Moradora do bairro Harmonia, 47 anos, Chris Siberino é ativista pela visibilidade trans, celebrada nacionalmente no último dia 29 de janeiro e, mundialmente, em 31 de março. Cabeleireira e maquiadora, ela faz parte dos seis pacientes transgêneros que ilustram a exposição Orgulho de Ser. A mostra pode ser conferida até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, no Ambulatório T de Canoas (Rua Araçá, 74, Centro).
“É uma reexposição. A primeira ocorreu em março de 2022. Desta vez, é organizada pela Coordenadoria das Diversidades, Povos e Comunidades Tradicionais em parceria com a Política LGBTQIAPN+, da Secretaria da Saúde e Ambulatório T”, destaca o enfermeiro e gestor técnico do Ambulatório T, Sergio William Prinstrop. As fotos da mostra foram feitas pelos fotógrafos Alisson Moura e Guilherme Pereira.
“A mostra é uma oportunidade para promover a conscientização e combater a discriminação que muitas pessoas trans enfrentam diariamente. A visibilidade trans é essencial para quebrar estereótipos e preconceitos, bem como um compromisso contínuo para promover a inclusão e a igualdade”, salienta Sergio.
Para Chris, que foi Miss Trans Canoas em 2016 e 2018, é fundamental as pessoas buscarem acompanhamento profissional especializado ao fazer a transição de gênero. “Eu iniciei por conta própria e não recomendo para ninguém. Sofri com aumento de peso e refletiu na minha autoestima. Quando cheguei ao Ambulatório T fui bem acolhida e orientada. A equipe é muito qualificada e tem um atendimento totalmente humanizado”, explica.
Conheça mais:
O Ambulatório T conta com uma equipe multidisciplinar para fornecer uma variedade de serviços de saúde, desde atendimento médico geral até cuidados específicos relacionados à transição de gênero. A estrutura presta atendimento especializado no cuidado em saúde para pessoas trans, travestis e não-bináries residentes de Canoas e Nova Santa Rita.
Pacientes interessados podem procurar a sede do Ambulatório T ((Rua Araçá, 74, Centro) ou agendar o atendimento através do Whatsapp (51) 3181-0718.
Texto: Clarissa Colares
Edição: Valéria Delucca