Por | Marco Leite, jornalista e editor
Uma maneira de informar que caiu no agrado popular, diferente, não somos e nem queremos ser melhores que ninguém, queremos é ser autênticos e fiel a verdade dos fatos. Começamos com poucos seguidores e leitores, ao ponto de um mandatário dizer que não tínhamos alcance.
Pois então, atingimos o tal alcance, nosso fiel público é constituído de formadores de opinião, e agora estamos querendo mais ainda, queremos chegar mais longe e na periferia de nossa querida Aldeia Canoas.
O Aldeia é um site feito com uma receita de amor, carinho e muita pimenta para manter um olhar atento a política local e para a nossa cidade. Ele objetiva mostrar a atuação de quem a administra o município e aos que criam as leis que determinam os rumos de Canoas. Desta forma, oportunizamos aos leitores uma visão crítica, positiva ou negativa, do que está sendo feito por eles.
Notícias e opiniões com uma “pitada de pimenta”
O Notícias da Aldeia/Limoeiro é um site sobre a política de Canoas, seus problemas e suas virtudes. Aqui você estará sempre bem informado sobre o que está acontecendo e das movimentações de nossos queridos gestores e fiscalizadores. Os conteúdos trazem a informação da melhor forma e com a “pimenta natural” que envolve os fatos da Aldeia.
QUEM FAZ O ALDEIA?
Um “inquieto” por trás do Aldeia
Marco Leite, um batalhador por Notícias de sua Aldeia, começou no Jornal O Timoneiro, em 1978, como entregador de jornais. Pegou gosto pela coisa, nunca mais parou. São 45 anos envolvido com as notícias de Canoas, passou, além de O Timoneiro, pela Folha de Canoas, Ulbra, Diário de Canoas, Correio do Povo, Prefeitura Municipal de Canoas, entre outros lugares, como o comercial gráfico da Zero Hora. Ajudou a escrever a história de Canoas, como: obras de Antonio Jesus Pfeil, “Canoas Anatomia de uma Cidade”, volumes 1 e 2 e diversas outras. E o inquieto continua firme, seguindo os ensinamentos de seu mestre Antonio Canabarro Trois, o Tonito (in memorian).
O PRINCIPAL OBJETIVO
O leitor, sim, é para você que trabalhamos, nós somos a sua voz, a sua reivindicação, o seu alerta e, principalmente, dar visibilidade as vozes das ruas. O Notícias da Aldeia expõe a mazelas que não tem espaço na mídia tradicional, aqui as autoridades são chamadas à responsabilidade de olhar para a população abandona e tão carente de uma melhor atenção governamental.
SÓ QUEREMOS SER SUA VOZ!
O Entregador de jornais (um texto sem revisão)
LEIA UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA DE MARCO LEITE
Em 1978, quando entrei para trabalhar no jornal O Timoneiro como entregador de jornal e outros afazeres, decidi que um dia iria escrever para o devido jornal.
Naquela época existiam dois cafés ou lancherias, o Café Imperial (ou do Amadeo) e a Lancheria do Seu Baldo. Uma ficava no Calçadão e a outra na Cândido Machado (aliás continuam por ali com outros nomes).
Locais de tradicional encontro de políticos e autoridades, na sexta-feira a pessoa mais aguardada era eu um garoto de 13 anos e que chegava com seu “bornal” cheio de exemplares com notícias quentinhas da semana, ou do final dela.
Com 13 anos já era amigo de políticos importantes e que hoje dão nome de ruas, parques e praças da cidade. Talvez por isso não me sinta diferente ou inferior a eles. Mas no passado era diferente, um professor, um juiz, um delegado, um brigadiano, um vereador e um prefeito eram realmente respeitados. Todos tinham certo respeito por eles.
Fui crescendo e realizei meu sonho de escrever para o jornal O Timoneiro e para vários outros jornais da cidade e de fora dela, hoje até para revistas paulistas mando meus artigos. E diferente do passado, os políticos de hoje cresceram comigo, alguns são meus amigos desde guri, cito: o Quinho e o Betinho do Cartório como exemplos. Prefeitos, com Seu Lagranha, Seu Dick, Jairo Jorge e o Busato se não foram meus amigos pelo menos são conhecidos e me cumprimentam com respeito e eu também procuro agir assim com eles.
