Evento chega à terceira edição em 2025 e acontece de 25 a 28 de setembro, no Teatro SESC Canoas.
Amplo, acessível e inclusivo, estes são alguns dos adjetivos que definem bem o Festival de Cinema de Canoas (FECIC). Realizado desde 2023, o evento tem como propósito dar protagonismo ao cinema realizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, assim como, às produções audiovisuais, universitárias e independentes.
Muito mais do que um evento de exibição de curtas e longas-metragens, o Festival de Cinema de Canoas é uma plataforma de valorização da produção audiovisual gaúcha, universitária e independente, sendo um estímulo à economia criativa e ao fortalecimento do audiovisual como ferramenta de transformação social.
Em sua terceira edição, de 25 a 28 de setembro no Teatro SESC Canoas, o evento apresenta novidades aos amantes da sétima arte, como a intensificação de projetos já existentes, para tornar-se o principal festival de cinema da região, e a ampliação de sua programação.
Ao todo, são quatro categorias para competição: Estadual, voltada à realizadores independentes de todo o Rio Grande do Sul; Municipal, dirigida a realizadores independentes de Canoas; e Estudantil, para alunos da rede municipal de Canoas.
Novidade deste ano é a introdução da categoria Universitária, exclusiva para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o estado. Com a nova mostra o FECIC passa a ter quatro dias de programação dedicada ao audiovisual.
Com atividades gratuitas e acessíveis, o festival abrange mostra competitiva, oficinas de capacitação, debates sobre a programação cinematográfica gaúcha, participação de convidados especiais, homenagens e mostras temáticas com filmes de longa-metragem convidados, que trazem um olhar atento à sustentabilidade ambiental e à memória do cinema.
Além disso, com um olhar para o desenvolvimento de talentos locais e formação de plateia, o evento mantém o projeto Curta FECIC, que promove encontros com estudantes, professores e coordenadores pedagógicos para que possam conhecer o mercado audiovisual e suas possibilidades profissionais.
Edições anteriores
O FECIC surgiu com a missão de honrar o legado do audiovisual em Canoas, que teve a sua história iniciada em 1914 com a inauguração da primeira sala de exibição, o Cine Porcello.
A primeira edição, realizada de 22 a 24 de junho de 2023, foi um resgate da memória do cinema da cidade, sendo marcada ainda pela criação do Prêmio Cine Porcello, que também foi homenageado através de uma exposição fotográfica.
O 2º FECIC aconteceu de 15 a 17 de novembro de 2024, e foi marcado pela superação, resiliência e êxito, devido às enchentes que atingiram Canoas e muitas outras cidades do Rio Grande do Sul durante o mês de maio. Neste ano a premiação do evento passou a ser o Troféu Canoeiros, desenvolvido pela artista plástica Lorena Steiner. Uma forma de reverenciar a cidade que recebe o FECIC e o espírito comunitário dos canoeiros que atuaram como resgatistas durante o período das cheias em Canoas.
Além das premiações, a segunda edição do festival contou com a participação especial dos atores Werner Schünemann, que foi um dos homenageados por sua extensa carreira e contribuição para o audiovisual gaúcho e brasileiro, e Thiago Lacerda, convidado especial que participou do longa-metragem “Além de Nós” e fez a entrega de troféus de algumas categorias.
Exibições acontecem no Teatro SESC Canoas
Desde a sua primeira edição, o Festival de Cinema de Canoas tem como sede o Teatro SESC Canoas, espaço reconhecido como parceiro do cinema e das artes, e que contempla toda a infraestrutura necessária para a realização do evento. A escolha do lugar ainda remete aos tempos em que a cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre tinha grandes Cine Teatros, que serviam como palco para as duas formas de arte.
Identidade Visual
Canoas é conhecida como cidade dos cinemas, dada a tradição de ter salas em funcionamento desde 1914, e também como “Cidade do Avião”, devido à famosa Praça do Avião, um dos pontos turísticos locais. A identidade visual do Festival de Cinema de Canoas une os dois em uma representação iconográfica do avião (modelo F-8 Gloster Meteor, que está situado na Praça do Avião), à lente de um projetor de cinema, que também remete a negativos de filmes dispostos em simetria.
Conheça os vencedores das duas primeiras edições
1ª edição – 2023
Júri Oficial:
Melhor Filme na categoria Regional: “Sigma” (Allan Riggs e Rubens Sant’Ana)
Melhor Filme na categoria Municipal: “Noite Macabra” (Felipe Iesbick)
Melhor Filme na categoria Estudantil: “Algo sobre Ellie” (Dimitry D. Silva)
Menção Honrosa Municipal: “A Diferença entre Mongóis e Mongolóides” (Jonatas Rubert)
Menção Honrosa Regional: “Madrugada” (Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza)
Júri da Crítica:
Melhor Filme na categoria Regional: “Chove Lá Fora” (Mirela Kruel, Marco Souto e Tiago Sebbem)
Melhor Filme na categoria Municipal: “A Diferença entre Mongóis e Mongolóides” (Jonatas Rubert)
Melhor Filme na categoria Estudantil: “Algo sobre Ellie” (Dimitry D. Silva)
Júri Popular:
Melhor Filme na categoria Regional: “Estudo Sobre Esgrima Criolla N.2” (Ulisses da Motta)
Melhor Filme na categoria Municipal: “Noite Macabra” (Felipe Iesbick)
Melhor Filme na categoria Estudantil: “Identidade” (Julia Azevedo)
2ª edição – 2024
Categoria Estudantil:
Melhor Filme eleito pelo Júri Técnico + Troféu Metropolitano Ecossistema: “O Espelho” (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Canoas)
Melhor Filme do Colegiado de Canoas: “O Universo Oculto da Síndrome de Down” (Escola Estadual Affonso Charlier)
Melhor Filme do Prêmio da Crítica: “De Novo” (Instituto Pró-universidade Canoense – IPUC)
Melhor Filme eleito pelo Júri Popular: “O Espelho” (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Canoas)
Categoria Municipal:
Melhor Filme eleito pelo Júri Técnico + Troféu Metropolitano Ecossistema: “Flor” (Joana Bernardes)
Prêmio da Crítica: “Dias de Camus” (Cecília Schroeder Catarino)
Melhor Filme eleito pelo Júri Popular: “Flor” (Joana Bernardes)
Menção Honrosa – categoria Municipal: Júlia Almeida, atriz de “Flor”
Categoria Estadual:
Melhor Filme eleito pelo Júri Técnico + Troféu Metropolitano Ecossistema: “À Borda da Vida” (Camila Bauer)
Prêmio da Crítica: “Pastrana” (Gabriel Motta e Melissa Brogni)
Melhor Filme eleito pelo Júri Popular: “O Louco” (Guilherme Suman)
Menção Honrosa: “Ao Sol e a Sombra” (Richard Tavares)
3º Festival de Cinema de Canoas
De 25 a 28 de setembro de 2025, Canoas/RS
Site: https://festivaldecinemadecanoas.com.br/
Instagram: @festivaldecinemadecanoas
Entrada gratuita
Para referência
Criado com o objetivo de se tornar o principal festival de cinema da Região Metropolitana de Porto Alegre, o FECIC é realizado desde 2023, em Canoas. O evento, que chega a sua terceira edição em 2025, busca proporcionar um espaço para a exibição de obras – curtas-metragens -, que são produzidos em sua cidade sede, bem como, no estado e nas escolas e universidades de todo o Rio Grande do Sul, fomentando a produção de novos filmes e a formação de público. Mais informações no site oficial: https://festivaldecinemadecanoas.com.br/.
O 3º Festival de Cinema de Canoas é um projeto financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), através do IECINE, Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura. Uma realização da Prosa Filmes com apoio do SESC Canoas e Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão. Gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.