Jairo Jorge | “O foco é voltar a entregar o primordial. A cidade estava abandonada”

Clique para ouvir esta notícia

Jairo Jorge está de volta, os problemas da cidade continuam, então, fomos procurar saber o que o prefeito irá fazer para colocar a cidade nos eixos. Qual será sua relação política com os aliados e os adversários, não falamos sobre a eleição de 2024, o momento exige trabalho e esse é o foco do Café com o Aldeia.

São perguntas diretas sobre a grave crise que vivemos, onde falta de tudo um pouco, ao prefeito coube responder e, principalmente, apontar as soluções, leiam e tirem suas conclusões.

Qual o primeiro impacto quando o senhor entrou novamente ao Paço Municipal para reocupar o cargo para o qual foi eleito?

Muito emocionado. Os 130 dias representaram um momento de tristeza para mim, minha família e amigos. Mas acredito sempre na justiça divina e na justiça dos homens. O objetivo agora é não perder tempo olhando para trás, mas, sim, olhar para frente e trabalhar para a nossa Canoas e para a população. E estou com muita energia para isso.

A crise, tão alardeada, que passa dos R$ 400 milhões, tem solução?

Canoas precisa reorganizar suas finanças e enxugar despesas. Vamos começar com um programa de recuperação da cidade e trabalhar muito nos próximos 90 dias para colocar as coisas em ordem. Estávamos preparados para tomar medidas de contenção de gastos em 1º de dezembro de 2023. Infelizmente, o afastamento me impediu, e quem me sucedeu nada fez. As reservas que a Prefeitura tinha da arrecadação maior do início do ano foram exauridas.

O senhor fala em 90 dias para reorganizar a casa, porém, hoje, o senhor tem apenas 271 dias até o final de seu mandato, dará tempo de terminar as obras que estão em andamento, exemplo, a perimetral oeste?

Nesse primeiro momento, o foco é voltar a entregar o primordial. A cidade estava abandonada, lixo por todos os lados, crianças sem merenda, sistema de saúde sobrecarregado por conta dos casos de dengue e um crescimento na criminalidade. Por isso, trabalhar nessas áreas essenciais. Obras como a Perimetral, certamente, são muito importantes e vamos trabalhar ao máximo para entregá-las o mais breve possível para a população.

Teremos um período de caça às bruxas ou o governo Jairo vem com o foco no fazer?

É hora de pensar na cidade, em resolver os problemas. Os canoenses já sofreram demais com toda essa situação, agora vamos trabalhar para colocar a casa em ordem.

Como ficará a relação com a Câmara de Vereadores, visto que hoje ela está totalmente dividida?

Vamos procurar garantir uma maioria sólida para a aprovação dos projetos de interesse da cidade. Acredito que os parlamentares irão apoiar as boas causas, independentemente de ser governo ou oposição. Quero lembrar que mesmo estando afastado do exercício do cargo, eu sempre tive o apoio da maioria dos vereadores.

E o deputado federal Luis Carlos Busato, terá participação em seu governo, visto que até ontem vocês andaram juntos?

Já liguei para o deputado Busato e vamos procurar trabalhar com todas as forças políticas que colocam Canoas em primeiro lugar.

Como será o Programa de Recuperação na prefeitura em seu retorno? Em um primeiro momento o senhor fala em Saúde, Educação, Limpeza Urbana e Segurança.

Para a questão da saúde, em especial a dengue, iremos trabalhar para ampliar as estruturas de atendimento e realização de testes para conter a epidemia. É importante trabalharmos com os dados epidemiológicos, o que hoje a Secretaria de Saúde não tem. É necessário saber onde estão de verdade para poder trabalhar em cima e combater o mosquito.

Na área da segurança, temos que ter ações fortes articuladas entre o Município e a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal. Se não houver uma ação conjunta, não vamos conseguir vencer o crime organizado. Canoas não é terra de ninguém, aqui tem lei e ordem.

Sobre a educação, tivemos registro de casos de falta de merenda. Eu nunca tinha ouvido falar em falta de merenda em Canoas, nos 40 anos que acompanho a vida pública na cidade, mas deixaram de fazer licitação e acabou faltando merenda em várias escolas. Canoas tem muitas comunidades carentes e há crianças cuja refeição na escola é a melhor que têm acesso. Por isso, vamos dar a celeridade e atenção devida para este tema. Nossas crianças não vão ficar desassistidas.

E vamos retomar o nosso Choque de Limpeza a partir da próxima segunda-feira. A cidade está com ruas e praças tomadas pelo lixo desde o temporal de 16 de janeiro. Vamos recolher tudo o que ainda resta acumulado nas próximas semanas.

E o vice-prefeito, como será sua relação com ele?

Não há relação. Quando reassumi o governo no ano passado, respeitei as atribuições constitucionais do vice-prefeito, o que vai acontecer novamente.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Não adianta desinfetar, é preciso acabar com os LOBISomens de plantão

E agora, Jairo Jorge voltou, o que irá acontecer na política de Canoas?

Copa Livre | Jairo Jorge está de volta à Prefeitura de Canoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore