Dois agentes da Guarda Municipal (GM) de Canoas participam de um Curso de Habilitação em Armas Longas – Carabina, nas dependências do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BI Mtz) do Exército Nacional, em Sapucaia do Sul. O treinamento teve início na quinta-feira (23) e segue ao longo do dia desta sexta-feira (24), com atividades teóricas e práticas para aprimorar o desempenho e padronizar a atuação dos guardas. Além dos representantes da guarnição de Canoas, a capacitação contou ainda com alunos de Cachoeirinha, Sapucaia, Viamão, Imbé e agentes da Polícia Penal.
“Desenvolvemos a atividade prática de tiro real, a manutenção e toda a parte de montagem e desmontagem do equipamento. A atividade feita dessa forma permite que as guarnições dos Municípios aqui da Região Metropolitana possam se integrar e aproveitar todo esse networking para aprender uns com os outros. Em inúmeras oportunidades nós reproduzimos estratégias pelo fato de nossas cidades terem características semelhantes e, inclusive, realizarem operações conjuntas. É importante termos equipes que falem a mesma língua e trabalhem da mesma forma”, explica o instrutor institucional e membro da GM de Canoas, Lisandro de Carvalho.
Além do conhecimento do instrutor Carvalho, as práticas de tiro ainda contaram com a expertise do comandante da GM de Cachoeirinha, Vinicius Santa Helena, e de Wendersom Goulart de Oliveira, que é da GM de Campo Bom. A viabilização da instrução contou ainda com o apoio do 18º BI Mtz, por meio da cedência do espaço, e a ajuda de parceiros da iniciativa privada.
Uma Resposta
Avançar sobre papéis que já estão definidos para a PM não é nada favorável e ter acesso a armas, que exigem treinamentos e provas que apenas encarecem o custo do Estado para o povo. Se a PM não está sendo suficiente, que o Estado aumente o efetivo da estrutura já organizada para o fim, ao invés de criar uma estrutura paralela para atender às mesmas demandas. Do ponto de vista gerencial, isso é desperdício puro de dinheiro, ineficiência administrativa e incoerência lógica básica.