HISTÓRIAS QUE CURAM | Estante encantada leva o poder da leitura para crianças internadas em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Projeto criado por estudantes de Medicina da Ulbra transforma o corredor da ala pediátrica do Hospital Universitário em um espaço de imaginação e acolhimento

Um corredor que antes era usado apenas para o vai e vem de profissionais e pacientes agora também é morada para histórias, sonhos e aventuras. A “Estante Encantada”, criada por três estudantes de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), leva livros de literatura infantil para a ala pediátrica do Hospital Universitário de Canoas (HU), oferecendo às crianças hospitalizadas a chance de se reconectar com a imaginação e o prazer da leitura.

A iniciativa surgiu em março de 2024 e acabou de ser colocada em prática. A estudante Luana Bortoluzzi, do quarto semestre de Medicina, conta que a ideia nasceu dentro da própria universidade.

“Eu estava na biblioteca (Martinho Lutero) estudando e vi muitos livros infantis que vieram da rede de escolas da Ulbra. Pensei que seria importante levarmos esses livros para o hospital, para as crianças. A Ulbra doou cerca de 130 exemplares, todos plastificados para garantir a higiene”, explica.

A proposta logo ganhou força com Victória Rafo e Laura Motta, colegas do sexto semestre, que também se uniram para viabilizar a ação junto às equipes do hospital.“Vimos a necessidade das crianças se afastarem um pouco das telas e voltarem para o mundo da leitura. Sabemos que, quando estão internadas, elas sentem falta das festas, das interações e da rotina escolar e os livros ajudam a mantê-las próximas desse universo”, destaca Victória.

Laura acrescenta que o projeto também tem impacto no neurodesenvolvimento infantil. “A leitura estimula áreas cognitivas e comportamentais, a imaginação e a criatividade, que muitas vezes ficam adormecidas durante o período de internação”, explica.

 Um refúgio dentro do hospital

Para a enfermeira Jaqueline Almeida, que atua na unidade de internação pediátrica do HU, a iniciativa trouxe ganhos que vão além do entretenimento.“O projeto beneficiou as crianças a nível psicológico. Elas encontram na estante um refúgio, um mundo fora das paredes do hospital. Muitos pais também relatam que o hábito da leitura se estende para casa, fortalecendo o vínculo entre eles e os filhos”, afirma.

Mais do que um móvel fixo, cuidadosamente instalado conforme as normas de segurança hospitalar, a Estante Encantada é um lembrete de que o cuidado com a saúde também passa pela mente e pela imaginação. O projeto seguiu todas as recomendações do hospital e conta com dois borrifadores com desinfetante e um recipiente de álcool em gel, garantindo a higienização dos livros após o uso.

Rede de apoio

 A Estante Encantada é resultado de uma rede de colaboração que reuniu diferentes setores e profissionais. Participaram da construção do projeto o Grupo SóRiso, a Biblioteca Martinho Lutero (Ulbra Canoas), o coordenador do curso de Medicina da Ulbra Canoas, Dr. Marcelo Guerra, e o coordenador adjunto do curso e responsável pelas unidades pediátricas do HU, Dr. Cristiano Amaral de Leon.

Além deles, o economista Adrian Pavoni dos Santos cedeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como base teórica para justificar o impacto social e cognitivo da iniciativa.

O projeto é permanente e quem quiser contribuir com doações de livros infantis pode entrar em contato pelo e-mail victoriarafo@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore