o mandato do vereador Laércio Fernandes, por mudar de partido fora da janela eleitoral. Apesar do edil alegar que seria uma desfiliação por justa causa e que poderia lhe manter na Câmara de Vereadores de Canoas, Laércio foi para o Podemos em 2021 e desfilhou-se do PTB, mas conta com uma carta de anuência do presidente nacional da sigla. Carta essa, que foi considerada inválida pela procuradora Maria Emília Corrêa da Costa, Procuradora Regional Eleitoral Substituta, que assinou no final de maio o parecer do órgão para a ação a que responde Laércio.

A probabilidade de Laércio perder o mandato é muito grande, uma vez que ele foi eleito pela contagem geral e coeficiente eleitoral do PTB; isso faz com que o mandato seja, ao fim e ao cabo, do partido. Qualquer tentativa de abandoná-lo, informa a Procuradoria Eleitoral, pode ser classificada como infidelidade e está sujeita à pena de perda de mandato.

A HORA DOS INFIÉIS

Na vaga de Dr. Laércio deverá assumir Jurandir Maciel, o filho pródigo, pois ele também abandonou o PTB e foi para o União Brasil concorrer para um cargo na Assembleia Legislativa, onde não logrou êxito. Pois, Jurandir, antevendo uma possibilidade de assumir, voltou para o PTB em março deste ano. O segundo postulante à vaga Sargento Santana, mas ele também trocou o PTB pelo PSD. Portanto, o sucessor de Dr. Laércio será mesmo Jurandir, que já foi vereador, deputado estadual e concorreu à Prefeitura Municipal de Canoas no passado.

Perguntamos para Jurandir:

Quais são suas expectativas para o novo desafio e, o senhor também trocou de agremiação, acabou por retornar em março para o PTB com isso o não teme uma ação que possa lhe impedir de assumir ou ser afastado mais tarde?

“A possibilidade, segundo andar da justiça, até agora, nos conduz a assumir uma cadeira de vereador de Canoas, se isto se concretizar será, para mim, um motivo de muito orgulho por ser, de novo, um representante do povo de Canoas. A confirmação, hoje à tarde, vai me trazer enorme felicidade.

Sei da competência do Dr. Laércio, sei que se ele sair não será por ato de corrupção ou mal efetuado, saliento que tenho com ele uma amizade e admiração, que não nos afasta, pelo contrário nos aproxima”, respondeu Maciel.

Enfim, o filho pródigo poderá estar de volta à Câmara de Vereadores, será que teremos um novo vereador?

Laércio perde o cargo, Jurandir é o novo vereador do PTB em Canoas

Neste momento o Dr. Laércio acaba de perder o cargo na Câmara de Vereadores de Canoas, que é do PTB. Com isso deve assumir o primeiro suplente, Jurandir Maciel, na foto acompanhado da presidente do partido em Canoas, Simone Sabin.

Que diz, “o estatuto do partido deve ser respeitado quanto a infidelidade partidária. Quando se fala do Dr. Laércio falamos em um grande profissional e político e apesar da infidelidade partidária foi um homem de hombridade, diferente de outros que fazem campanha para outros partidos e utilizam a legenda do PTB. Dr. Laércio sai com honradez lutando pelo que acredita sendo leal as suas convicções, foi verdadeiro, não foi traidor.

O PTB fica de portas abertas para o DR Laércio. O PTB recebe o Jurandir Maciel com o coração aberto, pois um político de expressão de Canoas e com grande conhecimento na saúde uma área tão sofrida na nossa cidade. Cada escolha tem uma consequência, cabe a você saber escolher”.
O resultado final foi 6 a 1 pró cassação de Laércio Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore