Em cerimônia na manhã desta quinta-feira (11), o Gabinete do Prefeito deu posse ao Coronel Rodolfo Pacheco para o cargo de ouvidor-geral da Prefeitura de Canoas. Importante ligação entre a população e a Prefeitura, a Ouvidoria Municipal funciona como um canal aberto ao cidadão para receber denúncias, sugestões, reclamações e elogios em relação aos serviços e à gestão dos recursos públicos prestados à comunidade.
Natural de Canoas, Rodolfo Pacheco, 64 anos, é coronel da reserva da Brigada Militar. Atuou como diretor de duas penitenciárias no Rio Grande do Sul (De Alta Segurança de Charqueadas e a Estadual do Jacuí), comandante do Batalhão de Operações Especiais do RS e secretário adjunto da Casa Militar do Estado. Além disso, em Canoas, esteve à frente do 15º BPM e foi secretário da Defesa Civil de Canoas por sete anos.
“Sou uma pessoa que me dedico às tarefas que me são atribuídas, sempre agindo com conduta, seriedade e, principalmente, confiabilidade. Portanto, com certeza, iremos auxiliar muito a comunidade com trabalho sério e de credibilidade, onde quem ganha é a população com o retorno das demandas com rigor e honestidade”, afirma.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, elogiou o novo ouvidor-geral durante a cerimônia de posse no Auditório Sady Schwitz. “Conheço o coronel Pacheco há muito tempo e sei que a sua história, o trabalho e a competência estão espelhados em dezenas e dezenas de realizações. Ele sempre se mostrou um dos mais hábeis profissionais da nossa gloriosa Brigada Militar, com capacidade de intervir em mediações de conflitos com diálogo e convencimento, somente usando da força como segundo elemento”, disse.
Jairo ainda lembrou do período em que Pacheco esteve à frente da Defesa Civil de Canoas em uma de suas gestões. “Eu tive a honra de trabalhar com ele no meu segundo governo, na Defesa Civil, talvez em um dos momentos mais difíceis, quando nós tivemos também, mais uma vez, o fenômeno El Niño. Ele esteve ao meu lado com muita competência, determinação e liderança. E é exatamente essa capacidade de comando, história de integridade e reputação, que levou ao convite para estar à frente da autoridade de transparência”, acrescentou.
Coronel Pacheco é a segunda autoridade a ocupar o posto da estrutura pública municipal, criada há cerca de um ano pelo prefeito Jairo Jorge. Ainda no ano passado, Rosane Rossato Braz Paiani, hoje procuradora-geral do Município, foi a primeira a exercer a função.
Escritório de Comunicação
Uma Resposta
Não somos obrigados à essa ou aquela posição, é o livre arbítrio e a necessária garantia de direitos individuais e da liberdade.
Contudo a responsabilidade das posições e afirmações que tomamos, advindas desse cenário, trás uma reação, a coerência que se exige, pois reflete na maior ou menor credibilidade!
Quando ocorre o que registramos entendemos claramente a diferença de valores e preço!