Na noite dessa segunda-feira (13), 150 agentes de saúde comemoraram a formatura no curso ‘Saúde com Agente’. A solenidade, que ocorreu no Salão de Atos da Unilasalle, contou com a presença de familiares, amigos e agentes públicos. Com o início em 2022, o curso fomenta o papel primordial dos agentes comunitários no funcionamento do sistema de saúde.
Agentes bem capacitados proporcionam atendimento mais humano e acessível à população, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas. “Celebramos, com reconhecimento e gratidão, a longa jornada dos nossos agentes de saúde. Uma preparação que exigiu muito de cada um. Nossos profissionais que estão na linha de frente, que vão onde ninguém vai, levando orientação, uma palavra amiga, nutrindo um sentimento bom em cada canoense”, destacou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
Para o secretário municipal de Saúde, Felipe Martini, o momento é de festa e celebração pelo avanço na carreira profissional dos agentes. “Além da alegria por essa formatura, celebramos a honra de contribuir para a formação dos profissionais. Mas não é apenas sobre trabalho e formação, é um momento sobre amor, sobre aquilo que a gente faz no nosso dia. Por isso, eu desejo a todos que a partir desse momento, com mais conhecimento técnico e teórico, possamos cada vez mais nos aproximar da população com estratégia, de forma eficiente, e fazendo tudo com amor, porque essa é a nossa missão, atender o canoense com carinho e respeito”.
“Minha eterna gratidão pela confiança de todos os formandos, que dedicaram tempo e esforço para aprender, crescer e enfrentar todos os desafios. Celebramos essa conquista olhando para o futuro com entusiasmo e determinação. Que este momento seja apenas o começo de uma trajetória repleta de conquistas e realizações. Parabéns também aos preceptores, pois eles compartilharam seu conhecimento e a experiência com todos os alunos”, frisou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), Caroline Schirmer.
O programa capacita e aumenta as atribuições de agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade dos serviços da atenção primária e também reforça a valorização dos profissionais.
Sobre o curso
O programa ‘Saúde com Agente’ é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). É o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido do país. A formação conta com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de dez meses.
Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung