Durante a sessão ordinária número 60 de 2023, realizada hoje na Câmara Municipal de Canoas, o vereador Cris Moraes (PV) propôs um grande expediente para homenagear a Escola Erna Würth por seu notável trabalho na comunidade canoense.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erna Würth vem desempenhando um papel fundamental no Município de Canoas, reformulando sua abordagem educacional, repensando espaços e introduzindo novas práticas pedagógicas. Uma das iniciativas notáveis da escola é a Mostra de Conhecimentos, um evento que estimula o protagonismo dos estudantes e promove o compartilhamento de experiências, bem como a exposição de pesquisas e projetos. A Mostra permite que os alunos desenvolvam habilidades de pensamento crítico, inovação e trabalho científico escolar. Ao longo dos anos, essa exposição cresceu e agora envolve toda a escola e a comunidade local.
Durante o grande expediente, o vereador Cris Moraes (foto) expressou sua profunda satisfação ao visitar a Escola Erna Würth durante a Mostra de Conhecimentos. Ele ficou extremamente impressionado com o compromisso dos alunos em relação a questões importantes, como o meio ambiente, questões sociais e convivência, reconhecendo o talento e a criatividade deles. O vereador também prestou homenagem aos professores e à equipe técnica da escola, destacando seu compromisso em fornecer uma educação de alta qualidade que vai além das paredes da sala de aula.
Durante o evento, alunos que participaram da Mostra de Conhecimentos estiveram presentes, recebendo reconhecimento pelo esforço e dedicação. A vice-diretora, Cristiane Sperandio, também se pronunciou, enfatizando a importância do turno integral e compartilhando a jornada de 10 anos da escola em busca de excelência educacional.
Na fala da professora Camilla Froes, ela agradeceu ao convite e compartilhou a evolução das “Mostras de Conhecimento” na escola Erna Würth. “Desde 2015, essa iniciativa cresceu, envolvendo toda a escola”. Ela destacou a importância de encorajar os alunos a explorar o conhecimento e aprender a fazer ciência, enfatizando que a escola não se limita às ciências naturais. Além disso, mencionou que os temas das pesquisas são escolhidos pelos alunos e relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO. Ela também mencionou que a escola é associada à UNESCO, indicando seu compromisso com a inovação educacional, sustentabilidade e qualidade.
Isadora Froes, estudante desde 2020, destacou seu amor pela escola e seu interesse em educação socioemocional. Ela expressou o desejo de dar aulas e falou sobre o envolvimento na horta da escola, bem como as necessidades que a instituição possui.