HU projeta mil cirurgias em plano para redução de filas

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O Hospital Universitário (HU) de Canoas deu início na quinta-feira (6) a um mutirão de cirurgias eletivas que atenderá, até o final do ano, mil pacientes que aguardam na fila pelos procedimentos. A ação integra o Plano Estadual de Redução das Filas (PERF), pelo Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) – Componente Cirurgias, e faz parte de um conjunto de medidas viabilizadas pela administração municipal para reduzir a demanda reprimida na saúde do Município.

De acordo com a resolução n.º 022/25 da Comissão Intergestores Bipartite/RS (CIB/RS), publicada pela Secretaria Estadual da Saúde, o programa vai destinar R$ 2.367.304,25 em recursos federais para a realização dos procedimentos no HU. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, serão realizadas cem cirurgias já no mês de março, e a meta é realizar um total de 400 até junho e mil até dezembro. Inicialmente, serão contemplados pacientes que precisam de cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal: colecistectomia, colecistectomia videolaparoscópica, hernioplastia epigástrica, hernioplastia incisional, hernioplastia inguinal/crural (unilateral) e hernioplastia umbilical. A Secretaria Estadual da Saúde está realizando um levantamento para a inclusão de outras especialidades no PMAE e, em caso positivo, o HU atualizará a programação de cirurgias de acordo com a nova lista.

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A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta quinta-feira (6) um mutirão de recadastramento de pacientes para a realização de consultas e exames. A medida é mais uma ação para reduzir as filas na saúde do Município e o objetivo é atualizar os dados de todos os pacientes que aguardam atendimento no sistema de saúde do Município.

De acordo com a secretária adjunta de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Daniela Oliveira, o mutirão conta com o trabalho de 20 servidores, entre auxiliares administrativos e menores aprendizes, que estão entrando em contato com cada paciente que, segundo os registros do Município, ainda aguarda por consulta médica ou exame. A ideia é verificar a correção dos dados dos pacientes e se a necessidade pela consulta ou exame ainda persiste. Os contatos estão sendo feitos por meio de ligação telefônica e mensagem pelo aplicativo WhatsApp. A secretária adjunta destaca ainda que a população pode fazer a atualização de seus dados diretamente nas unidades de saúde do Município para agilizar o atendimento.

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