Diversas opções de presentes com preços acessíveis podem ser encontradas na tradicional Feira de Natal da Economia Solidária de Canoas. A atividade, aberta nesta segunda-feira (11), seguirá até o dia 23 de dezembro, das 9h às 19h, na rua Tiradentes, entre a rua 15 de Janeiro e a avenida Getúlio Vargas.
Mais de 130 artesãos participam do evento, distribuídos em 30 bancas, com a oferta de uma grande variedade de produtos. Entre as alternativas de produtos, a população encontra peças de artesanatos, flores, plantas ornamentais, hortaliças, além de itens de alimentação, entre outros.
Os visitantes também serão presenteados durante o evento pelos organizadores. No dia 22 de dezembro, às 18h, haverá um sorteio de brindes natalinos para os clientes da feira.
Criatividade nas vendas
O artesão e escultor Adnan Mahmud, 64 anos, participa há 20 anos de feiras promovidas pela Economia Solidária de Canoas. “Sou escultor há 40 anos e, a cada evento, a expectativa de vendas só aumenta. Na minha banca, ofereço opções de presentes personalizados com gravação de nomes e dedicatórias feitas na hora da compra de cuias ou taças”, destacou.
O artesão Dauto José Pacheco, 71, também utiliza a criatividade para inovar. “Eu uso lata de bebida para fazer canecas de alumínio, além de porta chaveiros e relógios. Temos que usar a criatividade para atrair clientes e aumentar as vendas. Acredito que terei aumento de 50% nas vendas, em comparação com o ano passado”, contou.
Geração de renda
Segundo o diretor da Economia Solidária e Apoio ao Cooperativismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), Felipe Nogueira dos Santos, a feira natalina visa promover a geração de renda e fortalecer a economia local. “As feiras da economia solidária atraem consumidores, empreendedores e futuros artesãos, gerando fluxo de pessoas na ocupação de espaços públicos e incentivando o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, afirmou.
O evento é uma realização da Prefeitura de Canoas em parceria com o Fórum Canoense de Economia Solidária. A atividade integra o Calendário Oficial de Eventos do município.