Com o Notícias da Aldeia e pelas minhas opiniões já fui taxado de diversas coisas, de ser oposição ao governo porque fui pedir emprego e não fui atendido, que tenho parentes como CCs na PMC. Pela oposição cada vez que coloco a fala ou opino a favor de algo bom do executivo, dizem que opinei assim porque ganhei algo do governo. Pois então, não é fácil ser “isentão” e tratar todos com o devido respeito que se tinha no passado, onde os políticos respeitavam e tratavam bem um simples entregador de jornais.
Personagens
Tem o capítulo dos personagens de Gotham, alguns políticos se enxergam em meus personagens, um se divertem e outros se irritam.
Mas Gotham é ficção e ficção não é jornalismo, disse um político que se revoltou. A todos os políticos, os do passado e os de hoje, fica o meu respeito e minha crítica, o espaço é seu também e você pode dar voz a esse ENTREGADOR DE JORNAL.
Não revisei o texto, ele foi escrito por um entregador de jornais.
13 Respostas
Parabéns pela reestréia neste formato,sabes que assim como em tempos que escrevia para a Folha de Canoas da saudosa Marione,ou para o Timoneiro do Mestre Tonito,passando para o D.C do amigo Zeca e seu pai,o Correio de Notícias do Túlio ou mesmo no De Fato do Lourenço,temos nossos laços de amizade e parceria seja como uma Voz Nativa ou no Canal Notícias Digitais.
Sucesso Marquito e estamos juntos.
Tomamos uma meio e eu a minha carioca!!!
Marcos Leite, o sobrevivente e construtor de sucessos!
Sobreviver as diversas caídas, que a vida nos impõe, até não é muito difícil, pois nosso Pai espiritual sempre nos dá uma nova oportunidade.
A grande diferença entre os que sobrevivem apenas e, os que sobrevivem e transformam sua vitória, de nome sobrevivência, é o que fazem de diferente e de melhor, com ela sobrevivência, a isto damos o nome de sucesso e, você, é um deste homens de sucesso.
Agradeço, por você deixar, que todos nós possamos fazer parte do teu sucesso de vida.
Parabéns por mais esta ação que no fim de tudo será mais um braço, que será utilizado por Deus, para dar sobrevivência a queles que clamam e, oportunizar que eles possam, também, construir uma vida de sucesso.
Parabéns 👏
Parabéns. Que estes novos ventos continuem soprando com a mesma intensidade e com o mesmo sucesso que já vens colhendo merecidamente ao longo dos tempos.
Informações sempre a frente, parabéns por este novo ciclo, leio diariamente
Muito bom! Sonhar e realizar! Parabens a este filho da querida dona Ione!
Parabéns Marquinhos, orgulho de ser tua amiga e admiradora dus teus textos.Como amante da tua cidade,. deves continuar sendo o porta -voz dos habitantes da nossa amada Canoas, município de valor.Continues este defensor dos necessitados ,que não tem um coreto na praca para reivindicar.
Muito boas as matérias. Ótimos textos e informações. Parabéns à equipe do Notícias da Aldeia
Conhecendo a tua historia jornalista desde o início, só tenho a te parabenizar pelo teu esforço, dedicação e cumplicidade em repassar informações corretas para a população canoense. Que este teu novo site jornalístico seja próspero e de sucesso. Aquele abraço.
Sucesso sempre colega e amigo Marcos Leite.
Parabéns! Sou leitora assídua do Aldeia. Importante essa forma de fazer chegar nas pessoas as notícias da cidade, muitas vezes irônica, outras com charadas e até com muita seriedade quando a notícia requer. Sou fã!
Meus parabéns Marcos. Sou seu leitor algum tempo. Que está nova etapa da sua vida seja só coisas boas . Deus te abençoe
Acompanha a pouco esse site noticias aldeias. Acho super importante pois é difícil obter notícias sobre a nossa cidade. O diário de canoas é um grande grupo, o jornal de prefeitura é total pró-prefeitura. Bom, tem o timoneiro, mas eu queria um que tivesse um jeito mais humano de ser e eu encontrei. Bom trabalho
Parabéns pela pessoa que és e pelo profissional. Não é fácil ser isento eu diria neutro, porque a notícia tem que ser dada como ela é e sim com opinião ou apenas informação. Nem sempre se faz a coisa certa, mas também não existe o 100% errado. Precisamos sim, trabalhar pelo bem comum e não pensando apenas na sua bolha.
Antes de falar, julgar ou fazer algo com alguém, se coloque no lugar da pessoa. Aí sim! aja como gostaria que agissem com você e assim que eu te vejo se colocando no lugar do próximo. Tens empatia o que falta para muitos críticos de carteirinha