FELIPE MARTINI: “estar ao lado do prefeito Jairo Jorge na gestão, na vida pública, é uma honra, um aprendizado diário”

Clique para ouvir esta notícia

Hoje o café com Notícias da Aldeia é com o secretário da Saúde de Canoas, Felipe Martini. Ele foi a grande surpresa das eleições para Prefeitura de Canoas, em 2016 fez quase 23 mil votos e despontou com um promissor político de nossa cidade. Na ocasião apoiou o candidato a prefeito Luiz Carlos Busato, que venceu o pleito derrotando Beth Colombo, candidata de Jairo Jorge.

Como o mundo dá voltas e a política também, em 2020 o apoio virou e Martini apoiou Jairo Jorge, que venceu a contenda contra Busato. Desde então ao advogado Martini tem sido o fiel escudeiro do prefeito, e foi assim durante os 362 dias que Jairo ficou afastado do Paço Municipal.

Hoje, após o retorno de Jairo, ocupa uma das pastas mais importantes e nevrálgicas do município, à Saúde. E é sobre isso que falaremos, são quatro meses à frente de uma crise que nunca acaba, aqui Martini fala um pouco dos problemas e das conquistas de sua gestão.

Martini se manteve fie a Jairo Jorge na tristeza e na alegria

VEJAM E TIREM SUAS CONCLUSÕES.

Como o senhor recebeu a Saúde no retorno ao governo juntamente com o prefeito Jairo Jorge?

Iniciamos nosso trabalho dia 05.05.2023 na SMS e nossa primeira ação, foi em conjunto ao Prefeito Jairo Jorge, realizar um profundo diagnóstico das contas da cidade, avaliando os impactos diretos nas ações de promoção dos serviços de saúde. O desequilíbrio fiscal produzido pela gestão em 2022, fornecedores sem pagamento a 3, 4, 5 meses, servidores públicos competentes afastados de suas atividades e desestruturação do fluxo de procedimentos, precarizaram serviços e prejudicaram a população.

O que foi e tem sido feito para a saúde, finalmente, funcionar na cidade?

Estamos reestruturando a SMS, valorizamos servidores que detém a inteligência e memória dos serviços, equacionamos débitos com fornecedores, revemos processos, constituímos um novo workflow para que possamos dar o próximo passo. Vamos crescer os serviços de saúde com sustentação e efetividade. Não adianta evoluir por 5 meses e ali na frente retroceder novamente. Isso só se conquista com processos sólidos e responsabilidade fiscal.

O senhor já vê resultados positivos em seu trabalho na saúde?

O prefeito Jairo Jorge é um competente gestor e suas ações são equilibradas e com planejamento. Isso nos deu segurança para podermos superar as crises diárias e fazer muitas entregas nesses 70 dias de gestão. Cito algumas como a nova UBS Fernandes, reformada e ampliada no bairro Niterói, o ambulatório T, a abertura de mais um consultório da telemedicina (programa Médico Online) na UBS União e a ampliação de especialidades médicas desse serviço, como a neuropediatria.   Resgatamos o programa Nascer Canoas, o PIM, aderimos ao programa Brasil Sorridente. Estamos constituindo novo processo, que terá busca ativa, para reorganizarmos nossas filas de espera de consultas, exames e cirurgias. Iniciamos a reforma da sala do tomógrafo no HPSC e iniciamos o processo de compra de 02 novos equipamentos. Também estruturamos nossa operação inverno, com a abertura estendida das UBSs Caic, União, Mato Grande e Nova Niterói até as 21hs, assim como as farmácias Caic e União funcionando até as 22hs. Colocamos a disposição da população ambulância para realizar o transporte dos pacientes entre as UBSs, UPAS e Hospitais. Ampliamos pontos de acesso a vacinas no nosso Prefeitura Itinerante, Prefeitura na Rua e nos dois shoppings da cidade.  Avançamos na construção das novas UBSs Prata, São José, Olaria, MQ2, e também em novos projetos como na construção de nova UBS Igara. Também vamos oferecer a população os serviços de mais uma UPA no bairro Niterói nesse segundo semestre de 2023.  Trabalhamos diariamente com a SMGH buscando um novo modelo de governança para nossos hospitais HU e Gracinha. Só assim teremos maior estabilidade, eficiência e excelência dos serviços ofertados pela nossa rede hospitalar a nossa população. Com este objetivo, também estamos trabalhando na licitação para contratação de nova instituição que fará a gestão do HU e dar um passo na modelagem de uma PPP da saúde para este grande hospital. É importante grifar que as dificuldades seriam maiores nos nossos 03 hospitais, se não fosse o comprometimento e profissionalismo daqueles que todos os dias cuidam da vida de canoenses e gaúchos, que buscam aqui algum atendimento. Enfim, essas são algumas ações realizadas durante esse período.

Quais as principais dificuldades que o senhor tem enfrentado para um desempenho positivo?

As dificuldades deverão ser superadas ao longo de 2023, mas as maiores são aquelas promovidas pelo desequilíbrio fiscal de 2022 e a desestruturação dos procedimentos administrativos. Quando esses dois fatores coexistem, iniciasse o processo de precarização dos serviços de saúde.

5 – Estamos em uma época de aumento na demanda, por ser inverno e o aumento da procura devido às doenças respiratórias, o município está se preparando para isso?

Como falei anteriormente, já estamos com nossa operação inverno em pleno funcionamento. Ampliamos horários de atendimentos das UBSs CAIC, União, Nova Niterói e Mato Grande para até as 21hs. Também ampliamos para às 22hs o funcionamento das farmácias União e CAIC, assim o cidadão poderá se deslocar de sua consulta e chegar a tempo de buscar seu medicamento. Conectamos nossa rede de atendimentos com a oferta de ambulância para o transporte de pacientes graves que chegam nas UBSs. Assim realizamos o transporte desse paciente até uma UPA ou Hospital.  Também contratamos mais pediatras através da nossa telemedicina, além da oferta desse especialista na UPAS Rio Branco, Guajuviras e CASC. Também ampliamos os pontos de vacinação para nossas ferramentas de participação e dois shoppings da cidade. É importante dizer que quando assumimos, faltavam 34 medicamentos da nossa lista REMUME (relação municipal de medicamentos) e hoje, com planejamento e trabalho em conjunto com nossos servidores, poderemos chegar ao final do mês de julho, com a falta de apenas 10 medicamentos. Lembrando que muitas vezes alguns medicamentos encontram-se em falta no mercado por diversos fatores, impossibilitando a nossa aquisição. Também habilitamos 08 leitos de UTI pediátrica e 02 retaguardas para as SARS, conforme decisão da CIB 382/2023(Comissão Intergestores Bipartite). Isso nos dará suporte nos atendimentos e recursos para financiar o alto custo desse serviço. Hoje conectamos toda nossa rede, da atenção primária, passando pela secundária até a média e alta complexidade atendidas pelos nossos hospitais.

Como o senhor avalia as administrações de nossas casas de Saúde? E quais as ações para novos administradores?

Hoje temos uma instabilidade em nossos hospitais por diversos fatores. Isso é fruto da fragilidade das instituições que participam das licitações, as chamadas Organizações Sociais. Infelizmente esse modelo se exauriu. Nosso HU, por exemplo, precisa de grandes investimentos para se manter em funcionamento, mas tem pouca produtividade quando falamos em consultas e cirurgias. É importante dizer que esse problema não é experimentado apenas por Canoas, mas pela maioria dos municípios do Brasil  com gestão plena e hospitais. Lembro de um bom momento de Canoas, quando a gestão Jairo Jorge contrata o grupo Mãe de Deus. Nesse período nossos hospitais entregavam mais serviços e com maior eficiência. Também é importante reforçar que as leis 8.666 e 13019, não permitem contratações por mais de 05 anos. Isso, por si só, já é um dos grandes desafios na contratação de organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, que sejam sólidas e tenham lastro econômico. Outro problema é o modelo de governança que muitas vezes é instituído por uma organização sem fins lucrativos. O compromisso com a eficiência e desempenho, ficam em terceiro plano. E isso impacta na vida das pessoas.

Especulações dizem que os novos investidores da Ulbra estariam dispostos a gerir o HU, isso seria viável?

Nunca houve contato com a SMS para discussão dessa hipótese. Estamos elaborando novo procedimento licitatório com a SMGH, SML e PGM, portanto após edital publicado, estará acessível para todos que desejam participar do certame.

No campo da política, o senhor espera ver sua fidelidade ao prefeito Jairo Jorge ser recompensada em 2024, talvez ser o candidato a vice?

Fidelidade, lealdade e retidão, são características do comportamento humano, virtudes do indivíduo. Estão tatuadas na personalidade, são da natureza da pessoa.  Essas virtudes, ou você tem, ou não tem. Elas são inegociáveis. Portanto, quem é fiel aos seus amigos e leal aos seus princípios, não espera recompensa, contrapartida. Estar ao lado do amigo Jairo é um prazer, como é para qualquer pessoa estar junto aos seus amigos, seja nos momentos bons, seja nos piores momentos da vida. Já, estar ao lado do prefeito Jairo Jorge na gestão, na vida pública, é uma honra, um aprendizado diário.

O que o senhor acha de nosso momento político, diante da crise instalada em um governo que ainda não disse a que veio?

Hoje estou mergulhado na gestão. Não tenho acompanhando os movimentos da política com profundidade nesse momento, mas não estou impermeável a ela e aos fatos ocorridos na cidade.  Mesmo diante das dificuldades, seja política, seja pela falta de recursos, nosso governo promoverá até o final de 2024 muitas entregas. Desde grandes obras de infraestrutura e mobilidade, como a perimetral oeste, até as PPPs da iluminação e saúde. Ainda temos programas de proteção social, entrega de novas UBSs, UPA, ações de proteção da cidade frente as mudanças climáticas, programas de incentivo à cultura, esporte, educação, ações de segurança e trânsito. Reformas e reconfiguração do nosso Parque do gaúcho, recuperação do Capão do Corvo, dentre outras centenas de ações em nossas praças. Sem falar no ambiente acolhedor para quem visa morar e empreender em nossa cidade. Portanto, é um governo com personalidade, é liderado por um prefeito trabalhador, que conhece a gestão e a cidade.

Por fim, fale um pouco dos objetivos do político Felipe Martini e deixe uma mensagem para a população canoense.

Faço política por vocação, é minha missão. A política é o maior instrumento de participação e transformação social. O debate, a discussão, a promoção do convencimento através do diálogo, a disputa ideológica, isso é a boa política.  Para isso, estou sempre à disposição. Por fim, quero reforçar que eu e minha equipe, estamos trabalhando ininterruptamente para entregar mais e melhores serviços de saúde a quem mais precisa. Nossas ações são desenvolvidas com estratégia, prioridades e muito comprometimento. Sou bisneto do primeiro médico de Canoas, filho e irmão de médicos. Fui Secretário de Governança e Enfrentamento a Pandemia do governo Jairo Jorge em 2021, interventor do HU e HPSC, UPAS e CAPS, no momento mais difícil da nossa história, ajudando a fazer o combate o Covid-19. Tenho responsabilidade com essa história, com as pessoas que depositam confiança no êxito do nosso trabalho, com os servidores que acreditam na mudança, com o Prefeito Jairo Jorge que acredita no sucesso das nossas ações e com toda minha cidade. Sempre que chamado, estarei pronto para servir.

Uma Resposta

  1. Martini parece demostrar muita lealdade ao Jairo Jorge, afastado 2 vezes… por que mesmo???
    Se é tão Leal ao Prefeito AFASTASDO 2 vezes _ Precisamos de um candidato a prefeito que seja LEAL AO POVO desta vez. O nome da Nilce nem é cogitado nessa pesquisa e gostaria de saber porque e quem tira da cartola os nomes dessa infeliz pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore