O Centro Olímpico Municipal (COM) de Canoas foi palco do Campeonato Brasileiro de Hóquei Sub-18 feminino neste final de semana. Oito equipes nacionais disputaram as partidas no sábado (27), enquanto as semifinais e finais ocorreram neste domingo (28).
A grande campeã foi a equipe do Sesi de São Paulo, que conquistou seu quarto título consecutivo. O segundo lugar ficou com o Grêmio Interlagos de São Paulo.
As gurias canoenses da AABB Canoas, únicas gaúchas na competição, que tem o apoio e estrutura da Prefeitura, fizeram bonito. Após perderem a oportunidade de ir para a final nos pênaltis, elas venceram a equipe paulista do São José de virada e conquistaram o terceiro lugar por 2×1, melhor aproveitamento para uma equipe que ainda é considerada nova na modalidade.
A atleta Juliana Mesa, de 16 anos, que faz parte do time canoense, estava emocionada ao final da partida e destacou a importância do apoio ao esporte. “Obrigada aos familiares e também à prefeitura, que está sempre nos apoiando, dando o suporte que a gente necessita. Foi uma vitória este terceiro lugar, foi um campeonato intenso, muitas emoções, muita adrenalina, times ótimos de todo o Brasil. E ficamos muito felizes que o esporte está se fomentando e crescendo pouco a pouco, este resultado mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.
Canoas no cenário do esporte
“Esta é uma construção de muitas mãos, que nos possibilita hoje estar recebendo eventos desse nível aqui na cidade. É uma realização a gente que trabalha com esporte poder estar recebendo um campeonato brasileiro com essa estrutura, com esse nível técnico que a gente viu aqui”, avaliou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Dimi Tresoldi.
O campeonato também contou com a participação das equipes Germania, Desterro, Floripa e Rio Hockey.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Carina Jung