Mulheres que realizam o pré-natal nas 27 Unidades de Saúde de Canoas, com prioridade para aquelas que são beneficiárias do Programa Bolsa Família, estão recebendo gratuitamente repelentes contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus (que pode causar microcefalia nos bebês). O produto de proteção é disponibilizado pela Prefeitura de Canoas.
A diretora da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde (SMS), Hadoika Aiko Ando Lacerda, explica que as gestantes podem retirar o repelente durante o pré-natal com a sua equipe de Saúde da Família de referência. “Nossa preocupação é proteger as gestantes contra a dengue e principalmente, prevenir contra a síndrome congênita do Zika Vírus”.
O uso diário do repelente inibe a picada do mosquito garantindo proteção para a mãe e o bebê. A estudante do curso de Técnico de Enfermagem, Bruna Dias, 28 anos, é uma das gestantes canoenses que conta com o serviço. Moradora do bairro Rio Branco, ela está grávida de cinco meses da sua primeira filha e já garantiu a proteção. “Procuro me cuidar bastante. É muito bom poder contar com a distribuição dos repelentes ainda mais neste momento em que a dengue avança em todo o país”.
Mais informações sobre a entrega de repelentes para as gestantes que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde em Canoas podem ser obtidas pelo telefone (51) 98255.1307. Além disso, denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 32361079.
Texto: Clarissa Colares
Edição: Valéria Delucca