Em 2025, a 26ª edição do Festival Porto Verão Alegre convida o público a viver a cidade na época mais quente do ano, descobrindo a arte em diferentes espaços da capital gaúcha e da região metropolitana. Em Canoas, o Festival acontecerá de 18 de janeiro a 15 de fevereiro no Teatro do Sesc (Av. Guilherme Schell, 5340), com espetáculos de humor para o público infantil e adulto. Os ingressos custam a partir de R$20 e podem ser adquiridos diretamente na Unidade ou pelo site www.sesc-rs.com.br/
O Porto Verão Alegre nasceu em 1999 visando valorizar a classe artística gaúcha e gerar trabalho em um momento em que a cena artística costumava ficar em pausa, potencializa nesta 26ª edição a valorização dos artistas locais, fomentando o mercado que ainda se recupera da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio. Neste ano, serão mais de 160 atrações espalhadas por 19 palcos da capital e região metropolitana. Assim como nos últimos anos, a programação terá espetáculos para todos os gostos, abrangendo gêneros de comédia, comédia dramática, musical, infantil, drama, experimental, stand up, dança, espírita e ilusionismo.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Porto Verão Alegre 2025 – Canoas
Programação:
DE LA MANCHA, O CAVALEIRO TRAPALHÃO
Data: 18/01 (sábado)
Horário: 14h
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Classificação: Livre
Essa é a história de Dom Quixote de La Mancha, um cavaleiro muito trapalhão, que em nome de sua amada, Dulcinéia de Toboso, anda pelas estradas montado em seu cavalo Rocinante e acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, em busca de aventuras, lutando contra gigantes, dragões, exércitos e feiticeiros.
A COMÉDIA DOS AMANTES
Data: 25/01 (sábado)
Horário: 18h
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Classificação: 14 anos
A guerra entre os sexos ganhou mais um capítulo com a estreia da peça “A comédia dos amantes”. Com texto de Luiz Arthur Nunes e Angel Palomero. Uma narrativa bem humorada e inteligente, viaja através dos tempos em cenas clássicas que vão desde a Grécia antiga, passando pela Idade Média, chegando até nossos dias, num mix de situações engraçadas que nos faz pensar que esta disputa está longe de acabar.
STAND UP DE GIOVANA FAGUNDES
Data: 01/02 (sábado)
Horário: 18h
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Classificação: 16 anos
A forma como você pensa, enxerga e julga as coisas à sua volta, as suas crenças, sonhos, o jeito como se relaciona e quem você é foi construído ao longo da vida a partir das várias histórias que lhe contaram. Fenômeno da internet, Giovana trata de questões de gênero e relações afetivas com humor ácido e muita ironia.
TERAPIA COLORIDA
Data: 08/02 (sábado)
Horário: 18h
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Classificação: 12 anos
Uma comédia orgulhosamente colorida que mistura todas as cores numa mesma sessão. Mônica e Julia, Eduardo e Gustavo, se conhecem, se apaixonam e buscam a terapia para reviver os seus relacionamentos. Durante a sessão, cheia de cores, dores, amores e gargalhadas, as histórias se desenrolam. Uma história sobre a vida como ela é, que traz à cena a pauta LGBTQIA+ através de uma linguagem divertida que busca se conectar com todos, todas e todes.
COMÉDIA MULTINÍVEL
Data: 15/02 (sábado)
Horário: 18h
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Classificação: 16 anos
O grupo Comédia Multinível aborda vários níveis de comédia. Tiagão Martini (Sor Tiagão), Eduardo Bocão e Tiago Chi revezam com suas piadas que trazem diferentes realidades que se encontram ao falar de relacionamentos. Além das piadas, há interação com a plateia com o quadro Relacionamento Multinível e um jogo de improviso recontando as histórias que escutamos.