É preciso ser um Titã para enfrentar a política da Aldeia, pois, desde os primórdios até hoje em dia o homem ainda faz o que o macaco fazia.
Politiquismo selvagem!
Falemos em golpe e contragolpe, afinal estamos todos perdidos na selva de pedra, os homens criaram e também destruíram.
E eu que não sabia de nada, INOCENTE EU, não aprendi que a vida é um jogo e é cada um por si, você não vai para o céu viu!
É bom aprender, que a vida é cruel. E a selva é de pedra!
Na quinta-feira dia (06) teremos a sessão da Câmara de Vereadores que poderá cassar o vice-prefeito de Canoas, é um momento triste da política da Aldeia, nunca isso aconteceu. Tivemos brigas entre prefeitos e vices durante seus mandatos conjuntos, mas nunca uma separação litigiosa com a que está para acontecer. Salvo uma grande virada, o Dr. Nedy de Vargas Marques irá deixar o Paço Municipal, mas, sempre haverá a possibilidade de judicialização do processo. Porém, devemos lembrar, que essa, e qualquer outra cassação, é um processo político. Pouco importa argumentos técnicos, jurídicos ou administrativos.
É político!
Por óbvio, que não pode haver irregularidades administrativas e quebra do rito processual. Também não adianta a pressão nos edis menos seguros para amedrontá-los.
Eu, particularmente, acho que tem chance de cassação. Triste, mas verdadeiro, momento de nossa política. Dr. Nedy não irá se entregar fácil, deve recorrer, mas a justiça é morosa, basta observar a Copa Livre, o tempo trabalha contra quem recorre à justiça e, não duvidem, até a justiça se manifestar muito provavelmente o governo Jairo/Nedy já terá acabado. Pois 2024, como diz um opositor, é logo ali, coisas da famosa terceira força que nunca vinga na Aldeia. Vamos ver se desta vez vai né?
Politiquismo Selvagem
Vamos recordar o caminhar do Impeachment, que começou tudo isso?
Pelo que sabemos nos noticiosos, o primeiro requerimento de impedimento foi impetrado contra Jairo Jorge, enquanto ele estava afastado por suspeitas de corrupção. Alguém provocou a chuva e, se fez, com isso tem que aguentar a tempestade. Na ocasião, em que o advogado Marcelo Fontella entrou com um processo, rejeitado pela Câmara, se imputou que Nedy ou Busato estariam apoiando o pedido. Mas habilmente o prefeito, através de seus interlocutores no Legislativo, interrompeu o levante e o pedido não seguiu adiante.
Terá Nedy forças para escapar?
Existe um ditado que define muito bem o momento, um grupo acha que “bala trocada não dói”, então seria apenas um contragolpe. Alguns têm a coragem de dizer, que o Dr. Nedy não tem voto e não é ameaça, então por que tanto empenho em cassá-lo?
Logo ali, teremos novas eleições novamente, quem seriam os adversários de, agora parceiros, Jairo Jorge e Busato?
Busato e Jairo nutrem um mesmo sentimento em relação ao Sucedâneo, eles acham que foram traídos pelo mesmo, lembram da frase na reposse do prefeito afastado: “A política ama a traição, mas abomina os traidores”. Tirem suas conclusões dessa frase, ela pode ter muitas interpretações. Só nos resta saber quem traiu quem né?
Em terras de traições, Busato e Jairo podem até não estar juntos, mas uma coisa tem em comum são adversários declarados de Nedy, talvez por isso o empenho político em deixá-lo de fora do ambiente político de 2024.
O certo é que o governo eleito em 2020 não decolou, no início com Jairo/Nedy, após só com Nedy. Agora Jairo Jorge, se não for afastado novamente, tenta recuperar o tempo perdido, mas em meio a uma grande crise, fica a pergunta, conseguirá?
Jairo foi procurar Busato e tentar salvar seu governo, existe muita gritaria contra essa união de dois antigos rivais. Serão as urnas que irão indicar se tudo isso que está acontecendo é certo ou errado. O eleitor é que será o verdadeiro juiz e cassar esse ou aquele, afinal é só a população tem esse poder, pena que eles não sabem disso.
Mas lembrem-se, desde os primórdios até hoje em dia o homem ainda faz o que o macaco fazia.
Uma Resposta
Que comentário perfeito! Parabéns pelo texto! Não me surpreende pois sempre tem escrito crônicas magníficas!