Hoje (5) o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), o Gracinha, retoma a pleno a oferta total de vagas nos ambulatórios eletivos de consultas e o retorno dos mutirões de exames de pacientes oncológicos e de outras especialidades.
Entrevistamos a diretora-geral do HNSG, Daniela de Oliveira, ela fala, que o Gracinha irá aumentar um total de 24 leitos, assim instituição hospitalar que agilizou o processo de reformas ao longo da última semana, inclusive restaurando cinco quartos que estavam bloqueados há mais de um ano, desafogando a emergência e melhorando a acomodação dos pacientes.
“A nossa prioridade é agilizar ao máximo os atendimentos aos pacientes oncológicos e urgentes que aguardam em filas, para assim agilizar os procedimentos cirúrgicos, nos casos que forem necessários”, acrescenta a diretora.
QUEM É DANIELA SANTOS DE OLIVEIRA
Aproveitamos este momento de retomada para um bate-papo com Daniela Santos de Oliveira.
Ela é casada, mãe de 3 filhos, avó de 3 netos. Ela é enfermeira de formação, servidora pública há 26 anos do Município de Canoas. Iniciou no município como auxiliar de enfermagem, após fez o curso técnico e a Graduação em Enfermagem, desde o início já logo assumiu chefia da Unidade de Saúde que trabalhava, em trê anos passou a Coordenação das 30 Unidades Básicas de Saúde da época, assim gradativamente, evoluindo na gestão municipal.
Passou por Diretorias, Gerência de Projetos, Secretária Adjunta de Saúde, Secretaria Adjunta de Gestão Hospitalar por três vezes em governos diferentes. Atuou, também, no Governo do Estado, cedida para trabalhar na Consultoria e Gestão de Serviços de Saúde do RS, nos Municípios que necessitavam, de capacitações técnicas para ampliação de Programas e Projetos com implantação e aumento de repasses estaduais e federais. Tarefa importante, pois municípios pequenos não tem condições de contratar bons técnicos.
Após o período no Estado, retornou para Canoas um dia antes das enchentes de maio de 2024, como Adjunta da Gestão Hospitalar, fazendo o Plano de Contingência para as ações de Saúde Municipal, onde atuou até setembro. Pós-enchentes, voltou ao cargo de Enfermeira na Regulação Municipal, onde foi nomeada para fazer a transição de Governo de 01 de dezembro até a 31. Assumiu em 2 de janeiro, junto ao Secretário de Saúde Eduardo Bermundez, a Secretária Adjunta da Gestão Hospitalar. Em 21 de janeiro deste ano foi nomeada Interventora do HNSG além dos outros Hospitais, UPAS e SAMU.
No dia 4 de abril, com a demissão do antigo diretor, fez uma imersão no HNSG como Diretora Interina, focando na diminuição de custos e aumentando na resolutividade dos serviços do Hospital.
Por fim, em 29 de abril, foi nomeada pelo Prefeito Airton Souza como a Diretora Geral do Hospital Nossa senhora das Graças.
Colocamos algumas questões para Daniela Silveira, veja o que ele disse:
Como você vê a missão de comandar o nosso querido Gracinha?
Comandar o nosso Gracinha, além de ser uma missão, é um propósito de vida, minha filha mais velha nasceu no Hospital, minha mãe trabalhou 15 anos nele e eu cresci com as Histórias que ela contava, minha adolescência. Passei muitas noites com ela nos plantões, o que me levou a amar a saúde e querer fazer mais pelas pessoas, me levando a escolher a profissão na área da Enfermagem. Fui a primeira de minha família a fazer uma faculdade, e somos seis mulheres nessa área, inclusive minha filha mais velha, que hoje também é Enfermeira e vai ficar com meu legado com certeza, pois tem o mesmo perfil de trabalho.
A crise na saúde é grande, cito toda a região metropolitana, como você encontra o HNSG, e quais são as primeiras soluções a serem tomadas?
A missão não será fácil, mas não tenho medo de desafios, tem muitos problemas financeiros, que já estamos organizando, processos de trabalho ineficientes, gestão de pessoas, aumentar a credibilidade no mercado, tanto financeiramente quanto nos serviços.
Mas o Hospital produz muito e salva muitas vidas, esse perfil a população tem que saber. E posso garantir que força de trabalho e muita fé em Deus que vamos conseguir melhorar no geral.
Já foram desligados salários altos, para diminuir custos, estamos reorganizando plano de compras de medicamentos, insumos, material médico que estavam sendo comprados a cada três dias e agora estamos com estoques mantidos para a cada 20 dias e planejamos para 30 em 30.
Reformamos quartos que estavam fechados para desbloquear leitos e desafogar a emergência, mudamos fornecedores para diminuir custos, revisando contratos para melhora da qualidade e entregas, tem muito ainda a ser feito, mas a operação vai melhorar e os custos vão baixar.
Ficará a cargo de sua gestão a transição do Pronto Socorro para outro local, como a nova Diretora vê esse processo e quais as melhorias que isso representa?
Vejo o Processo de transição do HPSC para o HU como necessário, mas com análise coerente das possibilidades, hoje o HPSC está operando dentro das condições de espaço possível e com as mesmas dificuldades financeiras de todos os hospitais, acredito que essa mudança será melhor para a oferta do Serviço aos canoenses e aos 102 municípios que atendemos na porta de emergência, pois tanto os profissionais quanto os pacientes sofrem com a falta de espaço físico adequado.
E sim estarei à disposição do Prefeito Airton Souza para ajudar nesse processo caso essa seja a vontade de todos. O que irá representar que o HNSG retorne ao seu perfil de atendimento normal, para aumentar a oferta.
Uma pergunta não menos importante que as outras, existem problemas nas relações com a ABC, Simers e Cremers como a senhora irá afinar essas relações delicadas?
Entraves sempre terão, geram desgaste de energia, mas com parcimônia e coerência se resolve caso a caso. A ABC é a Associação do Hospital que passou pela intervenção administrativa porque precisa de ajuda na administração, por muitos anos tem dificuldade nos processos de trabalho.
Já SIMERS e CREMERs fazem o papel deles, fiscalizar os serviços e proteger os profissionais e vamos nos entender, pois se cobram o que é justo iremos adequar e não teremos problemas.
Sempre trabalhei aberta a diálogos e adequação se necessário, mas nada que possa interferir nos processos de Gestão.
IMPORTANTE PARA A SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Canoas ratifica todas as medidas adotadas. “Com as mudanças de conceito e direção na administração do Hospital Nossa Senhora das Graças prevê-se uma ampliação dos resultados da gestão e na segurança assistencial dos usuários”, acrescenta o secretário da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez.
Uma Resposta
Tenho uma cunhada que está quase cega e esperando por uma cirurgia com grampos pq o olho dela não tem dilatação aí tem que fazer uma cirurgia especial, ficaram de chamar ano passado até o momento nada pelo amor de Deus façam alguma coisa vão deixar a criatura ficar cega .