Estudantes gaúchos são premiados e irão à Romênia apresentar solução inclusiva para emergências em enchentes

Clique para ouvir esta notícia

Brenda Guterres, 18 anos, e Kaiky Alves, 19 anos, alunos do Programa Jovem Aprendiz QI de web desenvolvedor da QI Faculdade & Escola Técnica, talvez não imaginassem o impacto que seu projeto teria quando embarcaram para a Infomatrix Brasil, um dos maiores concursos de projetos científicos da América Latina. “Estávamos só empolgados para conhecer Florianópolis. Não esperávamos toda essa repercussão”, admitiram, ainda sem acreditar no resultado. Mesmo sem expectativas altas, a empolgação logo tomou outra forma no momento da premiação. Os dois estudantes foram chamados ao palco três vezes para receber prêmios de destaque na 10ª edição da feira, que ocorreu de 25 a 28 de setembro de 2024.

O projeto GuardTI, criado por Brenda e Kaiky, foi desenvolvido através do Centro de Inovação Solidária, iniciativa promovida pelo Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling para fomentar ideias com foco voltado para as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024. A dupla teve a ideia de uma solução acessível e inclusiva para alertas de emergência voltada para pessoas com deficiência visual e auditiva. O dispositivo utiliza tecnologias de baixo custo para emitir alertas multissensoriais, com sinais sonoros, visuais e táteis, garantindo segurança e acessibilidade em situações de emergência. Na premiação, Brenda e Kaiky conquistaram:

🎖O Prêmio Orama da Revista Iberoamericana de Divulgación y Cultura Científica, que permitirá aos estudantes publicar um artigo em uma revista científica internacional;
🎖O Troféu Lenda Solacyt e a medalha de Platina, reconhecendo o GuardTI como o melhor projeto da feira Infomatrix Brasil 2024;
🎖Um credenciamento para representar o Brasil na Final Mundial da Infomatrix, na Romênia.

Rodrigo Barreto, coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling e orientador do projeto, destacou a dedicação dos alunos: “O impacto de tudo isso vai além da inovação tecnológica. Brenda e Kaiky são exemplos de como a ciência pode transformar realidades”, comemorou o professor, que orientou a dupla e mais sete outros alunos que também participaram do evento em Florianópolis. No total, a QI Faculdade & Escola Técnica garantiu 14 prêmios, quebrando o recorde anterior da competição que era de 9 prêmios, alcançado pela própria instituição em 2022.

Brenda e Kaiky fazem parte do Programa Jovem Aprendiz QI de web desenvolvedor e foram escolhidos pela empresa RS Florestal para estudar na QI Faculdade & Escola Técnica. Através da parceria entre as duas instituições, a dupla vencedora aprende em aula e executa os ensinamentos em seu trabalho de meio período na empresa. Pensando nisso, após a viagem para a premiação, o professor Rodrigo Barreto conta que a ideia era que todos pudessem descansar pelo menos uma semana. Porém, o entusiasmo é tanto, que Brenda e Kayki já estão pensando nos primeiros passos para garantir o passaporte: “Ficamos surpresos com tantos prêmios, mas agora nossa cabeça está na Romênia. Queremos representar o Brasil da melhor forma possível”, contou Brenda. Kaiky completou: “Ver nosso esforço reconhecido é uma motivação para continuar buscando soluções que impactem vidas”, concluiu o aluno.

Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling e Inovação Solidária
O Centro de Inovação Solidária é uma iniciativa do Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling, criada para fomentar a criação de projetos voltados à solução de problemas sociais, com foco em questões emergentes e de impacto, como as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. O centro oferece suporte técnico e acadêmico para que os alunos desenvolvam soluções inovadoras que aliem tecnologia e responsabilidade social, proporcionando aos participantes a oportunidade de transformar ideias em projetos que promovam inclusão e melhorias reais na comunidade.

Recorde histórico de prêmios na Infomatrix 2024
Em 2024, a QI Faculdade & Escola Técnica superou seu próprio recorde na Infomatrix Brasil, conquistando 14 prêmios com apenas 7 projetos, superando a marca de 2022, quando levou 9 prêmios com 10 projetos. Cinco dessas iniciativas vieram do Centro de Inovação Solidária, destacando o compromisso da QI em usar a ciência para responder aos desafios reais da sociedade.

Conheça os demais projetos premiados da QI Faculdade & Escola Técnica:

Me Ajude Pet
Plataforma para ajudar ONGs e animais abandonados. Facilita doações e adoção de animais de estimação, além de possibilitar reencontros entre tutores e seus animais com a ajuda de IA. As alunas Emily Quevedo e Érica Correia (Técnico em Informática para Internet, QI de Alvorada) ganharam Medalha de Bronze e credenciamento para a iWise Londres.

FATOBOT
Chatbot para WhatsApp que verifica a veracidade das notícias usando IA e análise humana colaborativa, garantindo que você esteja sempre bem informado. A aluna Michele Lescano (Técnico em Informática para Internet, QI de Viamão) garantiu Medalha de Bronze e bolsa na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Fábula Arca
Mesa interativa para professores criarem cenários lúdicos e multimídia para educação infantil, oferecendo uma nova forma de ensinar com muita diversão. O aluno Lucas Fernandes (Egresso de Técnico em Administração, QI Salgado Filho) conquistou Medalha de Bronze e bolsa na Unisul.

Ciência On
Plataforma que centraliza informações sobre feiras científicas, ajudando jovens a ingressarem no mundo da pesquisa com dicas, histórias inspiradoras e tudo o que precisam para participar. A aluna Raquel Resende (Abraçando com Ciência) ganhou Medalha de Bronze e bolsa na Unisul.

Helpitem
Um aplicativo para encontrar itens essenciais durante catástrofes, como nas enchentes e pandemias. Os comerciantes próximos podem responder se possuem o item procurado, evitando deslocamentos desnecessários. A aluna Jhasmmim Cardoso (Técnico em Administração, QI de Rio Grande) conquistou Medalha de Bronze e bolsa na Unisul.

I9Urb
Um aplicativo que permite aos cidadãos relatar problemas na cidade, como buracos e acúmulo de lixo, criando um mapa interativo para que todos possam cobrar a solução da prefeitura. O aluno Carlos Chagas Lopes (Técnico em Administração, QI de Rio Grande) foi premiado com Medalha de Bronze.

Sobre a QI:
A QI é uma uma instituição de ensino gaúcha formada por duas bases: a FAQI, Faculdade QI Brasil, com Nota Máxima Institucional reconhecida pelo MEC, e a QI Escola Técnica, referência em empregabilidade. Com 34 anos de experiência de ensino, a QI formou mais de 150 mil estudantes entre cursos técnicos, profissionalizantes, graduação, pós-graduação, inglês e cursos livres. Visando incentivar novos pesquisadores, criou o Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling, que além de apoiar os estudantes com o desenvolvimento e a orientação de projetos acadêmicos e científicos, já conquistou mais de 100 prêmios em feiras nacionais e internacionais.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Pedro Del Fabro
@navecomunica
pedro@navecomunica.com.br
(51) 9 9814.1799 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore