Treinamento prepara professores de Medicina para o uso do Centro de Simulação Clínica
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está promovendo o Programa de Capacitação Docente em Simulação Realística de Alta Fidelidade, voltado aos professores do curso de Medicina da instituição. A formação tem como objetivo qualificar os docentes para o uso da simulação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas.
O programa aproxima os professores do Centro de Simulação Clínica (CSC) da Universidade, um dos espaços mais modernos de apoio ao ensino médico da instituição. Ao longo de três etapas teórico-práticas, os participantes são incentivados a conhecer a estrutura física e tecnológica do CSC, compreender os fluxos de funcionamento e aplicar os recursos disponíveis de forma autônoma e integrada às disciplinas.
As duas primeiras etapas da capacitação estão sendo conduzidas pelos professores Roberta Rigo Dalcin e Rogério Schneider, que é coordenador do Centro de Simulação.
Segundo a professora Roberta Rigo Dalcin, o uso de simuladores representa uma mudança essencial na formação médica. “Atualmente, fazer o ensino com simuladores é bastante importante. É o espaço onde conseguimos proporcionar ao aluno vivenciar atendimentos em diferentes níveis de complexidade, de acordo com seu momento no curso, sem trazer risco à população. Aqui, o estudante tem a chance de treinar conhecimento e habilidades em um ambiente seguro, onde pode errar e aprender com isso. A Ulbra está apostando bastante nesse modelo de aprendizagem, e é fundamental inserir os professores nesse processo, para que conheçam os recursos e se sintam parte dele”, destaca.
A capacitação foi estruturada em três momentos complementares, unindo teoria, prática e reflexão. Nas duas primeiras etapas, os docentes receberam material didático sobre fundamentos da simulação clínica, como planejamento de cenários, papel do facilitador e princípios de segurança psicológica, e participaram de uma visita técnica ao CSC. Durante o encontro, conheceram laboratórios, salas de controle, espaços de observação e os simuladores de média e alta fidelidade disponíveis no centro.
A etapa final, conduzida pelos professores Cláudio Soares de Santana e Patricia de Freitas, da Universidade de São Paulo (USP), acontece neste sábado, dia 8, com uma oficina aplicada de simulação realística. Nela, os docentes colocarão em prática os cenários elaborados, participarão de atividades de observação e debriefing e receberão feedback orientado por especialistas.

Simulação reproduz a realidade da prática médica
De acordo com o coordenador do CSC, professor Rogério Schneider, a proposta é criar experiências de ensino cada vez mais próximas da realidade médica. “Durante a prática, o professor conduz todo o caso e estabelece o foco do cenário. O aluno recebe as informações como se estivesse em um hospital real e precisa decidir o que fazer. O simulador de alta fidelidade tem pulso, ausculta cardíaca, pulmonar e intestinal, o que permite trabalhar diferentes níveis de complexidade. Depois, revisamos o passo a passo com os estudantes, para que avaliem o que fizeram e o que poderiam ter feito diferente. A aula prática é o momento de desenvolver habilidade, tomada de decisão e reflexão sobre o desempenho”, explica.
O Centro de Simulação Clínica da Ulbra conta com infraestrutura de ponta, distribuída em 12 salas equipadas, entre elas consultórios, enfermarias, leitos de UTI adulto e pediátrico, centro cirúrgico, ambiente obstétrico e de emergência. Os simuladores de alta fidelidade reproduzem sinais vitais e respostas fisiológicas em tempo real, permitindo a criação de cenários realistas e desafiadores para o aprendizado médico.


















