Guarda de Canoas realiza treinamento de uso da viatura em situações de risco e de tiro para aprimorar atuação operacional

Clique para ouvir esta notícia

A atividade faz parte do Estágio de Qualificação Profissional Obrigatório Anual, que trabalha diferentes disciplinas no decorrer do ano

Agentes da Guarda Municipal de Canoas participaram, nesta segunda (15) e terça-feira (16), de treinamento de combate veicular e tiro. A atividade faz parte do Estágio de Qualificação Profissional Obrigatório Anual, conforme exigido por lei Federal. Por imposição legislativa, as guardas municipais de todo o País são obrigadas a realizar, no mínimo, 80 horas de requalificação profissional todos os anos. No estágio, são trabalhadas disciplinas como primeiros socorros, legislação, técnicas de abordagem, direitos humanos, armamento e tiro, entre outras. A ação desta semana abrangeu 21 agentes. Uma parte do treinamento, que abordou desembarque da viatura e técnicas de abordagem na rua, foi realizada no pátio da Guarda Municipal. A outra, de tiro real, com pistolas, carabinas e espingardas, ocorreu no Clube de Tiro Alpha.

De acordo com o responsável pela unidade de ensino da guarda canoense, Lisandro Carvalho, foram realizadas 12 horas/aula por dia nas atividades desta semana. Ao todo, segundo ele, o estágio, neste ano, contará com cerca de 92 horas/aula. “A disciplina trabalhada nesta semana faz parte da Instrução Normativa Nº 09 da Polícia Federal, é uma cadeira específica, normatizada, a qual todos os integrantes têm que passar por ela todos os anos, onde é trabalhado sobre legislação e os nossos guardas realizam treinamento prático com todos os tipos de armamento que a Guarda Municipal é habilitada, garantindo que seus integrantes estejam atualizados e aptos ao seu emprego na proteção pessoal e da sociedade”, explica Carvalho.

“Aproveitamos, dentro dessa disciplina, para aprimorar o manuseio dos equipamentos que utilizamos no dia a dia, o que fazer em caso de pane, como fazer recargas, como se portar junto aos momentos críticos de operação. O objetivo deste estágio é manter o operador adestrado o máximo possível para que ele tenha condições técnicas de, na rua, poder executar o melhor trabalho para nossa população”, frisa. “O investimento em treinamento contínuo traz mais confiança ao operador para trabalhar junto ao nosso cidadão com respeito e cordialidade, e quem colhe os frutos disso é a sociedade canoense”, completa.

Agente da Guarda Municipal há nove anos, Verônica Berft classifica o treinamento como “fundamental” para os servidores da segurança. “Nos deixa melhor preparados para atuar numa situação onde realmente precisamos agir e nos permite dar um melhor atendimento à população”, diz. “No estágio, desenvolvemos os mais variados treinamentos, tanto de enfrentamento, de fato, como por exemplo, a abordagem, o tiro real ou tiro simulado, quanto defesa pessoal e também atualizações sobre a legislação, até porque nós temos sempre que nos atualizar sobre tudo o que muda no cenário, tanto da segurança pública, como das demais áreas nas quais a gente acaba dando apoio para as outras secretarias”, destaca.

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore