Foram apreendidas três caçambas na rua Engenheiro Kindler, no bairro Harmonia, por operarem de maneira irregular e clandestina. Os equipamentos não possuíam o documento de Controle de Transporte de Resíduos (CTR), nem apresentavam a identificação obrigatória, estando em desacordo com a Lei nº 4529/2001, que regula o transporte de resíduos em Canoas. A fiscalização ocorreu nessa quarta-feira (31), com o apoio de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos.
“Além da emissão do CTR, as caçambas devem ser identificadas e sinalizadas com adesivos refletivos para garantir a visibilidade noturna, especialmente para motociclistas e motoristas. Esta ação vai além de aplicar a lei, é cuidar da nossa cidade e evitar o descarte irregular de resíduos, garantindo a segurança de todos”, destaca o fiscal da Diretoria de Limpeza Urbana, Diego Menezes.
O proprietário das caçambas tem 60 dias para reivindicar a posse. Ele receberá multas de mais de R$ 5 mil por caçamba, por violar a legislação municipal. Menezes faz questão de destacar que Canoas está comprometida em coibir práticas ilegais e garantir um ambiente urbano limpo e seguro para todos.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Valéria Deluca