O conhecimento em torno dos minuciosos movimentos de dedos, expressões faciais e movimentos corporais, todos aplicados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Cientes de que esse é o modo que a maioria das pessoas surdas e mudas possuem para se comunicar na sociedade, três agentes da Guarda Municipal (GM) estão matriculados em um curso gratuito promovido pela EMEF Bilíngue para Surdos Vitória.
Embora não seja o primeiro contato com Libras, a guarda municipal Natália Normann revela que já aplicou parte do que apreendeu durante patrulhamento nas ruas. “Realizar um modo intermediário, presencialmente, é bem diferente. O curso tem sido muito importante porque já tive a oportunidade de abordar e conversar com duas pessoas surdas, através das línguas de sinais, durante meu trabalho na rua”, revela. Natália afirma que concluiu uma capacitação básica em Educação à Distância (EAD).
O guarda municipal Guilherme Brito afirma que sempre busca aperfeiçoar seus conhecimentos. “A maioria dos guardas que eu conheço estão sempre em busca de aperfeiçoamento para melhor atender a comunidade”, assegurou. Natália e Brito fazem parte do grupo do último chamamento e atuam nas ruas de Canoas desde agosto de 2023. Além da dupla, o agente Silvio Brum também está matriculado na qualificação.
A professora de anos iniciais, tradutora e intérprete Patrícia da Cunha explica a dinâmica das aulas gratuitas, de nível intermediário, oferecidas pela entidade de ensino. “A proposta da escola é oportunizar esse conhecimento e realmente fazer a comunicação acontecer. Começamos com uma turma de 50 alunos no semestre passado e, após a conclusão, todos os aprovados solicitaram um módulo 2 e aqui estamos”, falou Patrícia.
As aulas da turma tiveram início neste mês de abril e a conclusão do curso, com carga horária total de 30 horas, está prevista para o dia 18 de julho. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 15h às 17h, na sede da EMEF Bilíngue para Surdos Vitória, rua Caçapava, 400, no bairro Mathias Velho.
Escritório de Comunicação