A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), está intensificando as vistorias das condições da frota utilizada pela Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal), responsável pelo serviço de transporte coletivo no município. Os agentes estão abordando os coletivos usados pela empresa para uma avaliação geral de diferentes itens, como o estado dos ônibus, cronograma de horários e acessibilidade.
“A vistoria desses veículos não fica limitada apenas a conferência das condições e o estado de conservação dos ônibus usados nas linhas. Uma vez por semana, sempre em locais e horários diferentes, os fiscais conferem esses detalhes e analisam as guias junto aos motoristas, a fim de identificar eventuais atrasos ou furos nos itinerários”, afirma o secretário da SMMU, Thiago Moyses. A partir da identificação de irregularidades, o respectivo veículo deve ser devolvido ao depósito e a Sogal recebe uma notificação para que os problemas sejam sanados.
Na última terça-feira (18), a Prefeitura autorizou a Sogal para fazer uso experimental dos veículos seletivos nas linhas municipais urbanas. O valor da tarifa técnica, hoje pago integralmente pelo Município, deve permanecer o mesmo praticado para as viagens de ônibus convencionais, sem qualquer acréscimo. Atualmente, o passageiro ainda conta com o passe livre que permanece em vigor até o dia 31 de maio, após a data, uma tarifa de R$ 2,75 entra em vigor como uma das mais baixas de toda Região Metropolitana.
Os usuários do transporte público podem contribuir com o trabalho de fiscalização por meio de denúncias. As reclamações podem ser comunicadas a SMMU pelo telefone (51) 3425 7637, no ramal 6524. Ainda é possível consultar e esclarecer dúvidas sobre itinerários e horários das linhas da Sogal pelo telefone (51) 3472-6233 ou pelo site da empresa.