Aumentar em até 40% o número de atendimentos veterinários e procedimentos cirúrgicos ao mês, agilizando os serviços oferecidos à comunidade. Com este propósito, um novo consultório e mais um bloco cirúrgico foram inaugurados, no Centro de Bem-Estar Animal. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (01), na sede da Secretaria do Bem-Estar Animal (SMBEA). O prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques e o secretário da pasta, Paulo Facio estiveram presentes no ato, assim como autoridades municipais, secretários e representantes de entidades de proteção animal.
Ao todo estão disponíveis para os atendimentos três consultórios e para as cirurgias, três blocos. Com a nova estrutura, que recebeu um investimento de R$32.391,78, a expectativa é aumentar para 45 procedimentos diários, entre cirurgias eletivas e não eletivas. Além disso, ampliar os atendimentos em consultório, diminuindo o tempo de espera na recepção e evitando os riscos de contaminação entre os animais.
“Vamos poder ampliar consideravelmente o número de cirurgias e atendimentos, garantindo uma assistência mais rápida e eficiente aos animais necessitados. É um passo importante para consolidar, ainda mais, Canoas como uma cidade amiga dos animais”, destacou o prefeito Nedy.
O secretário Paulo Facio salientou que os novos espaços irão diminuir as filas de atendimento, agilizando as consultas e procedimentos. “Nos esforçamos muito no último mês para entregar à comunidade a nova estrutura. A demanda é grande, por isso é preciso investir e qualificar. Os animais são muito especiais para nós, portanto, fazemos tudo com muito amor e carinho”, completou.
Os atendimentos mais frequentes são relacionados a animais atropelados, com virose, obstruídos, com cinomose e ou parvovirose. As cirurgias mais realizadas são de castração, limpeza de miíase, desobstrução e mastectomia. No último mês, foram realizados 960 atendimentos, entre consultas, exames e revisões.
O Centro de Bem-Estar Animal de Canoas está localizado na sede da SMBEA, na Avenida Boqueirão, 1985, bairro Igara. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Valéria Deluca