Corporação efetuou, ainda, mais de 6,3 mil rondas nas escolas municipais no decorrer do ano passado
A Guarda Municipal de Canoas encerrou 2025 com resultados expressivos na área da segurança pública. Ao longo dos 12 meses do ano, foram realizadas 456 operações em diferentes pontos do Município, que resultaram em 174 prisões/conduções. O número é 21,6% maior do que o realizado no mesmo período de 2024.
Entre as operações desencadeadas pela Guarda, um dos destaques é a Amanhecer Seguro, que contou com 365 ações, numa atuação diária com o objetivo de garantir a segurança dos canoenses no horário em que muitos estão indo ou retornando de seus trabalhos, nas primeiras horas da manhã. Dentro do patrulhamento preventivo, a corporação realizou, ainda, 6.350 rondas nas escolas da rede municipal.
A Guarda atuou também em dezenas de operações conjuntas e integradas com outras forças de segurança e secretarias da Prefeitura. Dentre elas ações de Balada Segura e de Plantão Integrado de Fiscalização, uma força-tarefa realizada para fiscalizar comércios, bares e infrações diversas na cidade.
Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Alberto Rocha, o trabalho contínuo da Guarda Municipal contribuiu para o enfrentamento da criminalidade e para o aumento da sensação de segurança da comunidade canoense. “A Guarda, além de coadjuvante no combate à criminalidade junto à Brigada Militar e à Polícia Civil, tem uma responsabilidade social e comunitária junto à população. Temos a responsabilidade de proteger os parques e praças, as escolas, dar segurança para o canoense ir e vir para o trabalho, participar de operações em apoio a órgãos de fiscalização, além da questão do cumprimento das leis municipais, do combate à perturbação do sossego. Isso desafoga as instituições, principalmente a Brigada Militar, para fazer o patrulhamento mais célere, mais contundente nos crimes de maior potencialidade”, analisa Rocha.














