A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, foi reconhecida como a ”Marca Gaúcha do Ano”, pela pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio (RS), sendo a mais lembrada pela sociedade gaúcha pelo segundo ano consecutivo. No ranking, a companhia também foi apontada a marca líder em Lembrança e Preferência, na categoria Marca Símbolo Retomada Econômica, um reconhecimento que reflete a atuação da Gerdau na reconstrução do Rio Grande do Sul após as chuvas, por meio de investimento em infraestrutura, habitação, educação e apoio às comunidades afetadas.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (24), em Porto Alegre, e contou com a participação de Jean Peluso, gerente executivo da unidade da Gerdau em Sapucaia do Sul, a Riograndense. O prêmio destaca, de forma exclusiva, as marcas mais lembradas e preferidas dos cidadãos do Rio Grande do Sul a partir de uma pesquisa estatística descritiva, com o intuito de reconhecer o protagonismo das empresas e instituições que possuem papel fundamental na transformação e no desenvolvimento econômico do estado.
“A história da Gerdau começou em Porto Alegre, há 124 anos, com uma fábrica de pregos, nascendo ali uma relação centenária com o Rio Grande do Sul, onde mantemos operações estratégicas e uma conexão forte com a população gaúcha. Como uma empresa genuinamente brasileira, a Gerdau busca ser parte das soluções aos desafios da sociedade e impactar positivamente as comunidades nas regiões em que está presente”, afirma Pedro Torres, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau. “Para contribuir com a reconstrução do estado, investimos mais de R$ 51,4 milhões, apoiando a retomada do protagonismo e da força inerentes ao povo gaúcho. Receber esse reconhecimento da sociedade é uma grande honra para todos os 30 mil colaboradores e colaboradoras da Gerdau”, pontua.
Segundo a pesquisa, a empresa também figura entre as dez primeiras colocadas em Lembrança e Preferência nas categorias especiais Marca Gaúcha Ambiental e Marca Gaúcha Inovadora, além de estar entre as preferidas na categoria Grande Marca Gaúcha do Ano.
A pesquisa Marcas de Quem Decide celebra sua 27ª edição em 2025. Com uma metodologia de entrevistas realizadas pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), revela as marcas mais lembradas e preferidas no Rio Grande do Sul em dezenas de segmentos da economia.
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).