Guarda Municipal nas escolas com a Operação Volta às Aulas e tem encontro literário na Biblioteca Municipal

Clique para ouvir esta notícia

O início do ano letivo para os alunos da rede municipal de Canoas marca também a realização da Operação Volta às Aulas, com a presença de equipes da Guarda Municipal (GM) em frente às unidades de ensino do Município. O emprego das rondas escolares, diariamente, conforme planejamento estratégico da corporação, será amparado pelos dados e estatísticas do Observatório de Segurança Pública. Nos próximos meses, os trabalhos seguirão sendo executados pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) por meio da GM canoense, em horários de entrada e saída dos alunos nos turnos da manhã, tarde e noite (EJA).

O secretário de Segurança Pública de Canoas, major Alberto Rocha, ressaltou a importância da atividade preventiva. “Essa é uma operação consagrada nesse momento de retorno das aulas e ela ocorre justamente para marcar o início do ano letivo e para fortalecer a nossa intenção de não trabalhar apenas na questão da repressão, mas principalmente na prevenção. A Operação Volta às Aulas é bem emblemática que reforça a necessidade de trabalharmos em prevenção junto às crianças, aos adolescentes, com as nossas EMEIs, EMEFs, o corpo diretivo de cada escola e com a própria Secretaria Municipal de Educação”, descreve.

O patrulhamento preventivo visa garantir a segurança de toda comunidade escolar e coibir situações de violência no entorno das instituições de ensino. Associado ao trabalho dos guardas concentrados em diferentes endereços, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) garante o suporte tecnológico, por meio de câmeras de monitoramento assistindo as movimentações no em torno das escolas.

O inspetor da GM de Canoas e coordenador da Ronda Escolar, Tiago Vargas, destaca a movimentação promovida no primeiro dia do ano letivo. “A operação foi pensada para atender nos três primeiros dias de volta às aulas, o maior número de escolas possíveis dentro de cada região. As equipes estão distribuidas com viatura e responsáveis em frente de EMEIs e EMEFs. Após fazerem a entrada da manhã, as viaturas seguem para o rito ordínário, mais tarde, às 11h 30, voltam para a operação com as escolas pré-definidas”, explica os trabalhos da manhã. Nos próximos meses, as rondas escolares nas imediações das escolas persistem.

LEIA MAIS

Prefeitura promove encontro literário na Biblioteca Municipal

Parceria com a Secretaria da Educação disponibilizará ônibus gratuitos para os alunos

A prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Cultura, pensando na valorização do acesso à cultura, convida os estudantes canoenses a participar do projeto Bebeteca. O encontro acontece na Biblioteca Municipal João Palma da Silva, todas as segundas-feiras, pela manhã no horário das 10 horas, e à tarde às 15 horas, ministrado pela contadora de histórias Christiane Oliveira, mais conhecida como Professora Maluquinha.

O projeto Reciclando com Histórias está completando 25 anos, com foco no incentivo ao hábito da leitura e na formação de futuros leitores. Professora municipal há mais de 30 anos, Christiane acredita que, através da educação e do conhecimento, ajuda na formação de uma sociedade mais promissora.
A parceria também se estende à Secretaria da Educação (SME), disponibilizando ônibus gratuitos para o deslocamento dos alunos. A secretária-adjunta municipal de Cultura e Turismo, Larissa Rodrigues, salientou a importância da ação e a oportunidade de trazer esses alunos para prédios históricos da cidade. “É um grande projeto, que mostrando um resgate do que é a história do município Canoas”, completou.

A atividade já está acontecendo e é será realizada até o final do ano letivo de 2025. Para agendar, as escolas podem ligar diretamente para a Biblioteca, no telefone (51) 3425-7702.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore