As áreas de instabilidade permanecem sobre Canoas ao longo desta semana. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), os prognósticos não recomendam que os canoenses saiam de casa sem guarda-chuva entre terça (14) e sexta-feira (17), pois há chances de pancadas em todos os dias.
Ainda segundo o Eclima, com a tendência de volumes abaixo das registrados nos meses mais chuvosos, as precipitações em novembro devem ocorrer já com características diferentes, ou seja, serão mais localizadas e com duração mais curta, nos moldes dos temporais comuns no verão.
Já em relação à temperatura, as marcas dos termômetros não devem oscilar muito. A variação térmica mais ampla está prevista para a sexta-feira que, pela manhã, apresenta 18ºC como a mínima mais baixa prevista para a semana. No mesmo dia, a máxima alcança os 28ºC.
Previsão para os próximos dias
Terça-feira (14) – Dia segue instável com predomínio das nuvens e previsão de chuva. Risco de pancadas fortes e volumosas, com potencial para alagamentos. Mínima de 19ºC e máxima de 24ºC.
Quarta-feira (15) – O tempo fica instável com muitas nuvens e pancadas de chuva. As precipitações tendem a ter menos intensidade neste dia. Mínima de 19ºC e máxima de 25ºC. O dia será abafado.
Quinta-feira (16) – O tempo segue úmido com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Há risco de pancadas fortes ao longo do dia, com potencial para novos alagamentos. Mínima de 21ºC e máxima de 25ºC.
Sexta-feira (17) – Sol aparece com nuvens, que aumentam e provocam chuva no decorrer da tarde para a noite. Há risco de chuva localmente forte com raios e trovoadas. Mínima de 18ºC e máxima de 28ºC.
Canoas registra 142 milímetros de chuva em 46 horas
Desde o início da instabilidade no sábado (11), por volta das 13 horas, houve o registro de um acumulado de chuva de 142,0 milímetros (mm) na cidade. Os volumes contabilizam as precipitações registradas até às 11h desta segunda-feira (13), de acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima). Entre a madrugada e a manhã de domingo (12), transtornos foram registrados nos bairros Niterói, Rio Branco e Mathias Velho. Todas as demandas já foram sanadas pelas equipes da Prefeitura de Canoas.
Ainda segundo o Eclima, as regiões dos bairros São Luís e Mathias Velho tiveram 142,0 mm cada, seguido do Rio Branco (139,8 mm), Marechal Rondon (125,6 mm) e Estância Velha (122,6 mm). A média histórica de precipitações para o mês de novembro em Canoas é de 105,5 mm.
Domingo chuvoso
Até o momento, o começo de domingo apresentou a maior prepicitação de chuva desde o início do período chuvoso. “No domingo, o município teve um acumulado de quase 60 milímetros de chuva, entre o horário das 2 às 9 horas da manhã. Ainda no mesmo dia, desde as 13 horas da tarde, não temos mais registro de pontos de alagamento na cidade”, afirma o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.
Equipes da Prefeitura estiveram mobilizadas para atender as ocorrências. As casas de bombas operaram normalmente durante as chuvas. O Comitê de Gestão de Risco está aberto, em formato presencial, desde às 6h desta segunda-feira, no Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), na Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC