Fim de semana terá predomínio de instabilidade em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

20fim de semana dos canoenses será marcado pelo retorno da instabilidade. Conforme o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), o aumento das nuvens deve provocar pancadas de chuva entre a tarde e noite de sábado (2). Há riscos de temporais localizados.

A temperatura fica novamente na faixa dos 30ºC ao longo do final de semana. A máxima deve ser registrada na tarde de sábado, com os termômetros marcando 33ºC. As marcas ficam mais amenas somente na segunda-feira (4), com pouca variação térmica.

Confira a previsão detalhada para os próximos dias:

Sábado (2)
O sol aparece com nuvens, que aumentam ao longo do dia e podem provocar pancadas de chuva entre a tarde e noite. Há risco de chuva localizada com raios e trovoadas, assim como temporais localizados. Mínima de 21ºC e máxima de 33ºC.

Domingo (3)
A presença de muitas nuvens provoca chuva ao longo do dia. Há risco de pancadas localmente fortes com raios e trovoadas em alguns momentos. Mínima de 21ºC, e a máxima pode chegar a 30ºC. A temperatura seguirá elevada.

Segunda-feira (4)
Muitas nuvens provocam chuva ao longo do dia. Com menor variação, a temperatura fica amena. Mínima de 19ºC e máxima de 22ºC.

 

Defesa Civil distribui mais de 1,3 mil donativos para população afetada pelas cheias dos rios

As comunidades atingidas pelas fortes chuvas e cheias dos rios receberam ajuda através de donativos durante ações humanitárias no decorrer desta semana. As entregas de alimentos e itens de higiene e limpeza para os moradores iniciaram na quarta (29) e seguiram até esta sexta-feira (1º), por meio do Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), através da Defesa Civil.

Ao todo, os agentes distribuíram 1.355 itens nos três dias de entregas: 246 cestas de alimentos, 528 litros de leite, 53 pacotes de fraldas e 528 itens de higiene e limpeza. Os produtos foram destinados às famílias da Praia do Paquetá, ruas da Barca e da Prainha, no Mato Grande; rua Irmãos Risso, no São Luís; rua Hermes da Fonseca, no Rio Branco; região dos trilhos na rua Martin Luther King, no Mathias Velho, e rua General Sebastião Barreto, no bairro Niterói.

“O Eclima, por meio da Defesa Civil, está dando prioridade às regiões mais afetadas com a entrega de itens para essas pessoas que estão limpando as suas residências. O foco agora é no básico, naquilo que as pessoas mais necessitam para retomar suas vidas. Estamos ainda com nossa unidade à disposição para o recebimento de donativos e, posteriormente, vamos retomar campanhas e ações de entregas de colchões e materiais de construção para quem perdeu tudo”, disse o secretário adjunto do Eclima e coordenador da Defesa Civil, Igor Sousa.

 

Novembro teve aumento de 230% da chuva esperada para o mês

Novembro registrou um aumento de 233,83% no volume de chuva em comparação à média histórica para o período. Segundo o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), ao longo dos últimos 30 dias, foram acumulados 352,2 milímetros, enquanto o normal para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), seria de 105,5 mm.

Além de fenômenos climáticos adversos, como fortes chuvas e cheias das bacias dos rios, o penúltimo mês do ano também teve oscilação nas marcas dos termômetros e uma temperatura superior à média histórica mensal (21,7ºC). A mínima de 11,4ºC foi observada no dia 5, enquanto a máxima, de 35,5ºC, aconteceu no dia 21. A média ficou em 23,4ºC, ou seja, quase dois graus a mais do que o habitual para o mês.

 

Agente Mirim: alunos se tornam fiscais de trânsito por um dia

Um grupo de alunos da EMEF Castelo Branco participou de blitz educativa do projeto Agente Mirim, nesta quarta-feira (22), na rua Tapajós, no bairro Igara. Os estudantes exerceram o papel de guardas de trânsito e sinalizaram, inclusive, irregularidades para os motoristas, a fim de conscientizar os adultos durante as abordagens. A iniciativa é da Diretoria de Trânsito (Dirtran) da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM).

Alunas do 6º ano da EMEF Castelo Branco, Kemily Machado Fontes e Laura Silva Machado, ambas de 12 anos, não escondiam o contentamento com as ações práticas. “Estou gostando porque é algo diferente e que podemos aplicar e avisar a família”, disse Kemily. “Aprendemos mais sobre regras de trânsito e informamos as pessoas que não sabem”, acrescentou Laura. Todos os participantes das aulas teóricas e práticas do projeto receberam um certificado.

A orientadora da escola, Luciane Novakowski, ressaltou a importância do trabalho de conscientização do projeto. “Muitos motoristas acabam bloqueando o trânsito e colocando em risco os alunos. Então é de extrema importância esse trabalho porque os alunos estão levando para dentro de casa essa educação”, afirmou.

Projeto

O Agente Mirim é destinado a alunos do ensino fundamental, com idade entre 8 e 14 anos, matriculados na rede municipal de ensino de Canoas. “É um trabalho de conscientização e educação com as crianças nas escolas. Através de uma atividade na sala de aula, informamos as coisas corretas e erradas que as pessoas fazem no trânsito. Escolhemos alguns alunos para participar dessa blitz interativa conosco. Eles estão com um talãozinho de advertências para preencher e deixar no carro”, disse o agente e gestor da Unidade de Educação para o Trânsito da SMTM, Marcos Carus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore