Após ter ficado afastado do cargo, entre março de 2022 até março deste ano, Jairo volta a sofrer um novo afastamento. O efeito da decisão se dará a partir da publicação do acórdão e quando o Prefeito for intimado, o que deverá ocorrer em 48 horas.
A notícia caiu como uma bomba na cidade, o prefeito Jairo Jorge (PSD), teve um novo afastamento do mandato nesta quinta-feira (23), pelo TRF-4 – Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A decisão foi tomada por investigações de possíveis irregularidades no processo da Operação Copa Livre, por suspeitas em contratações da prefeitura. O afastamento será cumprido a partir da publicação do acórdão de julgamento, o que deve ocorrer em até 48 horas.
Em sessão realizada em Curitiba, o caso foi analisado pelos desembargadores da 4ª Seção do TRF-4. Enquanto dois magistrados, incluindo o relator, defenderam a permanência de Jairo no cargo, os outros quatro magistrados acataram pedido do Ministério Público Federal para o afastamento do Prefeito.
De acordo com informações, Jairo convocou seus secretários e assessores para uma reunião em seu gabinete assim que soube da decisão.
Quem deverá comandar a prefeitura é o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques (Avante), durante o novo afastamento de Jairo Jorge. Porém, Nedy está hospitalizado no momento, mas a assessoria dele informou que ele estaria “em totais condições” de assumir o Executivo Municipal.
ENTENDA O CASO
As investigações e o primeiro afastamento de Jairo Jorge pela Operação Copa Livre, foram em março de 2022, sobre possíveis irregularidades na contratação de serviços terceirizados de limpeza e copeiragem em unidades de saúde.
As suspeitas são de desvios em contratos que chegam a R$ 66,7 milhões. No processo, além Jairo Jorge, tem mais 16 pessoas, entre agentes públicos e empresários. Eles são denunciados por corrupção, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e peculato, que teriam sido cometidos entre 2020 e 2021.
Jairo que foi afastado pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do cargo no dia 31 de março do ano passado, a pedido do Ministério Público estadual (MP-RS). E teve a medida prorrogada por mais seis meses, quando reassumiu em março deste ano, após o TJ não acolher um novo pedido do MP para prorrogar o afastamento. Em julgamento, a Corte decidiu que a competência para julgar o caso seria da Justiça Federal.
Leia a nota da defesa:
“Na tarde de hoje, o TRF4, por sua Quarta Seção, em Curitiba, reconheceu a competência Federal para o julgamento de todos os processos referentes à Operação Copa Livre. O Relator entendeu, acompanhado por outro Julgador, não prorrogar o afastamento do Prefeito Jairo Jorge. No entanto, por maioria, entenderam os demais Magistrados pela prorrogação do afastamento, mesmo tendo o Prefeito retornado ao cargo há oito meses, sem ter qualquer denúncia recebida contra ele. A defesa aguarda a publicação do acórdão, com o voto divergente, para adotar as medidas necessárias e recursos cabíveis no sentido da reversão dessa decisão. O Prefeito Jairo Jorge mantém sua confiança na Justiça dos homens e na Justiça Divina”.
Foto: Dia da posse de Jairo Jorge e de Nedy de Vargas Marques, após vencerem a eleição de 2020.
10 Respostas
Antes do primeiro afastamento já era um grande candidato ao governo do Estado. Mas agora com o segundo afastamento pode dar adeus. Luis busnelo
Canoas deficiente em diversos seguimentos, vias extremamente danificadas, hospitais em colapso, e pra ajudar, essa “cambada” metendo a mão no dinheiro público.
“Nosso dinheiro” !
O povo não tem memória é possível se candidatar novamente e ainda vencer !!!
Canoas é um paraíso para os políticos. Sabe-se quem são os vereadores apenas nas campanhas. Atuações medíocres, não parece haver oposição (talvez apenas pelo poder), a cidade sofre com o asfalto danificado em algumas vias (Guilherme Schell), onde a má conservação é histórica, quem tem que fazer o trajeto de Poa, chegando a Canoas é um fiasco. A saúde um caos, o Hospital Gracinha (apelidado carinhosamente de carniceiro), sempre com deficiências financeiras e com tratamentos um tanto duvidosos pela saúde do paciente, o Hospital da Ulbra, só empurrando com a barriga. É, faz tempo que cochilamos aqui, o cachimbo caiu faz muito…
Canoas ,cidade do desencanto.Onde a saúde colapsou,serviços prestados não evolui,limpeza pública com péssima apresentação.O caos instalou na cidade com os mandos e desmandos.Transporte coletivo uma vergonha,sucateado.Nossos politicos somente nas comunidades de (04) quatro em quatro anos buscando o voto.Nada muda.Povo sem virtude escravo dos favores.
Concordo com cada palavra, moro em Porto alegre, mas tenho casa em canoas na Mathias e penso já em vender ela, sabe porque? Porque apesar de me criar e amar canoas tenho medo dos hospitais públicos da cidade,principalmente o “desgraça ” um hospital
negligente com anos de corrupção e mal atendimento, já perdi vários familiares ali, até o HPS da Mathias já me decepcionou, demorou 45 minutos p socorrer meu pai, em um trajeto que nem 5 minutos levaria, e ele acabou morrendo, creio que pela demora ao socorro. Então realmente canoas está muito mas muito mal administrada e o povo totalmente sem memória quando vai votar