A organização do 1ª edição do Festival de Cinema de Canoas (Fecic), acaba de divulgar os 32 filmes em curta-metragem que serão exibidos durante sua programação de forma gratuita (confira completa no final do texto). A primeira edição do Fecic vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2023, no Teatro do Sesc Canoas, com a apresentação de curta-metragens realizados por cineastas de todo o estado e estudantes da cidade.
Durante o festival, ocorrerão exibições gratuitas nas tardes e noites para pessoas de todas as idades. A programação do evento conta ainda com bate-papos abertos sobre cinema, com a presença de realizadores dos filmes exibidos e também com um fórum que vai discutir políticas públicas para o setor.
O financiamento do evento é feito pela Prefeitura de Canoas e foi recebido através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC). O Festival de Cinema de Canoas tem realização da Prosa Filmes e apoios do Sesc Canoas e da agência de publicidade Trembala.
Legado e memória
Como muito bem pontua o cineasta Alexandre Derlam, que coordena o festival ao lado de Monique Mendes e Pâmela Trindade, quem olha a programação desta primeira edição do Fecic percebe que ela é pautada pelo resgate histórico, legado e memória do cinema.
E, neste contexto de celebração da memória e tradição cinematográfica, além dos 31 filmes escolhidos pelo corpo de selecionadores, ocorrerá uma exibição especial do documentário A Próxima Estação de Tabajara Ruas, do diretor Boca Migotto, que deve ser um dos pontos altos da programação do festival, uma vez que Tabajara é um dos homenageados do evento.
O motivo do Fecic trabalhar sua primeira edição com base nos conceitos de legado e memória se deve à vasta história de Canoas com o cinema. Berço de inúmeros realizadores, atores e atrizes, a cidade possui tradição também em salas de cinema, tendo inaugurado a sua primeira em 1914.
Uma data de cinema
No mês de junho se comemora o Dia do Cinema Nacional e também é comemorado o aniversário de Canoas. Por isso, a organização escolheu estas datas para realizar o evento, com o intuito de celebrar e unir dois momentos significativos da nossa história, iniciando desta forma um novo ciclo do audiovisual no município. Além disso, será resgatada a memória do cinema da cidade, sendo representada pelo Prêmio Cine Porcello, homenageando o primeiro cinema de Canoas inaugurado em 1914 e uma exposição fotográfica que abrangerá imagens que retrataram essa história.
Veja a programação abaixo