Com a entrega da maior honraria do município, iniciou, nesta quarta-feira (21), a programação da Semana de Canoas. Dez personalidades, com relevantes serviços prestados à comunidade, receberam do prefeito Jairo Jorge a outorga da medalha Pinto Bandeira, em ato realizado em frente ao Paço Municipal.
“É motivo de muita alegria estar entregando para essas dez personalidades ilustres a maior honraria de Canoas. Estamos em um momento que exige união de esforços para o bem maior, que é o desenvolvimento do município. Além disso, estamos dando início à Semana que marca o aniversário da nossa querida cidade, com uma programação que inclui mais do que entregas ou anúncios, mas presentes à população. Afinal, são os canoenses que fazem a cidade viver”, exaltou o prefeito.
Receberam a medalha: o deputado federal e ex-prefeito Luiz Carlos Busato; a desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira; o presidente da Ação Santa Isabel, Everton Alfonsín; o pesquisador chileno Cláudio Sule Fernandes; o advogado Vinícius Ludwig Valdez; as servidoras públicas Laci Maria de Paula Souza e Maria Inês Raupp e o presidente da ABC Canoas Luis Antônio Possebon. O médico Ednilson Decarlo Oliveira Lautenschlager e o advogado David Jovino Giacomini foram homenageados in memorian, com a medalha sendo recebida, respectivamente, pela viúva Denise Machado e pelo filho Dani Leonardo Giacomini.
“A política é feita de gestos. E gestos como esse e outros que já haviam sido feitos ilustram um momento de união que é histórico para Canoas. Fico muito feliz e emocionado em receber, assim como meu pai já havia recebido, a honraria máxima do nosso município das mãos do prefeito Jairo Jorge”, destacou Luiz Carlos Busato.
Canoense nato, Luis Antônio Possebon, 80 anos, tem uma vida dedicada à cidade. Emocionado, o atual presidente da Associação Beneficente Canoas, agradeceu a honraria. “Hoje é um dia marcante na minha vida, não esperava receber a medalha e nem vir aqui discursar, por isso é um momento duplamente especial. Poder fazer parte da história desta cidade tão querida é algo muito significativo e motivo de muito orgulho”, relatou.
Especialista em gestão de governos municipais e regionais e metodólogo em participação cidadã, Cláudio Sule reforçou o significado de receber a homenagem em Canoas. “Tenho um carinho especial por essa cidade, que é referência mundial em participação popular. É uma honra muito grande poder estar presente aqui nas últimas semanas, conhecendo a cidade e, agora, sendo agraciado com esta medalha”, relatou.
“Estar aqui, junto com pessoas que dedicam a vida a servir e lutar pelo bem-estar do próximo, é um momento muito significativo. É um dia muito especial, que marca também o início da programação que celebra o aniversário desta cidade pujante, que se destaca pelas excelentes políticas públicas voltadas à população”, ressaltou a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Iris Helena Medeiros Nogueira.
Medalha Pinto Bandeira
Criada pelo decreto 159, de 1981, a medalha Pinto Bandeira é a honraria máxima da cidade de Canoas, a outorga de reconhecimento público e gratidão à pessoa que a recebe. A medalha homenageia a figura de Francisco Pinto Bandeira, que iniciou o povoamento do município em 1733. Destina-se a personalidades que tiverem prestado serviços relevantes em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país.