Para garantir um planejamento adequado para o combate à criminalidade em Canoas, representantes da Guarda Municipal (GM) participaram da primeira reunião operacional com o secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Pacífico. O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (8), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M). Ações estratégicas da GM para o restante do ano entraram em pauta.
“Nós temos os nossos inspetores regionais em cada uma das quatro Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP) aqui no município. As Circunscrições dialogam com uma representação da Brigada Militar e outra da Polícia Civil. Então, a partir de uma análise dos indicadores criminais, são adotadas estratégias para a GM em todo município, dividido por esses quatro núcleos”, afirma o secretário.
Os principais indicadores criminais da cidade são apontados por meio de relatórios do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC). A partir dos registros de delitos, como homicídio, roubo a pedestre e roubo e furto de veículos, a Segurança Pública consegue definir as estratégias de atuação integrada mais adequadas para cada realidade.
“As ações integradas não compreendem apenas o trabalho da Guarda, mas também os demais setores do município, bem como órgãos da segurança pública do Estado, em especial, a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro e Polícia Penal”, acrescenta Pacífico. Outras reuniões de planejamento para a intervenção e repressão à criminalidade em Canoas estão sendo desenvolvidas ao longo da semana. Agentes das áreas de Inteligência, de Operações Integradas e do Observatório também participam dos encontros.
Guarda Municipal de Canoas localiza homem que deveria estar com tornozeleira eletrônica
A Guarda Municipal (GM) de Canoas identificou, na manhã desta quarta-feira (10), um homem, de 32 anos, que precisava receber a instalação de tornozeleira eletrônica. A ocorrência foi registrada por volta das 9h. A equipe, que realizava patrulhamento e policiamento na região próxima à Casa dos Rosa, no Centro, avistou a pessoa em atitude suspeita na parada de ônibus perto da passarela. Ele ainda tentou se esconder.
Em virtude da pendência com a Justiça, os guardas municipais apresentaram o indivíduo na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas. No local, uma agente do Departamento de Monitoramento Eletrônico comunicou os policiais civis da necessidade da instalação do dispositivo. O homem aguardou a chegada de uma equipe da Polícia Penal para colocação do equipamento.
Escritório de Comunicação