A moradora do bairro Rio Branco, Vera Maria Moreira dos Santos, de 74 anos, comemorou a chegada do caminhão da Prefeitura que trazia as telhas novas que irão cobrir seu telhado. Uma árvore caiu em seu pátio e parte da casa foi destruída pelo último temporal, no dia 16. Abrigada na casa de uma neta que mora na mesma rua, ela acompanhou o trabalho dos agentes ao descarregar as telhas. “Mandei fazer a casa aqui e ainda estou pagando. Tive sorte de não ter perdido os móveis. Para mim, é muito importante receber essa ajuda. Não tem nada como estar no nosso cantinho”, completou.
Durante a manhã desta terça-feira (30), as equipes da Prefeitura seguiram realizando as entregas de telhas aos canoenses inscritos para receber o benefício. Em pouco mais de quatro horas, 1.411 telhas foram distribuídas. As ações ocorreram nos bairros Rio Branco, Niterói e Guajuviras.
No Rio Branco, a manicure Rita de Cássia Silva Maciel, de 44 anos teve um dos cômodos da casa afetado, após tampas de caixas d’água de vizinhos, voarem, caírem e quebrarem o telhado. Ela dependia da entrega do material, pois mora com o filho e a mãe de 74 anos, sendo o único membro da família a ter renda. “Eu só vi o dano no outro dia e percebi que estava quebrado, molhando toda a peça. Estamos numa situação bem difícil, porque sou manicure e não é todo dia que consigo trabalho”, relatou.
De acordo com o levantamento parcial da Defesa Civil, até o fim desta manhã, 5.593 telhas foram entregues em Canoas desde o dia 24 de janeiro.
Texto: Anelise Durlo
Fotos de Renan Caumo
Edição: Valéria Deluca