Jairo Jorge | “Eu amo Canoas e por ela e pelos canoenses tenho lutado para fazer o melhor”

Clique para ouvir esta notícia

Hoje chegamos ao quinto candidato aprovado em convenção e, portanto, candidato a Prefeito de Canoas. Nosso Café com o Aldeia de Notícias é com Jairo Jorge da Silva, ele está no seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Canoas, tendo sido eleito em 2008, 2012 e 2020, agora concorre à reeleição tentando seu quarto no Paço Municipal.

Jairo é jornalista de profissão, já foi secretário executivo do Ministério da Educação entre 2004 e 2006, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), secretário de Educação na Prefeitura de Sapucaia do Sul e vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Jairo Jorge diz, “que como prefeito, implementou diversas políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população e Canoas passou a ser reconhecida no Brasil e no mundo, recebendo mais de 50 prêmios internacionais, nacionais e estaduais”.

Fizemos algumas perguntas ao candidato do PSD, veja o que ele respondeu ao Café com o Aldeia.

Quando uma tragédia acontece, a população, por suas perdas, tende a achar culpados e a oposição explorou muito isso. Como o senhor pretende lidar com isso em sua campanha?

Tudo que aconteceu foi muito triste e jamais esqueceremos. Estamos falando da maior tragédia da nossa história, uma enchente que inundou metade da cidade, afetou 150 mil pessoas e destruiu 70 mil casas. Ninguém previu que as chuvas teriam a intensidade que efetivamente tiveram. E mesmo sem essa previsão, nós começamos a trabalhar no dia 27 de abril, depois do Prefeitura Na Rua, 7 dias antes do rompimento dos diques da Mathias e da Rio Branco. Nestes três meses, buscamos o tempo todo fazer o melhor. Resgatar, acolher, garantir comida, água, cobertores, colchões, roupas, material de limpeza e higiene. Foram dias e noites, sem dormir, trabalhando com toda a nossa equipe. A Prefeitura sempre esteve engajada, lembrando que muitos colaboradores também perderam tudo e foram para linha de frente.

Infelizmente, alguns, já pensando na eleição, escolheram espalhar mentiras, tirar coisas de contexto. Isso nos fez perder um tempo precioso e, principalmente, atrasaram o recebimento de doações. Infelizmente essas pessoas repetem mil vezes uma mentira na tentativa de criar “verdades”. Mas esse tipo de atitude não prospera na política canoense e gaúcha. Vamos reforçar o esclarecimento da população e mostrar o que fizemos e quando realizamos. O mais importante é o projeto responsável que temos para Canoas nos próximos 4 anos. Além do desafio de reconstruir a cidade, vamos enfrentar também a perda de arrecadação com a tragédia e a possibilidade de redução de receita com a reforma tributária.  Minha preocupação é com o presente e o futuro de Canoas.

Existe muito a fazer nos próximos meses para reconstruir Canoas, como irá agir durante a campanha eleitoral, visto que o senhor é o prefeito e o candidato ao mesmo tempo?

Auxiliamos pessoas e empresas, garantimos o aluguel para quem perdeu suas casas, apoiamos quem acolheu as pessoas em suas residências e estamos concluindo a limpeza da cidade. Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando no alteamento dos diques, obras que irão iniciar em alguns dias, assim como a modernização das casas de bombas. Já estamos reconstruindo a cidade. Vou seguir o meu trabalho e me dedicar à campanha, respeitando a legislação eleitoral, como já fiz em 2012, sem nenhuma repreensão da justiça, quando fui reeleito pela população com 71,27% dos votos no primeiro turno. Vamos cumprir nossas obrigações e iremos nos dedicar para levar uma mensagem de esperança para os canoenses.

Seus opositores irão usar seus afastamentos e a Copa Livre para lhe atacar na eleição, o senhor está preparado para enfrentar isso?

Quem caminha com a verdade, está preparado para lidar com qualquer situação. A decisão unânime dos Ministros do STJ de anular o afastamento em respeito a presunção da inocência e a soberania popular, fala por si. Fui investigado durante três anos e não há nada que comprove que agi com dolo. Eu sei o que fiz e o que não fiz. Confio nas instituições, na justiça dos homens e especialmente na justiça Divina. Deito a cabeça no travesseiro, nas poucas horas que durmo, com a minha consciência tranquila para cumprir a minha missão.

Sobre os caminhos que construíram o AMAR Canoas, o que ficou faltando para juntar mais forças em seu grupo de Apoio?

Estamos reunindo 12 partidos, dez deles participando com nominatas e dois com apoio. Esta é a maior aliança da cidade. Procuramos sempre unir, mas eleição é um processo complexo, as pessoas têm as suas aspirações, escolhem seus rumos. Claro que a tragédia também contribui para isso, como eu falei, já tinha gente em campanha eleitoral no meio da catástrofe, revelando um profundo oportunismo, nunca visto em Canoas. Mas estou muito feliz com as pessoas e partidos que são parceiros do nosso projeto responsável e sem aventuras. Tenho ao meu lado lideranças experientes, competentes, inteligentes, íntegras, um grupo extremamente qualificado. Nós fizemos a maior convenção da história de Canoas.  Temos diferenças de pensamento, mas o que nos une é algo muito maior, é a reconstrução e o futuro de Canoas.

