Oitenta e nove famílias afetadas pelas enchentes de maio de 2024 receberam nesta quinta-feira (27) as chaves de seus novos apartamentos no Residencial Floratta, no bairro Mato Grande. Os novos moradores do condomínio foram contemplados pelo programa Compra Assistida, do Minha Casa, Minha Vida, em um esforço conjunto do governo federal e da Prefeitura de Canoas.
A primeira a receber a chave do seu novo apartamento foi a confeiteira Tatiane Saraiva Figueiredo, 35. Moradora do bairro Mathias Velho na época de enchente, ela teve a casa atingida e precisou se abrigar em uma igreja por cerca de um mês antes de poder voltar, mas o lugar onde vivia já não era mais o mesmo. Agora, vai morar com o marido no bairro Mato Grande e mudar de vida. “É um momento muito feliz, muito gratificante. É a realização de um sonho”, comentou a confeiteira. “É tempo de viver novos começos.” O operador de máquina Wilson Machel Carpes da Rosa, 33, vai morar no apartamento novo com a esposa e os filhos de 1 ano e meio e 4 meses. Antes da enchente, vivia no bairro Mathias Velho. “Perdemos muitas coisas, deu até um desânimo de ver tudo destruído. Estou até sem palavras hoje, para nós vai ser muito bom.”
O prefeito Airton Souza destacou que ter moradia é uma questão de dignidade para as pessoas, e a administração municipal tem agido para que os afetados pelas enchentes do ano passado possam ter novamente suas casas para recomeçar. “Temos trabalhado muito para quer tudo aconteça muito rápido”, disse o prefeito, que também cobrou agilidade do governo do Estado para a liberação de recursos para atender as necessidades de Canoas no que se refere à reconstrução e proteção da cidade. “O governo do Estado tem que ser sensível para a liberação de recursos. Tem que tirar esses valores da gaveta.” O vice-prefeito Rodrigo Busato elogiou a união entre o Município e o governo federal para viabilizar as novas moradias e outros projetos, e destacou que a administração municipal tem atuado em diversas frentes para recuperar a cidade e protegê-la de novas enchentes. “De nós não vai faltar luta e dedicação para a reconstrução da cidade.” O secretário municipal da Habitação e Regularização Fundiária lembrou ainda que a administração municipal segue trabalhando para atender a todos os atingidos pela calamidade do ano passado. “Hoje é um dia que simboliza todas as entregas que ainda vamos fazer.”
Compra assistida
De acordo com o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, outras 63 famílias já obtiveram novas moradias em Canoas através do Compra Assistida desde a enchente. Há ainda 25 em fase de contratação. O programa do governo federal ajuda famílias afetadas pelas enchentes, com renda de até R$ 4.700,00 a comprar imóveis com valor de até R$ 200 mil. “O Compra Assistida pode entregar muito mais. E se Canoas precisar de mais, a gente vai colocar mais recursos.” O secretário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul do governo federal, Maneco Hassen, afirmou que o objetivo é atender a todas as pessoas que tiveram perdas com as enchentes. “Vamos continuar entregando até que a última família que tem direito receba o seu imóvel.”
Uma Resposta
Também tive minha casa interditada e até o momento nada de chamarem