Sindicato Médico também repudia ações de retaliação aos médicos feitas pela direção do hospital
Os médicos prestadores de serviços do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) decidiram manter a suspensão dos atendimentos eletivos, iniciada nesta terça-feira, 5. A decisão ocorreu durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada pelo Simers, no final da tarde desta quarta-feira, 6, quando os profissionais avaliaram cronograma de pagamento da remuneração médica apresentado pelo hospital.
“Os médicos haviam solicitado um calendário de quitação até o final do ano, mas isso não foi contemplado e vamos reforçar aos gestores esta necessidade. Além disso, o Simers vai encaminhar ofício ao Ministério Público de Canoas e ao Conselho de Medicina repudiando a notificação extrajudicial que as empresas médicas que prestam os serviços receberam da direção do hospital, a qual condiciona o fim dos contratos caso a mobilização não seja encerrada. Isso é um absurdo, porque além de não receberem pelo trabalho realizado, ainda são ameaçados”, lamenta o coordenador da Região Metropolitana do Simers, Daniel Wolff.
O diretor do Sindicato Médico ainda ressalta que, apesar da suspensão das consultas e cirurgias agendadas, os médicos mantêm o atendimento de urgência e emergência, assim como aos casos críticos. “Esse é um movimento legítimo dos profissionais, tanto para garantir condições de trabalho quanto para que a população não sofra mais com o descaso dos gestores em relação à Saúde. Canoas é referência para mais de 100 municípios e o que vemos é a assistência respirando por aparelhos”, pontua Wolff.
O QUE DIZ A DIRETORIA DO HOSPITAL
O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) informa que os repasses da Prefeitura de Canoas estão em dia. Contudo, devido aos bloqueios judiciais sobre as verbas do SUS e de convênios, determinados pela Justiça do Trabalho, os pagamentos aos médicos contratados como pessoa jurídica (PJs) foram impactados. A direção do hospital está em diálogo contínuo com o corpo clínico, e os vencimentos estão sendo realizados conforme o cronograma acordado, com novos pagamentos programados para a próxima semana.
A diretoria do HNSG também se reunirá com representantes do Ministério Público do Trabalho nesta semana, buscando uma solução para liberar os valores bloqueados. No início da tarde desta terça e quarta-feira, houve uma paralisação parcial de algumas empresas prestadoras de serviços médicos. Os atendimentos de urgências, emergências e pós-operatórios seguem normalmente.
No momento, o hospital está tomando todas as medidas legais necessárias para garantir o funcionamento integral da instituição.
Ressaltamos que o HNSG tem mantido transparência e comunicação frequente com o corpo clínico e segue o cronograma de pagamentos acordado. É improcedente a informação sobre um suposto atraso de 50% dos valores da competência de julho; o ocorrido refere-se a um atraso de apenas dois dias, e o pagamento completo da competência de agosto, conforme acordado, será realizado ainda nesta semana.
Uma Resposta