Sua vice Maria Eunice, o que o senhor tem a dizer sobre ela e como isso é importante para a coligação?

Conheço a Maria Eunice desde 1980 quando Paulo Paim venceu as eleições para Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Foi dirigente sindical, dirigente partidária, gestora competente.  Ela é uma mulher forjada nas lutas sociais, na defesa dos direitos das mulheres e da democracia. Maria Eunice foi secretária de Estratégia e Inovação e de Desenvolvimento Social na minha administração entre 2010 e 2016. Fez um excelente trabalho e deixou sua marca, sendo eleita Vereadora em 2016 e reeleita em 2020, sendo a única mulher entre os 21 parlamentares. Nossa aliança é pelo bem comum, sua representatividade irá contribuir para ampliarmos ainda mais os espaços das mulheres na cidade, na gestão e na política construindo a igualdade que desejamos. Uma aliança plural que tem em comum o amor a Canoas.

Quais são os planos de Jairo Jorge para ganhar a eleição e reconstruir a cidade?

Faremos uma campanha propositiva, responsável, sempre falando a verdade, mostrando um caminho seguro. Esclarecendo fatos, desmontando as mentiras que foram criadas por quem fez uso político da tragédia. Quanto à reconstrução, ela já está em andamento e, se Deus permitir e os canoenses me escolherem, seguirei trabalhando para que possamos superar essa tragédia com humildade e dedicação. Tenho certeza que sairemos melhores disso tudo. Sempre fiz campanhas olhando para a frente, sem atacar ninguém. Temos um programa de Governo com 55 propostas efetivas e inovadoras para reconstruir Canoas e nossa cidade avançar. Os próximos quatro anos terão impacto na Canoas dos próximos 40 anos. Não há espaço para aventura, vaidades e inexperiência, não podemos perder tempo. Sou o candidato que tem ao lado os partidos do governador e do presidente. Juntos, com diálogo e respeito, vamos buscar os recursos e as obras que Canoas precisa e merece.  Sempre com coragem e verdade, com união e trabalho e com esperança e solidariedade.

Que lições o senhor tira de um mandato com tantos problemas de 2021 até agora?

Resiliência, muito trabalho e não desistir, focar no que realmente é importante. Aos 61 anos de idade e prefeito pela terceira vez da cidade onde nasci, eleito democraticamente, procuro administrar a cidade, sempre perto das pessoas, com humildade, enfrentando os desafios do dia a dia e olhando para o futuro. É a maior honra da minha vida ser prefeito e me traz um sentimento de gratidão que é maior do que as dores da injustiça. Sei o que fiz, o que não fiz e o que posso fazer por Canoas. Eu amo Canoas e por ela e pelos canoenses tenho lutado para fazer o melhor. Fé em Deus, sempre!

Deixe uma mensagem para o eleitor Canoense

Quero agradecer a solidariedade que o povo canoense prestou aos nossos irmãos de cidade naqueles dias tristes e difíceis. Esta tragédia mostrou a força, a coragem e a resiliência de todos, mostrando que juntos nós vamos superar todas as dificuldades. Precisamos ter fé e esperança, não desanimar, não desistir nunca, reconstruir e avançar, avançar e reconstruir! Nossa Canoas não afundou, somos a cidade do avião e o céu é o limite. Meu partido é Canoas e o meu coração é canoense!

VOTE EM NOSSA ENQUETE

ENQUETE | Quem você escolhe para ser Prefeito de Canoas

5 Respostas

  1. O post “Jairo Jorge | ‘Eu amo Canoas e por ela e pelos canoenses tenho lutado para fazer o melhor'” é inspirador e demonstra um profundo compromisso com a comunidade. A paixão e dedicação de Jairo Jorge por Canoas transparecem claramente, tornando a mensagem poderosa e cativante. Ótima escolha de palavras!

  2. Indiscutível canoas antes de Jairo e depois. Indiscutível como fica canoas sem ele, tanto com busato como com nedy. Qualquer um dos opositores em canoas ele ficaria pior que viamao e alvorada.

  3. Jairo Jorge destruiu Canoas, literalmente. As contas da prefeitura, as dívidas, a ULBRA onde ele foi pró-reitor quando a universidade foi à bancarrota. A enchente onde a incompetência foi total, desde a falta de manutenção nos diques de contenção até à famosa frase “fiquem tranquilos, podem ficar que não vai alagar”. O mínimo que esse sujeito merece é ser expulso pelo voto. De resto, que a Justiça faça justiça.

  4. Jairo quando eleito eu M 2008 fez uma revolução e impulsionou o progresso e as obras foram muitas, porém após reunir o que de pior na política, como exemplo alguns que estão se postulado a assumir o paço municipal, degringolou e ficou refém desses canalhas, os mesmos que agora se apresentam como “bons moços”.
    Diante disso e hora de uma mudança que realmente signifique, com candidato que represente a oposição a todos e todas as candidaturas penduricalhos do Jairo!!

  5. Voto no Jairo Jorge porque sou borracheiro e nunca ganhei tanto dinheiro como agora. Com tantos buracos nas ruas que a prefeitura não arruma, clientes procuram meus serviços para conserto de pneus furados e estourados, além, claro, de rodas entortadas e quebradas. Viva Jairo Jorge, o melhor prefeito da história para meu ramo de negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore